Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 13 de julho de 2022

INTERNACIONAL- 'Os desafios da Educação Pública na América Latina' é tema de debate na II Conape


Os desafios da Educação na América Latina' é tema da atividade autogestionada que a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) vai realizar no segundo dia da II Conape, no dia 16, a partir das 11h30, na SALA 1 PLENÁRIA NISIA FLORESTA 1.

A II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) vai acontecer nos próximos dias 15, 16 e 17 julho [veja a programação completa]. O evento acontece na capital do Rio Grande do Norte (RN), em Natal, no Centro de Convenções.

 

A secretária de Relações Internacionais na Federação Nacional dos Docentes Universitários (CONADU), Yamlle Socolovski, o coordenador Regional Principal da Internacional da Educação na América Latina, Combertty Rodriguez e o secretário de Relações Internacionais na Confederação de Trabalhadores da Educação na República Argentina (CTERA Argentina), Eduardo Pereyra, vão contribuir com o debate sobre a educação pública brasileira.

 

Mais 13 atividades autogestionadas acontecerão no dia 16. Temas como “Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso”, “Adequação de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os Profissionais da Educação no âmbito do Novo Fundeb” e “a regulamentação da educação privada” também serão debatidos durante o dia 16 [veja todas as atividades autogestionadas].

 

Sobre a Conape

Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), a II Conape tem como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire” e registrou cerca de 70% das inscrições de mulheres.

 

Foram mais de 360 trabalhos inscritos, de todo o país, nas sessões de comunicação oral da conferência, sendo 260 aprovados para apresentação na Etapa Nacional. Cerca de 159 participantes deverão apresentar seus trabalhos presencialmente e, 101, de forma virtual [veja mais números da Conape].

 

FNPE decidiu convocar a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) como forma de organizar e manter a mobilização em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da necessidade de monitoramento das metas e da análise crítica das medidas que tem inviabilizado a efetivação do Plano. O então presidente Michel Temer (MDB), junto com seu Ministro da Educação José Mendonça Filho, atacou a independência do setor educacional brasileiro e expulsou inúmeras entidades do campo da educação que mantinham assento no Fórum Nacional de Educação (FNE).

 

O Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), que agrega mais de 40 entidades do campo educacional - entre eles sindicados, confederações e movimentos sociais em defesa da educação - promove a segunda edição da CONAPE e tem como objetivo dialogar a fim de contribuir na melhoria da educação brasileira.

 

SERVIÇO

Atividade autogestionada organizada pela CNTE: 'Os desafios da Educação na América Latina'

Local: SALA 1 PLENÁRIA NISIA FLORESTA 1

Horário: A partir das 11h30

PROGRAMAÇÃO

Programação Completa você acessa aqui.



Neste sábado: Arraiaw da Cafuçu une o brega à cultura nordestina em festa temática na Rua Chile

 Foto: Divulgação

Após dois anos sem acontecer por conta da pandemia, a partir deste ano de 2022 a festa Arraiaw da Cafuçu  será realizada em novos formatos. Neste sábado, 16 de julho, a partir das 20h, o retorno será em grande estilo, com uma noite épica de celebração da cultura nordestina, no largo da Rua Chile, promete a organização do evento.

Criada em 2015 pela DJ e produtora cultural Jaiara Fontes em parceria com o produtor e músico Bruno Alexandre, a I Love Cafuçu é fruto da paixão de seus idealizadores pela estética bregosa, tendo a música romântica brasileira como principal trilha sonora de suas edições.

Com mais de 30 edições realizadas em Natal (entre 2015 e 2020) o evento, que acontecia no Casanova Ecobar, construiu seu nome na noite potiguar, tornando-se a maior festa de brega da cidade. Com boas doses de humor e espontaneidade em seu jeito de se comunicar, a Cafuçu conquistou um público fiel e apaixonado, especialmente entre a comunidade LGBTQIA+, sendo uma festa que produz um ambiente de valorização e enaltecimento da pluralidade.

A programação musical contará com shows da cantora paraibana Socorro Lima (ex-vocalista da Banda Cavalo de Pau), do grupo pernambucano Amigas do Brega, da banda potiguar Cafonaite, Paulilo Paredão, além de discotecagens de Jaiara Fontes, Fernanda Guimarães e  PAJUX FRANK. Vai ter forró das antigas e música brega naquela “roedeira” que a gente ama! Afinal de contas todo mundo tem um Cafuçu pra chamar de seu!

SERVIÇO

Arraiaw da Cafuçu

Dia 16 de julho, sábado, a partir das 20h

Largo da Rua Chile

Ingressos: https://outgo.com.br/arraiaw-da-cafucu-2022

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Deputada Natália Bonavides é indicada mais uma vez ao Prêmio Congresso em Foco -


A votação vai até 31 de julho pela internet, por meio do link https://premio.congressoemfoco.com.br/votacao/.

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) está concorrendo em três categorias no prêmio Congresso em Foco 2022, são elas: Melhores da Câmara, Defesa da Educação e Clima e Sustentabilidade. 

A premiação escolhe os melhores parlamentares do ano na Câmara e no Senado. Sendo um estímulo à responsabilidade social por meio da inspeção do poder público, mas também funciona como um reconhecimento da atuação parlamentar das indicadas e indicados.

“Concorrer ao Prêmio do Congresso em Foco de novo é uma grande satisfação, pois demonstra que a nossa atuação parlamentar tem se destacado. A nossa governadora Fátima já ganhou entre os melhores senadores, eu também já ganhei pelo voto popular e pelo júri técnico. Nós pretendemos mostrar com trabalho que o Rio Grande do Norte merece a premiação mais uma vez”, declarou Natália. 

Em 2021, Bonavides foi premiada a 6ª melhor deputada federal do Brasil pela escolha do Júri especializado e estava entre as 20 melhores pelo voto popular, também sendo considerada a melhor parlamentar federal do RN pelo voto popular em 2020 e 2021.  

A votação vai até 31 de julho pela internet, por meio do link https://premio.congressoemfoco.com.br/votacao/.

Fonte: Deputada Federal NATÁLIA BENAVIDES

Exatus/AgoraRN: Fátima tem 10 pontos sobre a soma dos adversários e venceria no 1º turno

IMAGEM: FÁTIMA BEZERRA

Pesquisa do Instituto Exatus divulgada nesta terça-feira (12) pelo jornal Agora RN aponta a governadora e pré-candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) como líder da disputa pelo governo do Estado e, se as eleições fossem hoje, venceria no 1º turno.

Com esses números, se as eleições fossem hoje, Fátima Bezerra seria reeleita ainda no 1º turno. Enquanto a governadora tem 36,15% das intenções de voto, os adversários somados têm 26,55% – uma diferença de quase 10 pontos percentuais.

Confira os números:

Governo do RN – Estimulada

Fátima Bezerra (PT): 36,15%

Styvenson Valentim (Podemos): 13,9%

Fábio Dantas (Solidariedade): 6,65%

Clorisa Linhares (PMB): 2,3%

Danniel Morais (PSOL): 2%

Rosália Fernandes (PSTU): 1,7%

Ninguém/branco/nulo: 21,15%

Não sabe/não respondeu: 16,15%

Em relação à última pesquisa Exatus/Agora RN publicada em maio, Fátima caiu 2,65 pontos percentuais (fora da margem de erro). Mas a mudança mais significativa ocorreu no 2º lugar: Styvenson cresceu 2,1 pontos percentuais e ultrapassou Fábio Dantas, que perdeu 6,35 pontos (praticamente a metade das intenções de voto que tinha).

Governo do RN – Espontânea

Fátima Bezerra (PT): 30,8%

Styvenson Valentim (Podemos): 8,45%

Fábio Dantas (Solidariedade): 5,55%

Outro: 5,4%

Clorisa Linhares (PMB): 2,1%

Danniel Morais (PSOL): 1,55%

Rosália Fernandes (PSTU): 1,35%

Ninguém/branco/nulo: 26,95%

Não sabe/não respondeu: 17,85%

Governo do RN – Rejeição

Apesar de liderar com folga a corrida para o governo do Estado, a pré-candidata à reeleição Fátima Bezerra também está em primeiro lugar no quesito rejeição, com 22,9% dos entrevistados tendo respondido que não votariam de jeito nenhum na gestora petista.

Veja os números:

Fátima Bezerra (PT): 22,9%

Styvenson Valentim (Podemos): 13,15%

Fábio Dantas (Solidariedade): 10,25%

Rosália Fernandes (PSTU): 4,8%

Danniel Morais (PSOL): 2,45%

Clorisa Linhares (PMB): 2,25%

Não sabe/não respondeu: 30%

Ninguém/branco/nulo: 21,15%

Dados

A pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou 2 mil pessoas em 60 municípios do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 7 de julho. A margem de erro é 2,1 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob números BR-02428/2022 e RN-08156/2022.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

PRESIDENTE DO CPC-RN, " CENTRO POTIGUAR DE CULTURA " EDUARDO VASCONCELOS ESTARÁ NESTA SEXTA-FEIRA (14) EM NATAL ENTREGANDO OFÍCIOS AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

 

RADIALISTA E PRESIDENTE DO CPC-RN nos estúdios da Agreste FM - 107.5

Programa 30 minutos com cultura, espaço para os artistas em geral divulgar suas ações! Todos os sábados das 19 horas ás 19:30, nas ondas da AGRESTE FM - 107.5

Amanhã (14) o presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, estará mais uma vez em Natal, mantendo contatos com órgãos, como Governadoria, SEEC-RN, FJA, GOVERNADORIA, SAÚDE, entre outros órgãos, cujo objetivo é o de fazer parcerias em defesa da Cultura Potiguar.

Para Eduardo, é importantíssimo, que o CPC-RN mantenha contatos com gestores das áreas de educação, cultura, entre outros, buscando parcerias com os mesmo, levando assim o fortalecimento da cultura e na identificação de NOVOS TALENTOS POTIGUARES! Disse, EDUARDO VASCONCELOS - CPC-RN.

Eduardo também destaca que o brevemente o CPC-RN estará fazendo uma reunião extraordinária com a executiva para traçar formas de ampliar a luta para concretização de projetos em favor do Rio Grande do Norte. (artistas). Vamos aguardar!