Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 12 de dezembro de 2020

Possível âncora da época do descobrimento foi encontrada em São Miguel do Gostoso e Touros no RN - Por HENRIQUE ARAÚJO

 

Âncora encontrada em São Miguel do Gostoso que pode ser do período colonial

Possível âncora da época do descobrimento foi encontrada em São Miguel do Gostoso e Touros no RN

por Henrique Araujo

Já falei aqui no blog sobre aquela tese de que o Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte e não na Bahia, e agora surgiu mais uma novidade sobre aquela época no estado.

Dessa vez um artefato antigo foi retirado do mar no litoral norte, nas imediações de São Miguel do Gostoso e Touros-RN na noite da quinta-feira (10/12).

A âncora foi encontrada há alguns meses pelo pescador da região de Galinho (RN). Segundo o pescador, existem outras âncoras na costa do mar com as mesmas características.

“Elas são grandes demais, parecem ser de navio, porém, não são de embarcações atuais, acredito que possa ser do período do descobrimento pelo formato e a corrosão do material está bastante visível”, disse o pescador.

Alguns pesquisadores já foram acionados para estudar o material e comprovar se realmente trata-se de um artefato do período colonial. Caso seja comprovado, seria mais uma evidência de que o Brasil foi descoberto no RN.

Me lembrei agora daquelas 7 coisas curiosas que você não sabia sobre naufrágios no litoral do Rio Grande do Norte

Será que isso ajuda a tese do descobrimento pelo RN? Vamos aguardar!

Comente   Ver todos os comentários

PRESIDENTE DO CPC/RN E AGENTE DE CULTURA, EDUARDO VASCONCELOS REUNIU-SE ONTEM (11) COM ARTISTAS RUMO A LEI ALDIR BLANC - CONFIRA! APROVEITEM E SE CADASTRE PARA O EDITAL DA PMNC/RN ABAIXO DA MATÉRIA DO CPC/RN

 

Imagem após a reunião realizada ontem a tarde na Casa de Cultura de Nova Cruz/RN

Ontem (11) na parte da tarde o presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN e Agente de Cultura de Nova Cruz, Eduardo Vasconcelos reuniu-se seguindo as normas da Secretaria Estadual de Saúde do RN com os artistas inscritos do Edital 06, realizado pela FJA (Fundação José Augusto) para analisar caso a caso!

Todos esperam serem contemplados, aguardando novas orientações da FJA. Mas já adiantamos que 2 (dois) já estão praticamente dentro os demais esperam as orientações da Coordenação do Edital 06, que deve anunciar até segunda-feira próxima o resultado geral.

A reunião foi muito salutar!

"Aproveitamos para lembrar que a Prefeitura de NOVA CRUZ/RN "abriu novamente" edital para que artistas e grupos culturais se inscrevam!".  Acessem: 

LEIAM E EM SEGUIDA ESCOLHA O LINK ABAIXO E SE INSCREVAM!

A Prefeitura de Nova Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), convoca o segmento cultural distribuídos entre as seguintes categorias: Trabalhadores da Cultura (cantores, iluminadores, técnicos de som, artesãos), Grupos Culturais Informais (música, dança, teatro, capoeira); Associações Culturais assim como MEI – Microempreendedores Individuais da Cultura para realizar sua inscrição no Cadastro Municipal Cultural.

Os Cadastros serão realizados de 11 de dezembro a 29 de dezembro de 2020.

Para realizar o Cadastro, clique no botão correspondente à sua categoria.

FORMULÁRIOS PARA CADASTRO CULTURAL DE NOVA CRUZ/RN

Segue os links:

Link Formulário Jurídico:

https://forms.gle/R4zsZx7GF1AsGXcD9

Link Formulário Pessoa Física:

https://forms.gle/hAbUvRQ6xKS82W6a7

Link Grupos Informais:

https://forms.gle/ybhhJ54HmLtCLsDE9

Em caso de dúvida, ligar ou mensagem no whatsApp: (84) 9 9117-1399 Ronaldo Glaydson

Informações: Prefeitura Municipal de NOVA CRUZ/RN


Racismo: Fotógrafo tem imagem divulgada no WhatsApp e é acusado sem provas de ser assaltante

  POR NINJA


Foto: Arquivo Pessoal

RIO GRANDE DO NORTE — Diogo Maozinha, fotógrafo, bailarino, publicitário e editor de vídeo potiguar, teve sua imagem, reproduzida de uma câmera de segurança, divulgada em grupos do WhatsApp com a informação de que ele estaria planejando assaltos na região, em um explícito caso de racismo que vem repercutindo em Natal, no Rio Grande do Norte.

Em uma live no instagram, o fotógrafo contou que estava em busca de uma casa de câmbio na região para receber o pagamento por um de seus trabalhos realizados para um grupo de pessoas da Suíça. Com dificuldade de encontrar o endereço, o jovem percorreu os arredores e pediu informações para pessoas em uma clínica e uma ótica. A noite, quando chegou em casa, uma amiga entrou em contato informando que a imagem dele estava sendo divulgada amplamente em grupos do WhatsApp.

“A mensagem nos grupos dizia que eu estava fingindo estar pedindo informação, que estava observando o local para cometer assaltos. Quando eu vi essa mensagem, bateu um desespero. Fiquei muito triste”, disse.

“Eu não posso ir para determinado lugar só porque eu sou um preto em um local que é dito ‘zona sul da zona leste’, não posso andar que as pessoas vem, batem foto e [me associam com assaltante]. Estou à deriva com medo de alguma coisa acontecer. Não é a primeira vez que esse tipo de situação ocorre comigo”, lamentou Maozinha.

O nome do estabelecimento onde que registrou as imagens de Maozinha, bem como o dos responsáveis por espalhar as informações falsas ainda não foram divulgados. O jovem informou que irá buscar a Polícia Civil, abrirá um Boletim de Ocorrência e tomará os procedimentos legais cabíveis diante da injúria racial sofrida.

“Não vou deixar isso passar. Não só eu, mas outros manos pretos sofrem com isso. Não quero que aconteça com mais ninguém”, afirmou o fotógrafo.

Assista:

Fonte: Mídia Ninja

Morre Ubirany, sambista do grupo Fundo de Quintal, aos 80 anos - Por BRASIL 247

Ubirany, integrante do Fundo de Quintal (Foto: Reprodução/TV Globo).

247 - O sambista, e um dos integrantes do grupo Fundo de Quintal, Ubirany Félix do Nascimento, o Ubirany, morreu hoje aos 80 anos. A informação é do portal UOL. Ubirany era um dos nomes fortes do samba pela tradição e referência que o Fundo de Quintal trouxe ao ritmo. A informação é do portal UOL. 

Segundo a assessoria do grupo, a morte foi em decorrência de complicações da covid-19. Ele estava internado em um hospital se tratando.

Segundo a assessoria do grupo, a morte foi em decorrência de complicações da covid-19. Ele estava internado em um hospital se tratando.


Fonte: Brasil 247

FJA divulga classificados em cinco editais da Lei Aldir Blanc

Está disponibilizado no site www.cultura.rn.gov.br  da Fundação José Augusto (FJA), na área do edital correspondente, o resultado preliminar da fase de seleção dos editais Fomento à Cultura Potiguar 2020, Auxílio a Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais Projetos Culturais Integrados e Economia Criativa, Projetos Culturais Referentes à Diversidade Sócio-Humana e Programa de Apoio a Microprojetos Culturais, lançados pelo Governo do Estado para Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A FJA informa que os proponentes listados no Cadastro de Reserva poderão ainda ser contemplados a partir do remanejamento de recursos do Auxilio Emergencial e da reversão dos valores que não foram utilizados para a execução da Lei Aldir Blanc em municípios do RN. 

Nesta sexta-feira (11) deverão ser divulgados os resultados preliminares dos editais Prêmio Cultura Popular de Tradição; Formação e Pesquisa – Troca de Saberes à Distância; Prêmio Sabores, Saberes e Fazeres e Ecos do Elefante: Apoio Cultural aos Municípios Potiguares.

Os resultados finais serão publicados no DOE e no site da FJA. O órgão informa que os problemas técnicos que impediram a publicação na última terça-feira (8) não implicarão em mudanças no prazo de contratação e pagamentos dos contemplados.

Veja a lista de classificados dos editais no site www.cultura.rn.gov.br na secção Editais/ Editais Culturais.

Fonte: www.cultura.rn.gov.br