Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

AGENTE DE CULTURA DE NOVA CRUZ/RN E PRESIDENTE DO CPC/RN, EDUARDO VASCONCELOS REUNIU-SE COM ARTISTAS SOBRE A LEI EMERGÊNCIAL DA CULTURA POTIGUAR!

 

Agente de Cultura, Eduardo Vasconcelos reuniu-se com os artistas novacruzenses inscritos na Lei Aldir Blanc

Hoje (25) a tarde o Agente de Cultura da Casa de Cultura "Lauro Arruda Câmara" - Nova Cruz e presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, Eduardo Vasconcelos reuniu-se com artistas cantores e representantes de Grupos de Capoeira e Dança, cujo assunto foi as suas habilitações na primeira fase da Lei Aldir Blanc, através da Fundação José Augusto.

A reunião aconteceu na Casa de Cultura seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado, cujo objetivo era discutir os futuros passos a serem dados para os recentes inscritos permanecerem até a fase final, quando tudo dando certo terão direitos ao Auxilio Emergencial da Cultura, lançado pela Fundação José Augusto - FJA.

Após duas horas de reunião todos deram as mãos para continuarem na segunda fase, que ocorrerá em uma semana.  Todos estão torcendo para dá tudo certo, pois os mesmos precisam muito deste apoio do Estado em virtude das suas paralisações artistas com a chegada da Pandemia.

Tão logo saia a lista dos habilitados na segunda fase eles voltarão a se reunirem! Com a esperança dos demais chegarem na fase conclusiva e ai receberem o Auxílio Emergencial da Cultura Potiguar.

Vamos aguardar! Eles merecem! Pois essa ajuda chega em um bom momento.

Brevemente será marcada a segunda reunião tão logo a FJA divulguem a nova lista dos felizardos. Nova Cruz sem dúvida estará entre os contemplados. 


De onde veio a expressão “Papa-jerimum”? por Henrique Araujo

Todo mundo sabe que o Potiguar, o povo do rio grande do norte, é conhecido como comedor de camarão, né?

Essa expressão veio lá dos índios Potiguaras, os primeiros habitantes das terras norte-riograndenses, inclusive os eles ainda conservam esse hábito de comer camarão até hoje.

Mas o potiguar também é conhecido como Papa-Jerimum, ou seja, comedor de jerimum, e onde veio essa expressão?

Pois saiba que essa expressão veio da época das Capitania Hereditárias. E pra você que mora no sul/sudeste jerimum é o mesmo que abóbora, ok?

Bom, segundo o maior folclorista do brasil, Luís da Câmara Cascudo, o jerimum nunca foi um alimento característico do RN. Durante muito tempo o estado comprou de seus estados vizinhos, Paraíba e Pernambuco.

Na segunda metade do século XVIII, era comum que alimentos fossem usados como moeda de troca no Brasil. Nos estados do Maranhão e Ceará era o novelo de algodão fiado, mais tarde foi a farinha de mandioca. No Pará, norte do país, a moeda era mais curiosa: pacotes de ovas de tainha.

Mas, segundo Cascudo, a expressão "papa-jerimum" nasceria na "desastrada" administração de Lopo Joaquim de Almeida Henriques, entre 1802 e 1806, quando foi exonerado da capitania Rio Grande, e mandado retirar-se imediatamente pelo Capitão-General de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro.

Diz-se que Lopo Joaquim "mandou fazer roçados de mandioca pela tropa em lugares por onde hoje se estende a cidade, e plantações de melancia, de que tirava a parte do leão" (Gonçalves Dias). Lopo também teria cultivado jerimuns/abóboras.

Jerimum, fruto conhecido no resto do país como abóbora.

Porém não se fala em jerimum nos escritos e relatos históricos, e nenhum historiador comprova a veracidade dos jerimuns como moeda: "Não se fala em jerimum e menos ainda que o governador pagasse tropa e funcionários com os produtos de sua lavoura. Não há outra oportunidade para a criação da lenda e não existe um único documento oficial em que esse episódio seja mencionado. Puro folclore!", cita Cascudo.

O Norte-Rio-Grandense é denominado papa-jerimum (abóbora) porque diz a lenda ter sido com esse fruto que pagavam-se aos funcionários da Capitania.

Indo para o ano de 1906, a primeira versão do famoso Jornal Diário de Natal, na coluna intitulada “De meu canto”, o autor sob pseudônimo “Neto”, publicou a pretensão do então governador Pedro Velho de pagar aos funcionários com salários em atraso, com jerimuns, fazendo alusão ao presidente de província Lopo Joaquim, citado anteriormente. Nesta coluna, o autor acusa o governador de plantar jerimuns nos jardins públicos da cidade.

E aí o apelido pegou e viveu até hoje. O folclorista conta que Francisco Gomes da Rocha Fagundes (conhecido como Chico Gordo), senador pelo Rio Grande do Norte em 1899, ouviu em pleno Senado a piada do "jerimum fiduciário". O senador deu uma resposta feliz: "Paga com jerimum, mas paga! E o Estado de V. Excia. fica devendo!".

Se gostou veja também Câmara Cascudo explicou como surgiu o cuscuz e você não fazia ideia de que foi assim

Fonte: Institudo Ludovicus, com informações adicionais de Brechando.

#jerimum#origem-da-expressao#papa-jerimum#papajerimum#porque-papa-jerimum#significado-de-papa-jerimum#significado-de-papajerimum

Comente   Ver todos os comentários

GAROTA DE 14 ANOS VENCE CONCURSO EM JOINVILLE COM A SEGUINTE REDAÇÃO: “CERTA NOITE, AO ENTRAR EM MINHA SALA DE AULA, VI NUM MAPA-MUNDI, O NOSSO BRASIL CHORAR”!

Imagem: http://sindfaz.org.br

O que houve, meu Brasil Brasileiro? Perguntei-lhe! E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo... Antes, os meus bosques tinham mais flores e meu seio mais amores. Meu povo era heroico e os seus brados, retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. 

Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil. 

Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula. 

Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. 

Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais.... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz? Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido."

Obs. Reprodução

STRAF - NOVA CRUZ-RN JUNTAMENTE COM A CONTAF E FETARN ENTREGA CHEQUES AOS SÓCIOS GANHADORES DO AMPARO SOCIAL - CONFIRA MATÉRIA!

Dirigente da FETARN conversa com a ganhadora, Severina Barbosa

Equipe do STRAF de Nova Cruz/RN: "A união faz a força!"
Entrega das premiações (cheques) aos ganhadores entregues pela CONTAG/FETARN/STRAF
Diretoria do STRAF de Nova Cruz/RN ao lado dos ganhadores após entrega dos prêmios
Momento único! STRAF DE NOVA CRUZ NA LUTA COM VOCÊ!

Edmilson Gomes da Silva, carinhosamente chamado de Negão- STRAF Nova Cruz: Entrega dos cheques no valor de 500,00 reais do amparo social, foram dois ganhadores. Iniciativa da CONTAG, cuja ação denominada de Amparo social.

Foram os felizardos: a senhora, Severina Barbosa do Sítio Barbosa e o Senhor, João Arnoud do Sítio Lagoa dos Currais, que hoje receberam seus cheques nos valores de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada.

O STRAF de Nova Cruz/RN vem se destacando no âmbito social, cuja visão sempre voltada para os seus associados, seja ele aposentados, seja ele na ativa!

A CONTAG também vem desenvolvendo um trabalhos excepcional em favor dos seus filiados, sempre com ações dirigidas e em parceria com as federações, sindicatos e é claro aos associados de modo geral.

Para Edmilson (Negão) essas ações são sempre salutar, pois incentiva e ajuda aqueles que realmente merece o nosso apoio.

Outras ações virão, garante, Edmilson Silva, mas antes ele lembra da importância de seus associados manterem suas mensalidades em dia, pois é desta forma que o STRAF terá condições de lutar sempre a favor de seus filiados/associados. Concluiu, Edmilson Gomes da Silva.

Não fique ai parado, SEJA SÓCIO!