Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Presidente da Unegro-Parnamirim fala dos desafios para combater o racismo

No programa Potiguar Noticias segunda edição de hoje, o presidente da União Brasileira de Negras e Negros, Unegro-Parnamirim, Juruna Silva conversa sobre o dia dos Direitos Humanos, sobre o movimento negro e o papel da Unegro no combate ao racismo.

A Unegro, surgiu na época da constituição de 1988, que instituiu como crime a prática do racismo."A Instituição trabalha no sentido de combater o racismo, entender como ele acontece estruturalmente. Nosso principal ponto de combate é o negaciosismo, o ato das pessoas negarem a existência do racismo" explica Juruna.

Hoje, dia dos Direitos Humanos, Juruna lembra do histórico da escravidão no Brasil, os episódios que o povo negro passou mesmo após a abolição.
"Na atualidade o racismo estrutural vem sendo discutido nos movimentos negros. Acredito que é preciso combater esse racismo, considerando questões raciais, culturais" lembra.
 
O presidente lembra que um episódio na carreira do cantor americano Elvis Presley, que é um exemplo de como o racismo está incutido na sociedade.

“ Na época lhe perguntaram  porque ele tocava música de preto e ele respondeu que a música não tem cor, assim como o amor não tem cor” contextualiza.
 
Fonte: Potiguar Notícias