Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 23 de outubro de 2022

O Dia do Aviador é comemorado em 23 de Outubro.

A data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados. As pessoas que, assim como Santos Dumont, o “pai da aviação”, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX.

Origem do Dia do Aviador

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.

A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro!

No dia 23 de Outubro também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.

Santos Dumont a bordo do 14-Bis
Homenagem ao Dia do Aviador

“Existe piloto que não é aviador.
Existe médico que não é doutor.
Existe gente que não gosta de avião.
Mas qualquer um pode ter essa paixão.
Aviador, é quem ama a aviação.
Aviação é paixão.”

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Nunca houve campanha tão suja mas Bolsonaro vai para casa

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

 Por Tereza Cruvinel*

"Mais da metade do eleitorado brasileiro marcha para o dia 30, disposta a pôr fim a essa calamidade, para evitar que o Brasil vá à breca"

Lula obteve neste sábado sua maior vitória contra a guerra suja  de Bolsonaro, com a decisão do TSE que, por unanimidade, concedeu-lhe  o direito de usar 116 inserções de Bolsonaro para desmentir acusações  sórdidas de que é ligado ao crime organizado. Elas serão veiculadas na  reta final da campanha mais suja que o Brasil já viu.

E não apenas a tempestade de fake news com que tentam afogar os eleitores na desinformação faz desta a campanha mais suja que já vimos.

Mais de 500 denúncias de fake news chegam todos os dias ao TSE, que agora resolveu romper o sítio e enfrentar o monstro com mais determinação. Dizem elas que Lula tem parte com o capeta, que é ligado a organizações criminosas, que fará banheiro unissex para as crianças, que é milionário, que deu bilhões via BNDES para governos amigos da esquerda, que teve o voto de todos os presos do país (quando só os 5% de não sentenciados votam), que vai liberar o aborto e as drogas, que estimula o uso de crack...Chegaram a fazer montagem da fotografia de ato no Rio, com Lula ao lado de Eduardo Paes e André Ceciliano, trocando a cara deste último pela do bandido Celsinho de Vila Vintém, por sinal solto no atual governo.

Mas não são apenas as fake news. Tem o uso despudorado da máquina governamental, o assédio de empregadores para que empregados votem em Bolsonaro, a transformação das igrejas evangélicas em comitês eleitorais em que os pastores mentem ao fieis o tempo todo e ameaçam excomungar os que não votarem em Bolsonaro, o verdadeiro anti-Cristo.

Até na fachada do Palácio do Planalto, a sede do Poder Executivo que é tombada, Bolsonaro mandou estender uma grande bandeira do Brasil, que difere daquela que deve estar hasteada sempre que o presidente está na casa. Aquela lá, que até o vento, revoltado, derrubou, é peça de campanha.

*Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos. 

**Via https://www.brasil247.com/

Projetos do edital 'Transformando Energia em Cultura 2022' são divulgados pelo Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia divulgou na última sexta-feira (21) a relação de projetos socioculturais selecionados pelo Edital Transformando Energia em Cultura 2022, uma das principais iniciativas de fomento à arte e à cultura do Rio Grande do Norte. Foram definidos 23 projetos – 15% a mais do que no ciclo passado – que receberão aporte financeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. 

Os projetos selecionados como aprovados atuam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em vulnerabilidade social, assegurando geração de trabalho e renda, bem como a valorização das culturas e tradições locais. 
 
“É com muito orgulho e convicção de propósito que abraçamos, mais uma vez, em parceria com o Instituto Neoenergia, ações socioculturais que impactam tão positivamente a vida dos potiguares”, comemora Márcio Caires Vasconcelos, Diretor-Presidente da Neoenergia Cosern.
 
Para Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, o Edital é uma iniciativa grandiosa, que tem como principal objetivo impulsionar o potencial transformador da arte e da cultura para a criação de uma sociedade melhor.
 
“Investir nesses projetos fortalece o movimento em prol do alcance dos desafios impostos pela Década da Ação da ONU e reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirma Renata Chagas.
 
Ao todo, o Edital Transformando Energia em Cultura 2022 recebeu 64 inscrições no Rio Grande do Norte. Confira a seguir a relação de projetos selecionados:
 
ARTES CÊNICAS:
I Festival de Artes Públicas de Rua: Teatro, Circo e Bonecos;
Movidos à Dança 2023;
Trapiá Semente Semear e Regar.
 
AUDIOVISUAL:
6º Curta Caicó;
Anima Gostoso;
As Aventuras de Nina e Xilo;
Caravana REC – 4ª temporada;
Casa da Praia LAB – Outros;
Nísia Floresta Vive;
Território Katu Digital;
Urbano Cine – Cinema, Educação e Acessibilidade.
 
LITERATURA:
Carrossel da Leitura;
Espaço Literário Balaio das Letras.
 
MULTILINGUAGENS:
Alumiar;
Conexão Elefante Cultural;
Raízes – Som Sem Plugs;
Ventre de Lona em: Germinando Arte 2023.
 
MÚSICA:
Batuque de Mulheres;
Conexão Felipe Camarão;
Do Sol Interior – Festival e Incubadora;
Movimento Sinfônico 2023;
Oficinas na Ilha.


Fonte: Tribuna do Norte

Com Potiguar Notícias

Adaptado pelo CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN