A ideia do cineasta é criar uma espécie de
ministério da Cultura paralelo para discutir, criar ações e reerguer o setor
cultural com artistas brasileiros e militantes das artes.
Por Regina Zappa - O cineasta Silvio Tendler lançou recentemente um movimento para unir artistas brasileiros e militantes das artes em torno da recriação do Ministério da Cultura. Com um encontro virtual realizado em 2 de agosto, Tendler exortou os convidados a organizar um Estado Geral da Cultura e das Artes a fim de debater coletivamente a retomada dos trabalhos culturais. A ideia seria criar uma espécie de ministério da Cultura paralelo para discutir, criar ações e reerguer o campo da Cultura.
Em entrevista à Regina Zappa, na Estação Sabiá, da TV 247, Silvio afirmou: “Precisamos enfrentar os abusos, a intimidação aos funcionários dos organismos e a censura econômica imposta pelo atual governo. Há algum tempo vem me incomodando o estado de catatonia em que nos encontramos. O primeiro passo é sairmos dessa letargia nacional em que somos apenas reativos. Precisamos nos mobilizar para a ideia de criar um movimento que aglutine todas as áreas das artes e da cultura".
Outro encontro está sendo preparado para continuar os debates. Será no dia 9/8, domingo, e a inscrição para participação pode ser feita no email filmedoc@gmail.com. Tendler pediu ainda que as pessoas se cuidem: “Salvem suas vidas. Vamos lutar contra a morte e esse governo da necropolítica. Vivamos sobreviver a esse vírus maldito para continuar lutando por uma sociedade mais justa".
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário