Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Velho Bukowski - Charles Bukowski - Ao sul de lugar nenhum

 – Cada um de nós está, no final, sozinho.

– disse Joe.
– Como assim?
– Quero dizer, não importa quão bem a coisa esteja indo no sexo, no amor ou em ambos, chega um dia em que tudo acaba.
– Isso é triste – disse Edna.
Claro que é. Então chega o dia em que tudo acaba. Ou há uma separação ou a coisa toda se resolve em uma trégua: duas pessoas vivendo juntas sem sentir nada. Acho que ficar sozinho é melhor.
Charles Bukowski - Ao sul de lugar nenhum

Fonte: Facebook - Velho Bukowski

Diferença entre inflação de pobres e ricos é a maior desde 2020

Mesmo com medidas que reduziram um pouco o preço da gasolina, pesquisa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra a inflação dos alimentos atingiu 14,72% no acumulado de 12 meses até o mês de julho.

O estudo ainda revela que a diferença entre a inflação dos 10% mais ricos e dos 10% mais pobres da população brasileira aumentou em julho, foi o que mostrou o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo os dados apurados, a diferença chegou a 0,69%, maior índice desde dezembro de 2020 (0,81%).

Ao analisar esse cenário, os pesquisadores do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) destacam como um fator potencializador deste cenário a falta de políticas públicas que incidam no combate à fome e ao desalento que tomou conta do país.

Segundo o DIEESE a situação que o país atravessa hoje carece de ações de Estado focadas na retomada da economia, com geração de emprego e com valorização da renda da grande maioria da população.

Leite, um dos vilões da inflação

Outro levantamento do DIEESE, em parceria com o Procon-SP, mostra que somente na cidade de São Paulo, de junho para julho, o valor médio do litro de leite UHT saltou 24,8%, chegando em média a R$ 6,79.

Segundo o DIEESE, além da ausência de políticas que ajudem a atravessar a entressafra, a estiagem também impacta na produção e, consequentemente, no preço.  Nos estados da região sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, muitos agricultores chegaram a perder 100% da lavoura de milho, utilizada no complemento da ração para os animais da produção leiteira.

Outro fator é o custo dos medicamentos e alimentação, como são importados, seu custo está lastreado pelo valor do dólar, sem falar no reflexo dos altos preços do commodities e a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Com informações das agências

Fonte: CTB NACIONAL

Regina Duarte diz ter vergonha de Fernanda Montenegro, Chico e Caetano - " NOSSAS DESCULPAS...MAS É MUITO CARA DE PAU!" - Acorda Regina!

Aos 75 anos, atriz também declarou que “Bolsonaro é exemplo de Democracia para o mundo todo”, a despeito de todos os ataques autoritários e golpistas do presidente.

A decadente atriz Regina Duarte voltou a dar vexame em sua cruzada contra a esquerda e o campo progressista no Brasil. Mais de dois anos após sua breve e desastrosa gestão à frente da Secretaria Especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro, Regina criticou os artistas que leram, em vídeo, a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!”, idealizado na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).

O documento, lido publicamente em todo o País no último dia 11 de agosto, foi o mais bem-sucedido manifesto pró -democracia na história do Brasil, com mais de 1 milhão de adesões individuais e o apoio de mais de 500 entidades da sociedade civil. Na véspera da leitura pública, os organizadores divulgaram um vídeo em que artistas leem a “Carta” na íntegra”. Para Regina Duarte, no entanto, a postura desses artistas “chega o cúmulo do cinismo e da pouca vergonha”.

“Que vergonha que eu tenho dessa ‘leva’”, arriscou-se a escrever justamente a atriz que mais se tornou persona non grata nos meios artísticos nestes anos de governo Bolsonaro. Detalhe: a “leva” a que se refere Regina Duarte, num tom eivado de preconceito, inclui nomes como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte e Anitta.

Aos 75 anos, a atriz, que já foi chamada de “Namoradinha do Brasil”, declarou, ainda, que “Bolsonaro é exemplo de Democracia para o mundo todo”, a despeito de todos os ataques autoritários e golpistas do presidente. “Como em 2002, eu tenho medo”, agregou a atriz, tentando evocar, mais uma vez, falsos fantasmas para o eleitor brasileiro.

Se em 2022 a resposta à altura a Regina partiu da atriz Paloma Duarte, agora o contra-ataque partiu da veterana Elisa Lucinda. Ao comentar o post em que Regina diz ter vergonha “dessa leva”, Elisa, sempre crítica ao governo de destruição de Bolsonaro, reagiu: “E eu de você”. Enfim, poucas mas suficientes palavras para descrever o que cada vez mais pessoas sentem de Regina Duarte.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Dia do Patrimônio Histórico 17 de agosto - " ONTEM" - EDUARDO VASCONCELOS

A data passou a ser celebrada em 1998, quando faria 100 anos o historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), fundador do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937.

É patrimônio cultural e ambiental o conjunto de elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e científicos para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e os referenciais do modo de vida e identidade social.

Ações sistemáticas a fim de preservar o patrimônio histórico tiveram início no século XIX e ganharam força após as guerras mundiais, diante da necessidade de se restaurar os monumentos destruídos nos confrontos.

Atualmente, há diretrizes para a conservação, manutenção e restauro do patrimônio histórico mundial, expressas nas Cartas Patrimoniais – coleção dos principais documentos e recomendações de encontros ocorridos em diversas partes do mundo, desde 1931.

Fonte: Iphan

Com Portal BRASIL CULTURA