Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 30 de abril de 2023

Conquista de 75% de cotas afirmativas na Unifap estão sob ameaça

Imagem do Google

 Universidade do Amapá é a segunda instituição do Norte que sofre revés na política

No fim do ano passado a Universidade Federal do Amapá criou um órgão interno, a Superintendência de Políticas Afirmativas e Direitos Humanos que instituiu uma nova era das Políticas de Ações Afirmativas da Unifap: 75% das vagas para cotas com reserva de vagas para pessoas trans, pretos e pardos, quilombolas, indígenas e PCDs com a inclusão do espectro autista.

A SUPADH foi um órgão criado para inserir a UNIFAP em uma agenda de formulação, implementação e avaliação de políticas universitárias de direitos humanos.

A decisão dos 75% das vagas para cotas foi uma deliberação do Conselho Superior (Consu), órgão máximo de deliberação da universidade comemorada como grande conquista do movimento estudantil e da democratização da instituição.

A estudante de filosofia Laís Alves do Nascimento, é uma das conselheiras, eleita pelos estudantes e acompanhou o processo tanto na Câmara de Ensino no Conselho Universitário quanto no plenário do Consu para aprovação dos conselheiros. “Consultamos os representantes dos quilombolas, indígenas, trans, negros entre outros que fazem parte dessa ação afirmativa. Vimos como um grande avanço para o estado do Amapá, pois a partir daí iríamos ver a universidade com a cara do povo amapaense. Lembro que na época fiquei muito emocionada, pois sabia que era um momento histórico para UNIFAP”, conta ela.

Na visão da representante grande parte dos estudantes apoiavam as ações afirmativas, principalmente aqueles que vêm da classe trabalhadora porque sabem o que é estar em situação de vulnerabilidade. “ Sabem que por não terem o ensino básico de qualidade, acabam não conseguindo acessar a universidade pública, por isso, seria uma oportunidade para os estudantes amapaenses adentrarem na universidade”, explica.

No início de 2023 um grupo que se sentiu prejudicado entrou com uma ação coletiva no Ministério Público Federal. O principal argumento é que o dia da votação no Consu, em dezembro, era a final da Copa do Mundo. A verdade é que a votação ocorreu no turno da manhã e o jogo só começou ao meio dia.

Agora o movimento estudantil está se organizando, convidando a comunidade interna e externa da Unifap para debater tudo que está em jogo caso seja revogada as ações afirmativas de 75%. “A nossa posição é de nos organizarmos e cobrar da administração da UNIFAP quais respostas dará a comunidade e como a universidade está se preparando, pois são anos de lutas para garantir políticas afirmativas e não aceitamos retrocesso”, destacou.

Revés na UEA

Esta semana o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a lei estadual que reserva 80% das vagas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas do estado. A presidenta da UNE, Bruna Brelaz, lamentou a decisão nas redes. “A retirada dessa porcentagem de cotas é um retrocesso na educação dos amazonenses”.

Para a líder estudantil, no Amazonas assim como no Amapá é preciso considerar as diferenças da região com as demais do país e a ampliação do sistema de cotas permitiu que estudantes de baixa renda, indígenas, quilombolas que moram em comunidades remotas a acessar a universidade.

Fonte: UNE

DIA HISTÓRICO No 1º de Maio, CNTE leva às ruas defesa dos direitos da classe trabalhadora

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)  participará das mobilizações em todo país na próxima segunda-feira, 1º de Maio, Dia de Luta da Classe Trabalhadora.

Com a bandeira "Emprego, Direitos, Renda e Democracia", o ato em São Paulo ocorrerá no Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O evento organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB Intersindical apresentará uma agenda com 15 pautas prioritárias, dentre as quais, a revogação do Novo Ensino Médio (NEM), que rebaixou a qualidade do ensino e prejudica estudantes e os profissionais da educação.

Leia mais: especial da CUT transmitirá 1º de maio em todo o país

A discussão sobre um novo modelo para essa etapa do ensino é uma das prioridades da CNTE, que têm debatido e lutado para acabar com o modelo em vigor atualmente no país.


O ato de São Paulo será o nacional e pode ser acompanhado também pelas redes sociais e canais do Youtube das Centrais Sindicais e parceiros. Além das manifestações políticas, o 1º de Maio deste ano contará com a apresentação dos artistas Zé Geraldo, Toninho Geraes e Almirzinho, Dexter, Edi Rock, MC Sofia, Ilú Obá de Min, Arnaldo Tifu, DJ Cranmarry, Samantha Schmütz & Gêmeos da série Sintonia.

Leia mais: veja cidades que terão atos e quais são as 15 pautas 

Voz das ruas

O presidente da CNTE, Heleno Araújo,  acredita que ocupar cada espaço do país é fundamental para denunciar os abusos que atacam os direitos da classe trabalhadora e anunciar a pauta para os poderes executivo e legislativo.

“Será o primeiro ano de um governo federal comprometido com a classe trabalhadora e isso aumenta a nossa expectativa de avançarmos na aplicação dos nossos direitos trabalhistas.Só conquistamos direitos com muita luta e isso exige uma efetiva participação de todos, todas e todes”, defendeu.

Momento de reflexão e luta

Para o secretário de Relações Internacionais da confederação, Roberto Franklin de Leão, o Dia da Classe Trabalhadora é um momento de reflexão sobre o atual momento do mundo do trabalho, em que a tecnologia é colocada a serviço de poucos e utilizada para exploração dos trabalhadores e trabalhadoras, com a diminuição dos empregos por meio da substituição por máquinas.

“A tecnologia precisa estar a serviço de todos e não apenas de uma minoria que lucra com ela. Na educação, vemos a questão do ensino a distância. Não somos contra, mas deve ser um auxiliar, não uma forma de substituir os profissionais da educação no formato presencial para  baratear o processo de ensino. Basta ver como atuam as grandes escolas privadas que têm um ensino diferenciado. Essas continuam com muitos professores e muitas professoras porque entendem que a educação deve se pautar pela relação entre pessoas”, pontua.

Para isso, a mobilização e a participação de toda a categoria nos atos organizados nas quatro regiões do país é muito importante.

Confira abaixo a agenda de mobilizações

Aracaju (SE)
1º de maio às 8:30h na escola Vitória de Santa Maria (próximo ao Banese no bairro Santa Maria).

 Belém (PA)
O ato será antecipado para o dia 30 (domingo), na Praça da República, a partir das 9h.

 Belo Horizonte (MG)
1º de maio Praça da Assembleia Legislativa – 9h.

 Boa Vista (RR)
Será realizado o Festival dos trabalhadores e das trabalhadoras 17h na sede do PT (Av. Bejamim Constant, 2552 – bairro São Vicente).

 Na capital de Roraima também haverá panfletagens nos dias que antecedem a data.

 29/04 - às 8:30h panfletagem na feira do Pintolândia (Rua Pedro Aldemar Bantim - Sílvio Botelho) - Concentração no posto de combustível Caxirimã e;

 30/04 - às 8:30h panfletagem na feira da Ataíde Teive (Av. Ataíde Teive - Asa Branca) - Concentração no cruzamento das avenidas São Sebastião com Ataíde Teive

 Brasília (DF)
1º de maio às 10h na Feira Central de Ceilândia

 Florianópolis (SC)
1º de maio às 14h no Largo da Alfândega;

 No domingo (30/4) a festa será antecipada em duas cidades do estado de Santa Catarina.

São Miguel do Oeste: 30/04 às 15h na Praça Walnir Bottaro Daniel e;

Caçador: 30/04 às 22h30 no Clube Sociedade Caçadorense de Bochas (Baile do Trabalhador).

 Fortaleza (CE)
1º de maio às 8h no cruzamento das avenidas Leste-Oste e Dr. Theberge.

 Goiânia (GO)
1º de maio às 15h na Praça do Trabalhador, Setor Central de Goiânia

 João Pessoa (PB)
1º de maio às 15h na praia de Cabo Branco

 Maceió (AL)
1º de maio às 8h no Pajuçara (antigo CRB)

 Natal (RN)
1º de maio às 13h no bairro das Rocas, na rotatória da rua Pereira Simões (de frente à Esquina Prime)

 Porto Alegre (RS)
1º de maio Praça da Usina do Gasômetro – 14h

 Recife (PE)
1º de maio às 10h, bairro do Pina, na altura do Edifício JCPM (João Carlos Paes Mendonça)

 Rio de Janeiro (RJ)
1º de maio no Parque Madureira às 9h

 Salvador (BA)
1º de maio às 14h no Farol da Barra

 São Luís (MA)
Além da comemoração numa grande romaria, na Igreja da Penha, Anjo da Guarda, no 1º de Maio, haverá panfletagens nos dias que antecedem a comemoração.

 28/04 às 16h na Praça Deodoro

 29/04 às 7h nas feiras da Liberdade e João Paulo

 30/04 às 7h, na feira do bairro de Fátima

 São Paulo (SP)
1º de maio às 10h, no Vale do Anhangabaú, centro

 Teresina (PI)
1º de maio às 8h na Praça da Integração (Parque Piauí)

Vitória (ES)
1º de maio na Praça José Luiz Gobbi, Portal do Príncipe, em frente a Rodoviária de Vitória às 8h

Fonte: CNTE

sábado, 29 de abril de 2023

Adilson Araújo prestigia posse de João Jorge como novo presidente da Fundação Palmares

Foto: Reprodução / Facebook

Soteropolitano, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, prestigiou na última quinta-feira (27) a posse do seu conterrâneo João Jorge como novo presidente da Fundação Palmares.

“A Palmares não é minha, não é nossa, é do povo brasileiro”, disse o fundador do bloco afro Olodum, durante o seu discurso na cerimônia realizada em Brasília. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que também é ligada à música baiana, esteve ao lado de João Jorge durante o evento.

João Jorge se emocionou ao falar que o símbolo da Fundação Palmares, um machado que representa a justiça, voltou para a instituição. Nas religiões de matriz africana, o machado também simboliza o orixá Xangô.

“Eu estou falando emocionado porque estive com os presidentes da Palmares e depois cheguei em Brasília e encontrei as fotos deles jogadas em um depósito. Um funcionário me entregou os tapetes com a marca de Xangô e disse que escondeu para não jogarem fora”, contou João Jorge.

Fonte: CTB NACIONAL

1º de Maio da ADUERN – Participe da nossa programação - By Assessoria De Comunicação Last updated

 

A ADUERN convida todos os professores e professoras associadas a participar das comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

A programação terá início na segunda-feira, 1º de Maio, a partir das 9h com música, banho de piscina e brincadeiras para as crianças no espaço kids. Também às 9h será realizada uma apresentação dos novos convênios e parcerias da ADUERN.

Às 10h será realizada a inauguração do Espaço Felipe Caetano, com a presença de personalidades da universidade, amigos e familiares do homenageado.

Às 12h15 será servida a tradicional feijoada dos trabalhadores e trabalhadoras da UERN.

As informações sobre como participar do evento foram enviadas pela lista de e-mails da categoria. 

A programação completa pode ser conferida no card abaixo 

Na terça-feira (2) a ADUERN promove um debate entre as três chapas que disputam as eleições do ANDES/SN.

O evento será realizado ao vivo, a partir das 9h, na sede do sindicato, com transmissão pelos canais de comunicação da entidade. O debate pode ser assistido clicando AQUI e AQUI

O debate terá cinco blocos e enfocará a relação do ANDES/SN com as universidades estaduais.

As três chapas já confirmaram participação no evento.

Fonte: ADUERN

Acontece em maio mais uma edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN

 Foto: Divulgação/Evento

Foi lançada na última quinta-feira (27) a programação da 9ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que vai acontecer em maio, em Natal. No evento, serão expostos os municípios potiguares com potencial turístico.

Segundo a organização, durante a Femptur, o público presente poderá conhecer os principais atrativos dos municípios potiguares, como o artesanato e gastronomia local e, ainda, as empresas cujas atividades estão relacionadas direta e indiretamente com o setor de turismo.

A coordenadora do Fórum de Turismo do RN e da Femptur, Marília Gonçalves, ressaltou a importância de incentivar as viagens dentro do próprio estado, além de promover as atrações do estado para o mundo.

“O fluxo regional de turistas foi fundamental para o setor no período pandêmico, mas não podemos deixar de lado as discussões a respeito das ações realizadas para atrair cada vez mais o turista estrangeiro”, explicou. “Temos que ampliar a captação de voos para o nosso aeroporto, como o voo direto de Buenos Aires para Natal, que semanalmente atrai nosso principal público estrangeiro, o argentino”, acrescentou.

Segundo a organização do evento, já há a presença confirmada de 38 municípios, de todas as regiões do RN. Serão quase 80 estandes.

“A nossa participação na Femptur é muito importante porque nos aproxima dos destinos turísticos do Rio Grande do Norte, abrindo um canal de comunicação com esses atrativos para a promoção ao mercado internacional, facilitando o trabalho da gestão no processo de atração de turistas internacionais para o Brasil, para o Nordeste e, principalmente, para as cidades do Rio Grande do Norte, pensando de forma regionalizada”, disse o gerente de Mercado, Feiras e Eventos da Embratur, Bruno Reis.

Fonte: Mosaique Comunicação

Adaptado em 29-04-2023

Projeto de Lei pretende implantar Dia Municipal da Literatura Potiguar

 Foto: Ascom

A Câmara Municipal de Parnamirim, através do Projeto de Lei proposto pela vereadora Fativan Alves, pretende aprovar e sancionar a lei que comemora anualmente o Dia Municipal da Literatura Potiguar, a ser recordado anualmente no dia 04 de abril.

O objetivo do projeto de lei é incentivar e dar ênfase a cultura local para fomentar, especialmente nas escolas municipais, o acesso aos textos literários dos autores potiguares. Alguns autores, inclusive, obtiveram destaque no cenário nacional, como: Nísia Floresta e Câmara Cascudo.

Caso vire lei, vai estimular o hábito da leitura em todas as escolas do município, além de favorecer o aprendizado a conteúdos específicos da cultura local, ajudando na formação e organização do pensamento crítico na idade escolar.      

"Meu objetivo é cultivar nossas raízes, afinal temos muita coisa boa em nosso Estado. Quero valorizar os nossos e estimular o crescimento de adultos que tenham o hábito de ler e o senso crítico de entender a importância do pertencimento”, afirma vereadora Fativan.

A data escolhida, 04 de abril, é uma homenagem ao jornalista, escritor e poeta José Alves Pinto Junior, também fundador do impresso Potiguar Notícias.

Fonte: Ascom/vereadora

quinta-feira, 27 de abril de 2023

LEIA AQUI O REGIMENTO DO 59ª CONGRESSO DA UNE. - 69º Coneg convoca Congresso da UNE para os dias 12 a 16 de Julho

Junto com data para o Conune, estudantes aprovaram resoluções de Educação, Conjuntura, Movimento Estudantil, Carta contra a violência e moções 

O 69ª Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE terminou na noite de sábado (15/4) no Auditório CDI da USP, em São Paulo. Entre os documentos aprovados estão o regimento do 59ª Congresso da UNE, que vai eleger a nova diretoria da entidade pelos próximos dois anos, e vai acontecer de 12 a 16 de Julho. O local será decidido até o dia 12 de Maio.

Participam do Congresso da UNE, com direito à voz e voto, os estudantes de cursos regulares de graduação presencial ou à distância, eleitos como delegados de acordo com o regimento aprovado.

LEIA AQUI O REGIMENTO DO 59ª CONGRESSO DA UNE.

foto: @kboughoff

documentos aprovados

Foi aprovada em unidade a carta Pela paz, contra cultura da violência e por uma educação antifascista que convoca todos às ruas no dia 19 de Abril para construir um dia de ações simbólicas em escolas e universidades.

LEIA A CARTA APROVADA NO 69º CONEG DA UNE

Foram aprovadas também as resoluções de Educação, Conjuntura e Movimento Estudantil, documentos que nortearão os próximos passos da entidade.

No documento de Educação os estudantes definiram como  tarefa primordial  conduzir junto às outras entidades da educação, um longo debate acerca da Reforma Universitária, Plano Nacional de Educação que está colocado para o ano que vem, a construção do Sistema Nacional de Educação, a Lei de Cotas e o PNAES como lei. A UNE também quer acabar com a lista tríplice e garantir a regulamentação da autonomia universitária, que garanta que o processo eleitoral da comunidade universitária seja respeitado.

LEIA A RESOLUÇÃO DE EDUCAÇÃO APROVADA NO 69º CONEG DA UNE

No documento de Conjuntura destaca que é fundamental responsabilizar todos aqueles que conspiraram direta ou indiretamente contra a soberania popular  anistia para quem planejou, financiou e apoiou a tentativa de golpe. Traz também a luta pela revogação do Novo Ensino Médio e a apresentação de um projeto que leve em conta os anseios dos estudantes, a implementação do plano emergencial para o ensino básico e a universidade brasileira como prioridade, assim como derrotar a fome e a miséria, e transformar as universidades em agentes no combate à fome. Os estudantes entendem que é preciso mobilizar a juventude pelas reformas estruturantes que o Brasil precisa, como a política, agrária, tributária e urbana, avançando na democratização dos meios de comunicação e na reindustrialização do país com geração de empregos dignos, principalmente para as juventudes, além de defender um desenvolvimento sustentável que encerre a destruição da Amazônia e dos nossos biomas.

LEIA A RESOLUÇÃO DE CONJUNTURA APROVADA NO 69º CONEG DA UNE

O documento de Movimento Estudantil defende que a UNE mantenha sua agenda de construção das Frentes  Frentes Brasil Popular, Povo sem Medo e Fora Bolsonaro, e os diálogos e ação com as demais entidades do movimento educacional.

Os estudantes também acreditam que devem continuar tendo no centro a agenda ambiental, defendendo os interesses nacionais e a sustentabilidade.  Para a entidade resolver a crise ambiental passa por apresentar uma outra alternativa de desenvolvimento, que
possibilite não só a sobrevivência das populações que vivem nos locais, mas seu pleno desenvolvimento, sendo vistas então enquanto potência e não carência.

LEIA A RESOLUÇÃO DE MOVIMENTO ESTUDANTIL APROVADA NO 69º CONEG DA UNE

Foram aprovadas ainda oito Moções, como por uma mudança no Fies, contra a volta do vestibular na UFSM, contra a negligência nas universidades públicas mais novas, pela revogação na reforma das licenciaturas, entre outras.

LEIA AS MOÇÕES APROVADAS NO 69º CONEG DA UNE

Governo anuncia recomposição orçamentária para universidades e Institutos Federais no Brasil

A medida é positiva para os Institutos Federais, que receberão investimentos em infraestrutura, contratação de pessoal e pesquisas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na última quarta-feira, 19/4, o repasse de R$ 2,44 bilhões para o fortalecimento do ensino superior e tecnológico no Brasil. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de reitores, parlamentares, ministros, entidades representativas da educação e alunos de institutos federais.

Segundo o Ministério da Educação, parte do orçamento será destinado para investimentos em infraestrutura, como a construção e reforma de laboratórios, salas de aula, bibliotecas e outras áreas que compõem o ambiente acadêmico. Além disso, o recurso também será utilizado para aquisição de equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão.

Investimento na ciência e educação: como será essa divisão?

Do total anunciado, 70% do valor, aproximadamente R$ 1,7 bilhão, serão destinados para recomposição direta das finanças. Desses 70%, aproximadamente R$ 1,32 bilhão será para universidades e R$ 388 milhões para os institutos federais.

Os outros R$ 730 milhões serão utilizados para atender obras e ações que não foram cobertas pela gestão anterior, como residência médica e multiprofissional e bolsas de permanência.

Mais contratações e impacto na comunidade acadêmica

Outro aspecto importante da recomposição orçamentária é a contratação de pessoal para as universidades e institutos federais. A medida prevê a abertura de novos concursos públicos para professores e técnicos - administrativos, o que contribuirá para o fortalecimento do quadro de servidores dessas instituições.

Além disso, ela prevê a manutenção das bolsas de estudo e pesquisa concedidas por programas governamentais como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Fortalecimento dos Institutos Federais

A recomposição orçamentária é uma medida essencial para garantir a qualidade e a continuidade do ensino superior e técnico no Brasil e contribui para a democratização do acesso ao ensino superior e técnico, uma vez que as bolsas de estudo e pesquisa permitem que estudantes de baixa renda tenham oportunidades de formação acadêmica e profissional, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas no país.

Durante a gestão anterior, as universidades e institutos federais do Brasil passaram por um momento delicado, chegando ao limite de fechamento em virtude da falta de recursos. Instituições de ensino com décadas de história e reconhecimento nacional e internacional quase encerraram suas atividades, deixando estudantes, profissionais e a sociedade em geral inseguros em relação ao futuro da educação pública no país.

No entanto, a notícia da recomposição é uma vitória para nós, que lutamos e continuamos na busca pela valorização da educação e pela construção de um país mais justo e igualitário.

É fundamental que essa medida seja apenas o início de um grande projeto de fortalecimento da educação pública brasileira, com investimentos em infraestrutura, pesquisa e extensão, além da valorização dos profissionais da educação.

Acreditamos que somente assim poderemos construir um país mais justo e com oportunidades igualitárias para todos.

Fonte: UBES

STF retoma julgamento sobre correção das contas do FGTS

 Foto: Reprodução/internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (27) o julgamento sobre a legalidade da utilização da Taxa Referencial (TR) para correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na semana passada, os ministros Luís Roberto Barroso e André Mendonça votaram para considerar inconstitucional o uso da TR para correção. Para os ministros, a remuneração das contas não pode ser inferior ao rendimento da caderneta de poupança.

Após as manifestações dos dois magistrados, a sessão foi suspensa e será retomada nesta quinta-feira, às 14h. Faltam os votos de oito ministros. Em função da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro.

O caso começou a ser julgado pelo Supremo a partir de uma ação protocolada pelo partido Solidariedade, em 2014. A legenda sustenta que a correção pela taxa, que tem rendimento próximo de 0% ao ano - não remunera adequadamente os correntistas, perdendo para a inflação real.

FGTS

O fundo foi criado em 1966 para substituir a garantia de estabilidade no emprego. O FGTS funciona como uma poupança compulsória e proteção financeira contra o desemprego.

No caso de dispensa sem justa causa, o empregado recebe o saldo do FGTS, mais a multa de 40% sobre o montante.

Após a entrada da ação no STF, leis começaram a vigorar, e as contas passaram a ser corrigidas com juros de 3% ao ano, o acréscimo de distribuição de lucros do fundo, além da correção pela TR.

AGU

No início do julgamento, a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu a extinção da ação. No entendimento da AGU, as leis 13.446/2017 e 13.932/2019 estabeleceram a distribuição de lucros para os cotistas. Dessa forma, segundo o órgão, não é mais possível afirmar que o emprego da TR gera remuneração menor que a inflação real.

Fonte: Agência Brasil

Com Potiguar Notícias

Promoção literária: Em Natal, livraria disponibiliza livros a partir de 10 reais

 Foto: Divulgação

A Livraria Manimbu, situada na Rua Açu, número 666, bairro Petrópolis, vem se destacando pelo acervo de livros nacionais, internacionais e de autores potiguares como por ser um espaço multicultural com realização frequente de saraus, exposições e lançamentos de livros. Além disso tudo, nesse mês de abril e se estendendo para maio, a livraria oferece uma atração a mais para os clientes: centenas de livros de diversos gêneros a preços promocionais de R$10, R$ 20 e R$ 30 reais.

"A livraria Manimbu, definitivamente, não é uma simples casa comercializadora de livros. Nossa resistente livraria literária de rua, a única remanescente no mercado natalense, não foge à luta. Segue, e se reinventa e ressurge, através de suas atividades culturais e literárias", registra o controlador da livraria, escritor e editor Aluísio Azevedo. "Ao mesmo tempo em que acolhe os escritores e suas obras, também oferece ao público leitor opções exclusivas de imersão em seu incrível acervo, onde não raro se garimpam raridades. Então queremos oferecer livros potiguares, nacionais e universais a um público maior com sempre preços ainda mais justos e acessíveis", explica.

Segundo Aluísio, a promoção não surgiu do nada e nem abril é um mês qualquer, nem foi escolhido por acaso. "Em 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que celebra o livro, incentiva a leitura, homenageia autores e reflete sobre seus direitos legais. Essa data representa um tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare", assinala.

O livreiro registra que quase mil livros estão em promoção em diversos gêneros, de romances clássicos a biografias, passando por política, autoajuda, religião e poesia. Diversos livros de autores potiguares, que sempre mereceram espaço de destaque no espaço da Manimbu, ao contrário do que acontece em outras livrarias da cidade, estão em promoção a 20 reais. "Queremos também que o público leitor compre e consuma mais livros de autores e autoras norte-rio-grandenses". Ele ressalta que a promoção vale somente para vendas presenciais, e o horário atual de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda a sexta, exceção aos dias em que se realiza programação cultural, quando o horário é estendido até 21h.

Fonte: Cefas Carvalho (Colaboração)

Com POTIGUAR NOTÍCIAS

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Revolução dos Cravos – 25 de abril

 

Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país. No ano de 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se primeiro-ministro das finanças e virtual ditador. Salazar instalou um regime inspirado no fascismo italiano. As liberdades de reunião, de organização e de expressão foram suprimidas com a Constituição de 1933.

Portugal manteve-se neutro durante a Segunda Guerra Mundial. A recusa em conceder independência às colônias africanas estimulou movimentos guerrilheiros de libertação em Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Em 1968 Salazar sofreu um derrame cerebral e foi substituído por seu ex-ministro Marcelo Caetano, que prosseguiu com sua política. A decadência econômica e o desgaste com a guerra colonial provocaram descontentamento na população e nas forças armadas. Isso favoreceu a aparição de um movimento contra a ditadura.

No dia 25 de abril de 1974, explode a revolução. A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, a senha era uma música proibida pela censura, Grândula Vila Morena, de Zeca Afonso. Os militares fizeram com que Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. A presidência de Portugal foi assumida pelo general António de Spínola. A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento.

Grândula Vila Morena

Portal BRASIL CULTURA