Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Brasil possui mais de 24 mil sítios arqueológicos cadastrados


sítios arqueologicos

Além dos bens materiais e imateriais que formam o diverso Patrimônio Cultural Brasileiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cuida ainda de bens arqueológicos. Atualmente, são 18 bens arqueológicos tombados em todo o território, sendo 11 sítios, e seis coleções arqueológicas localizadas em museus. Mais de 24 mil sítios são cadastrados pelo instituto.

O Iphan considera sítios arqueológicos os locais onde se encontram vestígios de ocupação humana, os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de estadia prolongada ou de aldeamento, “estações” e “cerâmicos”, grutas, lapas e abrigos sob rocha, além das inscrições rupestres ou locais com sulcos de polimento, os sambaquis (amontoados de conchas e outros objetos feitos por seres humanos) e outros vestígios de atividade humana.

Saiba mais sobre alguns desses locais históricos no País.

Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí)

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Com aproximadamente 130 mil hectares, o parque está localizado no sudeste do estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) inscreveu o parque na Lista do Patrimônio Mundial em 1991 e, em 1993, passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Iphan.

Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos, com painéis de pinturas e gravuras rupestres de grandes valores estético e arqueológico. As descobertas realizadas no Sítio Arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, por exemplo, levantaram a hipótese de que o homem poderia ter vivido nesse local há 60 mil anos.

Remanescentes do Povo e ruínas da Igreja de São Miguel (Rio Grande do Sul)

As Missões Jesuítas Guaranis, bens culturais que envolvem o Brasil e a Argentina, compõem-se de um conjunto de cinco remanescentes dos povoados, implantados em território originalmente ocupado por indígenas, durante o processo de evangelização promovido pela Companhia de Jesus nas colônias da coroa espanhola na América, durante os séculos 17 e 18.

Em 1938, esses remanescentes foram tombados pelo Iphan e, dois anos depois, foi criado o Museu das Missões, destinado ao recolhimento e à guarda da estatuária da Igreja de São Miguel. Em 1983, São Miguel das Missões foi declarada Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

Áreas Sagradas do Alto Xingu Kamukuaká e Sagihengu (Mato Grosso)

Sagihengu e Kamukuwaká, dois lugares sagrados para as comunidades indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso, foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2015. A gruta Kamukuaká está nessa região, cujos sítios arqueológicos são associados ao ritual de furação de orelha e ao início do ritual do Kuarup, dos índios Waurá e Kalapalo do Alto Xingu, que prestam homenagens póstumas a chefes e lideranças indígenas.

Coleção Arqueológica e Etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi (Pará)

As coleções arqueológicas do museu constituem um acervo valioso dos pontos de vista científico e histórico, reunindo mais de 1 milhão de itens. O museu se originou por volta de 1866, quando o naturalista mineiro Domingos Soares Ferreira Penna, radicado no Pará, organizou uma associação cultural para recolher e preservar coleções etnográficas e arqueológicas. A coleção do museu foi tombada em 1940 pelo Iphan.

Sítio Arqueológico do Cais do Valongo (Rio de Janeiro)

O local foi o principal cais de desembarque de africanos escravizados em todas as Américas e o único que se preservou materialmente. Em 2011, durante as escavações realizadas como parte das obras de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, no período que antecedeu os Jogos Olímpicos de 2016, foram descobertos dois ancoradouros, Valongo e Imperatriz, contendo uma quantidade enorme de amuletos, anéis, pulseiras, jogo de búzios e objetos de culto provenientes do Congo, de Angola e de Moçambique. Em 2012, o espaço foi transformado em monumento preservado e em julho deste ano foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Iphan, do Ministério da Cultura e do Museu Paraense Emílio Goeldi

Artistas manifestam apoio à ocupação em São Bernardo


cae
CAETANO VELOSO
Artistas divulgaram um vídeo com mensagens de apoio às 7 mil famílias da Ocupação Povo Sem Medo, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que lutam por moradia digna. O movimento completa um mês neste domingo (1º de outubro).

Na megaocupação, coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), estão crianças, idosos e trabalhadores, a maioria desempregados, que compartilham banheiros, cozinhas comunitárias, tarefas diárias e um sonho: a casa própria.

O terreno está localizado entre a fábrica de caminhões Scania e um condomínio residencial, pertence à construtora MZM, desocupado há pelo menos 30 anos.

Em 2014, a prefeitura de São Bernardo, ainda sob gestão de Luiz Marinho (PT), notificou a proprietária pelo descumprimento de função social da propriedade e exigiu um plano de parcelamento da área – o que nunca ocorreu.

Após a ocupação, a reação da construtora foi rápida: ingressou com pedido de reintegração de posse no mesmo dia e em um raro episódio de celeridade da Justiça conseguiu liminar do juiz Fernando de Oliveira Ladeira, autorizando a Polícia Militar a executar a ordem de despejo.

Mesmo após uma série de negociações no Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse (Gaorp) – uma iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo formada por representantes do Judiciário e dos governos federal, estadual e municipal, do Ministério Público e da Defensoria Pública para tratar de reintegração de alta complexidade – o juiz ordenou que as famílias desocupassem a área em 72 horas. O movimento recorreu e conseguiu suspender temporariamente a decisão.

Fonte: Rede Brasil Atual

Artistas manifestam apoio à Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo