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domingo, 21 de maio de 2023

CTB Jovem realiza grupo de estudos sobre juventude e trabalho

Com encontros mensais de junho a novembro e online, a CTB jovem realizará um grupo de estudos sobre JUVENTUDE E TRABALHO – Inserção dos jovens no mercado de trabalho, subdesenvolvimento e mudanças estruturais.  O tema é relevante e atual, especialmente em um contexto de subdesenvolvimento e mudanças estruturais na economia. A tese de doutorado de Euzébio Jorge, orientada pelo Professor Marcio Pochmann, na UNICAMP, oferece uma análise crítica e aprofundada sobre esse assunto. Nesse sentido, um grupo de estudos pode ser uma oportunidade para debater e refletir sobre as ideias apresentadas na tese, além de promover o aprendizado coletivo e o compartilhamento de conhecimentos.

Objetivos do grupo de estudos

1. Estudar e analisar a situação dos jovens no mercado de trabalho, identificando suas principais dificuldades e desafios na busca por emprego e no ambiente laboral, como a falta de experiência, a precarização do trabalho, a informalidade, entre outros.

2. Compreender as questões relacionadas ao subdesenvolvimento e às mudanças estruturais no mercado de trabalho, como as transformações tecnológicas, as novas formas de trabalho e a terceirização, e seus impactos sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

3. Incentivar o debate acerca de soluções e estratégias para enfrentar os desafios identificados, por meio da promoção de políticas públicas que incentivem a geração de emprego e a melhoria das condições de trabalho para os jovens, bem como a valorização da educação e da formação profissional.

Cronograma de encontros

O grupo de estudos terá encontros mensais, sempre na última semana do mês, no período noturno, via Google Meet, com duração de duas horas cada.

  • Encontro 1 (junho): Apresentação da tese e Discussão do capítulo 1  – PANORAMA DO EMPREGO JUVENIL PÓS-CRISE DE 2008.

  • Encontro 2 (julho): Discussão do capítulo 2  – O SUBDESENVOLVIMENTO E A INSERÇÃO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

  • Encontro 3 (agosto): Discussão do capítulo 3 – DINÂMICA DO MERCADO DE TRABALHO E AS MUDANÇAS NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO

  • Encontro 4 (Setembro): Discussão do capítulo 4 – ANOS 1980 E 1990: MUDANÇA DE PADRÃO DE ACUMULAÇÃO E O PERÍODO NEOLIBERAL

  • Encontro 5 (Outubro): Discussão do capítulo 5 – JUVENTUDE E MERCADO DE TRABALHO NOS ANOS 2000: MUDANÇAS DE ROTA E ENTRAVES ESTRUTURAIS

  • Encontro 6 (Novembro): Síntese das discussões e reflexões finais sobre o tema da tese.

Metodologia

As inscrições serão via Google Forms até o dia 31 de maio. Serão criados um grupo no whatsapp e uma sala de aula no Google Classroom para estabelecer o contato com os/as participantes.

Cada encontro será conduzido por um moderador ou moderadora, que irá conduzir os trabalhos do grupo e um expositor ou expositora que terá a responsabilidade de apresentar os principais pontos dos capítulos da tese que serão discutidos no encontro, além de estimular a participação e o debate entre os participantes do grupo de estudos. A tese será disponibilizada aos participantes para que leiam previamente os capítulos da tese que serão discutidos em cada encontro, para que possam contribuir de forma mais ativa e informada nas discussões.

Inscreva-se no link: https://forms.gle/paz2HKBGhfcV3QDT7

Fonte: CTB NACIONAL

MIS-PR lança campanha Tech Trash na Semana Nacional de Museus

Objetivo é disponibilizar o museu como ponto de coleta de equipamentos eletroeletrônicos quebrados, obsoletos ou para descarte adequado, além de promover a conscientização sobre resíduos tecnológicos.

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) lança nesta sexta-feira (19) a campanha de coleta de lixo eletrônico Tech Trash, em parceria com o Programa Aoca Eco Arte e o Instituto Ibrasa. O objetivo é disponibilizar o museu como ponto de coleta de equipamentos eletroeletrônicos quebrados, obsoletos ou para descarte adequado, além de promover a conscientização sobre resíduos tecnológicos.

A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional de Museus, que em sua  21ª edição traz a temática “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, enfatizando o compromisso do espaço museal com a sustentabilidade e o bem-viver.

Ainda na data de lançamento (19), às 17h30, o museu recebe o educador ambiental, bacharel em Direito e engenheiro agrônomo Cassio Angelo Fabri para a ação educativa “Obsolescência programada e consciência verde”, apresentando ao público discussões sobre o tema, além de maneiras de reduzir impactos ambientais.

Enquanto instituição dedicada à preservação e difusão da cultura audiovisual, bem como a salvaguarda de tecnologias que envolvem a imagem e o som, o MIS-PR reconhece sua responsabilidade na gestão adequada do lixo tecnológico, apoiando iniciativas que promovam a conscientização sobre o descarte adequado de equipamentos eletrônicos.

CAMPANHA – A campanha Tech Trash surgiu durante a pandemia, no Aoca Bar em Curitiba, como uma forma de viabilizar a produção cultural por meio da coleta de resíduos tecnológicos e apoiar a produção audiovisual de arte periférica e descentralizada. Além da coleta de eletrônicos, o programa também promove atividades ecológicas e ações formativas, focadas em cultura, inclusão digital e educação tecnológica.

Serviço:

Ação educativa: Obsolescência programada e consciência verde

Data: 19 de maio, sexta-feira

Horário: 17h30

Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná – Barão do Rio Branco, 395 – Curitiba

Entrada gratuita

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Recursos da Lei Paulo Gustavo chegarão a todos os estados e municípios; confira tabela de valores

Para acessar a quantia, estados e municípios devem incluir um Plano de Ação na plataforma TransfereGov

ALei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) vai distribuir mais de R$ 3,8 bilhões para investimentos em cultura a estados, municípios e ao Distrito Federal. A distribuição dos recursos observa padrões estabelecidos pela própria lei. São considerados a população; os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE); e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Há, ainda, uma repartição de categorias: cerca de R$ 2,8 bilhões deverão ser aplicados em ações de audiovisual e aproximadamente R$ 1 bilhão em projetos nas demais linguagens artísticas. 

O valor exato ao qual cada ente tem direito está disponível no site da Lei Paulo Gustavo. A tabela discrimina o montante de acordo com cada hipótese da lei. A quantia será disponibilizada mediante cadastro e aprovação do Plano de Ação correspondente por estados, municípios e Distrito Federal, exclusivamente por meio da plataforma TransfereGov. 

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Turismo rural oferece alternativa econômica para pequenas propriedades

Projeto do Ministério do Turismo amplia em 37% a presença de turistas em roteiros turísticos do campo

O turismo é um importante indutor do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais do país. É o que revelou uma pesquisa realizada com empreendedores do campo que participaram de projeto do Ministério do Turismo. Entre os roteiros turísticos participantes, todos passaram a receber viajantes, ampliando em 37% o número de turistas que visitam com frequência ou sempre os destinos, passando de 55% antes da participação no projeto para 75%.

Diante da capacidade do turismo de diversificar a renda e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável na atividade rural, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ampliou o alcance do projeto Experiências do Brasil Rural, que passa a ser chamado de Experiências do Brasil Original, abrangendo também comunidades tradicionais do país.

“Vamos apoiar e promover o turismo de experiências em comunidades tradicionais do país, alcançando trabalhadores da agricultura familiar, em especial as mulheres, e aqueles que vivem em áreas indígenas e quilombolas. O nosso objetivo é transformar realidades por meio do turismo. Queremos oferecer oportunidade de crescimento e uma alternativa de renda a essas pessoas, gerando empregos e desenvolvimento social e econômico a partir da atividade turística”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

O novo formato do projeto busca garantir mais proteção à vida e à dignidade, principalmente, das mulheres. Isso porque a maior parte dos empreendedores e agricultores que participaram dos projetos, nas duas edições já realizadas, eram mulheres, sendo 56% na primeira edição e 55% na segunda edição. Atualmente, está em andamento o processo de seleção de novos roteiros, sendo dois em áreas indígenas e dois em comunidades quilombolas.

Reformulado, o objetivo é preservar culturas e tradições e, ao mesmo tempo, estruturar roteiros turísticos, com ações que vão desde a capacitação até a promoção de serviços e produtos. A ação conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Universidade Federal Fluminense (UFF). E, em sua nova versão, ganha o apoio ainda dos ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial, além da instituição Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

OUTROS DADOS DO ESTUDO – Entre as melhorias apontadas nos locais que participaram do projeto estão a ampliação da sinalização turística, inclusive, com apoio de mapas e ações de facilitação do deslocamento. Além disso, os roteiros foram orientados e implementaram maior diversidade de experiências e serviços como opção para turistas. Ao todo, 41,6% dos roteiros apontaram maior visibilidade após a participação no projeto, bem como passaram a realizar investimento na divulgação e marketing digital.

Sete em cada dez empreendimentos e propriedades da agricultura familiar informaram que o conhecimento adquirido os deixaram mais preparados para atuar no turismo rural. Por fim, 67% alegaram ter ampliado as vendas dos produtos diretamente para turistas em visita a propriedade.

Nas duas edições do Projeto, participaram 14 roteiros de turismo rural, que envolveram empreendimentos em mais de 40 cidades brasileiras em nove unidades da federação. Os roteiros turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias, oficinas para formatação de experiências turísticas memoráveis, validação e apoio à comercialização.

Por Amanda Costa

Fonte: Portal BRASIL CULTURA