Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 17 de setembro de 2023

CPC-RN! "NOSSOS AGRADECIMENTOS A TODA A DIRETORIA DA APURN!!!

Nós que fazemos a diretoria do CPC-RN (Centro Potiguar de Cultura), vem de público agradecer a todos que compõem a DIREÇÃO da APURN pela força recentemente dada a nossa instituição, dias atrás!

NA LUTA E NA HISTÓRIA PODEM CONTAR CONOSCO!

Saudações sociais, culturais e fraternas!

EDUARDO VASCONCELOS
Presidente do CPC-RN
(Centro Potiguar de Cultura)
E-mail: centropotiguardecultura@.com














TRABALHADORES DA IFOOD, RAPPI, UBER E 99 VÃO A LUTA CONTRA A PATIFARIA DAS EMPRESAS

 

As empresas de entregas e de motoristas por aplicativos, que se tornaram grandes grupos abusando do desrespeito aos trabalhadores e à Constituição Federal mostraram, mais uma vez, que são dirigidas por patifes.

Após várias rodadas de negociação realizadas no âmbito do Grupo Tripartite montado pelo presidente Lula para buscar soluções negociadas, as empresas insistem em manter remuneração e condições de trabalho que aviltam a dignidade de entregadores e motoristas.

Esses trabalhadores, homens e mulheres que investem seu carro, moto ou bicicleta sequer recebem pelos gastos com gasolina, pneus, ipva entre outros gastos no trabalho. Já a remuneração pelas horas de trabalhadas é baixíssima e muito distante das necessidades de quem trabalha para sobreviver com dignidade.

Diante dos inúmeros absurdos que prejudicam a categoria, a Bancada dos Trabalhadores do GT apostou na negociação com seriedade, mesmo sabendo que para solucionar de vez algumas violações chegará o momento de colocar o bloco da mobilização na rua. Questões como remuneração, reembolso de gastos com moto/carro/bike, falta de transparência no uso dos algoritmos para bloquear ou sacanear o trabalhador, previdência e saúde foram tratadas com profundo desrespeito pelas bilionárias empresas de entregas e de transporte de passageiros.

Trabalhar sim. Ficar mutilado ou morrer no trabalho, não!

Muita gente se acidenta ou até morre no trânsito, como os motoboys, para garantir que os pedidos cheguem rápido na casa das pessoas.
Essa situação exige adoção de medidas urgentes de prevenção e também de garantia de renda nas situações de adoecimento ou acidentes em que a pessoa não possa trabalhar.

Diante da intransigência das empresas, que insistem em seu “modelo de negócios” fora-da-lei, entregadores e motoristas preparam importantes mobilizações já para o dia 18/09 e devem contar com a solidariedade da população brasileira que é testemunha da importância do trabalho dessas categorias.

Já o governo Lula, que tem demonstrado seu compromisso com a garantia de direitos pra quem vive do trabalho, deve estabelecer medidas que levem as empresas de aplicativos a cumprir suas obrigações como qualquer outra empresa e a respeitar as trabalhadoras e trabalhadores.

Edson Índio
Executiva Nacional da Intersindical

ENCONTRO DOS ASTROS: Projeto Barca dos Céus programa evento para observação coletiva do eclipse anelar do sol

Projeto Barca dos Céus programa evento para observação coletiva do eclipse anelar do sol

Jerusa Vieira – Extensão.com-Agecom/UFRN

O Rio Grande do Norte terá vista privilegiada do fenômeno astronômico mais aguardado deste ano: o eclipse anelar. No dia 14 de outubro, será possível ver o exato momento em que a Lua ficará inteira em frente ao Sol, cobrindo-o quase em sua totalidade. Nesse evento raro de se repetir para um mesmo local, será vista uma borda fina da estrela, chamada de anel de fogo, ao redor da silhueta lunar. Preparando as pessoas para este momento, o projeto de extensão Barca dos Céus programa um evento para a observação coletiva do eclipse em tempo real.

O projeto tem um planetário móvel no qual vem sendo realizadas exibições com a temática dos eclipses. Uma cúpula móvel e inflável em formato de gota d’água está montada no Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN. Dentro dela, a sessão é mediada pela equipe, enquanto o público olha para cima a projeção do céu. Durante o ano de 2023, toda a exposição foi pensada para explicar sobre os eclipses solares, desde as imagens exibidas dentro do planetário móvel, até as observações do Sol com métodos adequados, e as dinâmicas são realizadas com os visitantes do lado de fora, usando materiais produzidos manualmente pelos membros do Barca. As sessões voltadas para turmas escolares acontecem quinzenalmente, às segundas-feiras, com visitação de escolas. Também acontecem eventos mensais abertos, dentro e fora da Universidade, para o público geral. 

No dia do eclipse, o projeto irá realizar um evento para a observação coletiva do fenômeno em tempo real, no Parque da Cidade, também como parte das celebrações dos 50 anos do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). No entanto, os pesquisadores alertam que não se deve olhar diretamente para o Sol ou qualquer fração dele (caso do eclipse anelar) sem proteger os olhos. Entre os métodos seguros mais acessíveis, é sugerido utilizar como filtro da luz solar um vidro de máscara de soldador número 14 ou, ainda, outros métodos de projeção do Sol. No evento, serão realizadas atividades pedagógicas, científicas e culturais. A entrada ao local é gratuita, e não é necessário agendar a participação. 

As sessões são realizadas no planetário móvel, uma cúpula montada pela equipe. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

O Barca dos Céus aborda temas relacionados ao céu e à relação com a Terra desde 2013. A professora do Departamento de Física Teórica e Experimental e atual coordenadora, Auta Stella, vê a astronomia com encantamento e compartilha os conhecimentos das observações para os visitantes. “Queremos sensibilizar as pessoas para voltar a olhar para o céu e para o ambiente à sua volta, além de provocar uma percepção das conexões que há entre o planeta e os céus”, explica Auta. Em anos anteriores, o projeto também já abordou temas como relações entre o céu e o mar e a participação das mulheres na ciência.

O nome do projeto de extensão também incentiva a olhar para cima. A expressão Barca dos céus faz referência a uma constelação no hemisfério norte, possível de visualizar no céu do RN. Esse conjunto de estrelas foi adotado principalmente pelos conhecedores tradicionais do estado, grupos de pessoas que vivem em conexão com a natureza e que desenvolveram conhecimentos específicos para sobreviver ao longo de gerações. São indígenas, pescadores e agricultores que vivem de forma sustentável e em certo grau de isolamento da cultura urbana. Esses povos estabeleceram padrões no céu com os astros para se orientar durante a navegação e a caça, além de delimitar o tempo e auxiliar em outras atividades do dia a dia. 

“A Barca é muito conhecida no nosso estado. Temos constelações oficiais que a União Astronômica Internacional adota. Porém, há outros padrões que identificamos e reconhecemos no céu, que uma determinada cultura usa para se localizar, marcar tempo e são igualmente importantes. Esses padrões, no caso de alguns grupos, não são construídos só com estrelas. Os indígenas Guarani, por exemplo, usam também manchas escuras e claras no céu em seu reconhecimento do mesmo”, explica a professora. 

Professora Auta Stella coordena o projeto atualmente e organiza, junto aos universitários, as atividades. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Atualmente, a academia adota como constelações oficiais 88 áreas do céu, denominadas de acordo com algumas das constelações ocidentais. “A Barca não é uma oficial, mas está no nosso estado. É uma constelação com um conjunto de estrelas que aparenta o formato de uma barca e tem até uma que eles (os conhecedores tradicionais) dizem que é um ‘peixinho’ a acompanhando”, complementa Auta. Essas estrelas são identificadas nas constelações gregas como partes da constelação Ursa Maior.

Fonte: UFRN

PROIFES-Federação celebra 19 anos de existência Fonte: PROIFES

 

Uma entidade firmada no diálogo, compromisso e respeito com os docentes das universidades e institutos federais

Neste 15 de setembro celebramos com orgulho e entusiasmo os 19 anos do PROIFES-Federação, uma entidade que tem sua jornada marcada por compromisso, respeito, diálogo e participação efetiva dentro dos espaços do governo e do movimento sindical.

Desde a sua fundação, ainda como Fórum em 2004, o PROIFES busca estar na linha de frente da luta por uma educação pública, de qualidade e democrática, sempre buscando a valorização da carreira e dos direitos e interesses dos docentes, trabalhando incansavelmente pelo reconhecimento da educação superior e carreira EBTT. 

Durante esses 19 anos de existência a Federação tem exercido com efetividade o seu papel dentro do cenário político nacional, influenciando políticas educacionais e garantindo que a voz dos docentes seja ouvida.

Não podemos deixar de destacar o impacto positivo que o PROIFES exerce nos sindicatos federados e nos professores de sua base. Nossa capacidade de negociação tem permitido a conquista de avanços significativos em nossas carreiras, incluindo a recuperação das perdas salariais e a construção de uma carreira estruturada que valoriza o esforço e a dedicação dos docentes.

Além disso, temos estabelecido um diálogo propositivo com o governo federal e com os reitores locais das universidades e institutos federais. Essa parceria tem sido fundamental para o progresso das instituições de ensino, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos professores e professoras de todo o Brasil.

Hoje, mais do que nunca, convidamos todos os docentes a se juntarem a nós nessa jornada. Os 19 anos do PROIFES-Federação são um lembrete de que, juntos, podemos alcançar conquistas significativas. Aqui, oferecemos um espaço aberto de respeito, diálogo e participação, onde cada voz é valorizada e cada ideia é considerada.

Que este aniversário seja o ponto de partida para novos desafios e vitórias em nossa missão de promover a excelência na educação superior e defender os direitos dos docentes. Juntos continuaremos a construir um caminho de valorização de uma educação pública de qualidade no Brasil. 

Parabéns, PROIFES-Federação, pelos 19 anos de compromisso e sucesso!

O presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, parabeniza a Federação. Confira:

Gostou do conteúdo? compartilhe!

CONAE 2024: Estudantes brasileiros na luta por uma educação de qualidade

No último dia 11 de setembro, recebemos o chamado fundamental para moldar o futuro da educação brasileira. O decreto nº 11.697 convocou a Conferência Nacional de Educação, a CONAE, edição 2024, com a temática “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Conae 2024 desempenhará um papel fundamental na avaliação de diversos eixos temáticos, desde a articulação do Plano Nacional de Educação (PNE) com os planos estaduais, distritais e municipais até questões como a inclusão, diversidade, financiamento público da educação e compromisso com a justiça social e o desenvolvimento sustentável.

Mas afinal, o que é a CONAE e por que ela é tão importante? E o que é o PNE?

Vamos responder a essas perguntas e convocar todos os estudantes para se engajarem nessa luta!

O que é CONAE?

A CONAE, ou Conferência Nacional de Educação, é um espaço de debate onde representantes de diversos setores da sociedade se reúnem para discutir as políticas educacionais do nosso país.

É um espaço onde estudantes, professores, gestores, pais, e muitos outros atores, têm a oportunidade de contribuir para a construção de uma educação mais justa e inclusiva.

O que é PNE?

Já o PNE, ou Plano Nacional de Educação, é um conjunto de metas e diretrizes que orientam as políticas educacionais no Brasil pelos próximos dez anos. Ele é como um mapa que indica o caminho que queremos seguir para melhorar a educação no nosso país.

E por que isso é tão importante? Porque a educação é a chave para o desenvolvimento de qualquer nação, e o PNE é o nosso compromisso de construir um futuro melhor para todos.

Convocação para os Estudantes!

Agora que entendemos o que é a CONAE e o PNE, é hora de unirmos forças e agirmos em prol de uma educação de excelência para os próximos dez anos. Para atingir esse objetivo, é imprescindível garantir um aumento substancial no orçamento destinado à educação. Não podemos construir um futuro brilhante com recursos limitados.

Além disso, é de extrema importância que integremos as redes de ensino e construamos políticas públicas integradas por meio do Sistema Nacional de Educação. Esta integração é essencial para assegurar que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de onde vivam.

Não podemos subestimar a relevância de uma nova Lei do Ensino Médio que esteja à altura das nossas necessidades e do nosso país.

A educação é dinâmica, e nossas leis precisam acompanhar essa evolução para garantir que os estudantes estejam preparados para os desafios do século XXI. Unidos, podemos fazer a diferença na CONAE 2024 e moldar o futuro da educação no Brasil.

Participar é Fundamental!

A CONAE 2024 é uma oportunidade única para que os jovens brasileiros façam a diferença na educação do nosso país.

Precisamos de vozes fortes e engajadas para garantir que nossas demandas sejam ouvidas e que as mudanças necessárias aconteçam para a escola dos nossos sonhos.

Fonte: UBES