Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Sem Floresta, Sem Vida

Apoie a Luta dos Povos Indígenas

A Amazônia está sendo drasticamente destruída. Apenas em 2018, mais de um bilhão de árvores foram perdidas - este foi o maior desmatamento dos últimos 10 anos!

Quase 20% da Amazônia já foi desmatada, e cientistas afirmam que estamos muito perto de atingir um ponto que não será mais possível reverter os impactos desta destruição.

Povos indígenas e comunidades tradicionais protegem diariamente as florestas: são seus verdadeiros Guardiões. Eles arriscam suas vidas para denunciar atividades ilegais em seus territórios.

Dados de satélite explicitam que as terras indígenas funcionam como uma barreira ao avanço do desmatamento e de suas trágicas consequências.

Por isso, os Guardiões da Floresta são ameaçados, criminalizados e sofrem graves tipos de violência.

Se não mudarmos esta realidade, como vamos nos justificar com as futuras gerações?

Assine já

O problema

Uma grave ameaça à humanidade Dados do Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) revelam que o desmatamento na Amazônia aumentou 54% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês em 2018. Também houve, recentemente, uma ampliação das invasões nas terras indígenas e áreas de proteção ambiental e da violência contra povos indígenas e comunidades tradicionais. Cada área desmatada na Amazônia impacta a disponibilidade de água doce e o equilíbrio climático, não só no Brasil, mas em todo o planeta. A própria produção de alimentos será drasticamente impactada se não barrarmos a destruição da Amazônia. Isso tudo é muito grave!

A solução

Proteger a Amazônia e seus Guardiões O Estado brasileiro precisa cumprir o seu dever de proteger a Amazônia e todos os povos da floresta. Para isso é fundamental respeitar os direitos dos povos e das comunidades tradicionais determinados na Constituição Federal e em outras legislações nacionais e internacionais, de modo que eles possam viver de acordo com seus modos de vida. A adoção do Desmatamento Zero e o combate à grilagem, aos crimes ambientais e à violência no campo são outras medidas urgentes e necessárias. Além disso, a população brasileira precisa conhecer e valorizar a resistência dos Guardiões da Floresta

O que você pode fazer

Com pequenas ações você pode contribuir com a luta pela proteção da Amazônia e apoiar os Guardiões da Floresta! Informe-se, participe do abaixo-assinado e ajude a dar visibilidade a esta realidade. As futuras gerações agradecem!

1

Conheça o povo Karipuna

A resistência deles merece ser conhecida mundo afora! Apenas oito Karipuna sobreviveram à trágica aproximação com a sociedade não indígena, na década de 1970: quatro adultos e quatro crianças. A invasão e destruição de sua terra tem escalado assustadoramente nos últimos anos. Os Karipuna, que vivem às margens do Rio Jaci-Paraná (RO), não podem nem mais colher castanhas. Eles têm denunciado, dentro e fora do Brasil, as violações que sofrem. Assista ao vídeo para saber um pouco mais sobre este povo

Assista ao vídeo

2

Seja solidário aos Guardiões da Floresta

Agora é o momento de protegermos os protetores. Povos indígenas e comunidades tradicionais estão na linha de frente da resistência, denunciando crimes contra a Amazônia. E são, por isso, ameaçados, criminalizados e sofrem graves tipos de violência. Ouça o chamado deles! Participe do abaixo-assinado!

Assine agora

3

Levante sua voz pela Amazônia e seus povos

Os Guardiões da Floresta precisam do apoio do máximo de pessoas! Mostre que você se importa com eles e com a proteção da Amazônia e envolva mais gente nesta causa, tão vital pro planeta e todos nós. Semeie boas ideias e atitudes! Compartilhe o abaixo-assinado com seus amigos e familiares no WhatsApp!

Compartilhe já



Fonte: https://www.greenpeace.org/brasil





Senador do PT propõe isenção de Imposto de Renda sobre recebimento de pensões - Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

 

Reprodução - REPRODUÇÃO/TWITTER

PL nº 2764, do senador Fabiano Contarato propõe isenção de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) sobre o recebimento de pensão alimentícia.


O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou o Projeto de Lei (PL) n° 2764/2022, que altera a Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, e isenta de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) o recebimento de pensão alimentícia.

 

O senador seguiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) nº 5.422/DF, votou pela  inconstitucionalidade da cobrança de IRPF sobre valores recebidos a título de alimentos ou pensão alimentícia oriundos do direito de família.

 

“No seu voto, o relator [ministro Dias Tofolli] deixa claro que esses valores não se enquadram na definição de renda, nem de provento de qualquer natureza, por serem simplesmente montantes retirados dos rendimentos [acréscimos patrimoniais] recebidos pelo alimentante para serem dados ao alimentado”, frisa Contarato na justificativa do projeto.

 

O senador está se mobilizando para conseguir o apoio dos colegas para a aprovação do projeto que, segundo ele, atende uma reivindicação das mães brasileiras. “Essa luta vinha sendo travada por inúmeras mães brasileiras, a exemplo da doutora Nicia Regina Sampaio, que compartilhou sua tese e sugestão com nosso mandato, caracterizado pela participação popular ativa na construção das propostas”, destaca o parlamentar.


Fonte: CUT NACIONAL

Dia do Músico 22 de Novembro

 Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de novembro.

Esta data homenageia os artistas que criam, tocam e estudam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos.

Dia do Músico é comemorado no Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.

Mensagem para o Dia do Músico

Sem música, provavelmente, a raça humana já teria sido extinta há muito tempo! A música traz amor, harmonia e alegria para o mundo! E você é parte essencial deste ciclo. Obrigado por salvar o planeta!

Você que cria trilhas sonoras para a vida, parabéns pelo seu talento! Feliz Dia do Músico!

Como pode tanto talento, criatividade e sensibilidade existir dentro de uma só pessoa… Mas existe! Você é uma inspiração! Parabéns e Feliz Dia do Músico!

Além de todo o sucesso do mundo que você merece, neste dia eu também desejo que o seu talento seja cada vez mais reconhecido. Parabéns!

Origem do Dia do Músico (Dia de Santa Cecília)

O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica.

Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano e era bastante devota de Jesus Cristo. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.

Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.

O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao catolicismo e sair da vida pagã.

Lenda Grega sobre a Música

De acordo com a lenda grega, os deuses pediram para que Zeus criasse divindades que pudessem cantar em celebração às vitórias contra os Titãs.

Zeus, atendendo aos pedidos, passou 9 noites de amor com Mnemosia, a deusa da memória, e nasceram 9 entidades.

Entre as suas novas criações, estava Euterpe, a deusa da música, que formou par com Apolo, deus do Sol e da música, para louvar as vitórias dos outros deuses.

Fonte: https://www.brasilcultura.com.br