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sábado, 19 de novembro de 2022

Governo do RN amplia em 86 veículos frota do transporte escolar

  

Entrega dos veículos ocorrerá no fim do mês, quando concluído todo o serviço de emplacamento. Frota salta de 286 para 372 ônibus.

Uma educação pública de qualidade é feita com ações concretas. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte reforça esse conceito com a aquisição de novos 86 ônibus escolares para a rede estadual de ensino. Os veículos representam um investimento de R$ 29,4 milhões e farão parte da frota que beneficia, diariamente, mais de 57 mil estudantes. Por Sandro Menezes.

Os novos ônibus fortalecerão as linhas e rotas administradas pelas prefeituras, dentro do regime de colaboração entre Estado e municípios estabelecido pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN), e os itinerários em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros administrados diretamente pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

De posse de todos os veículos, a secretaria de Educação do RN está realizando a etapa de emplacamento dos ônibus. Com a finalização desta etapa, o RN saltará de 286 para 372 ônibus escolares administrados pela SEEC e em parceria com os municípios. A entrega dos veículos ocorrerá no fim do mês, conforme a conclusão do emplacamento.

Da totalidade de veículos, 46 ônibus foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, totalizando R$16.078.280,00, dentro do planejamento estabelecido pelo Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). Os outros 40 são oriundos de emendas parlamentares, correspondente a R$13.147.978, fruto da interlocução com a bancada federal, sendo 27 do mandato do senador Jean Paul Prates, sete do mandato da senadora Zenaide Maia e seis do mandato do deputado federal Rafael Motta.

“Os novos ônibus atendem ao compromisso que temos em melhorar as condições de ensino em nosso Estado. Ação que idealizamos dentro do PNEP, ela proporciona ao estudante o direito de acesso à educação, uma vez que muitos residem longe das escolas e sem a presença do transporte não seria possível chegar aos espaços de aprendizagem. Um investimento que mostra como faz diferença ter na chefia do executivo uma professora, a governadora Fátima Bezerra", destaca Getúlio Marques, titular da SEEC. “Não podemos deixar de agradecer a parceria com o deputado Rafael Motta e os senadores Jean Paul e Zenaide Maia, que empenharam suas emendas nessa ação”, conclui.

Os ônibus recebidos atendem a todos os critérios de segurança e qualidade estabelecidos pelos órgãos de controle. Eles são adaptados para receber alunos com locomoção reduzida e vão atender, principalmente, as áreas rurais dos municípios.

Dois modelos compõe a frota: os veículos ORE 1 Micro, com capacidade para transporte de 21 estudantes, e o ORE 3 Grande, comportando 59 estudantes sentados. “Ambos os modelos proporcionam robustez e conforto a todos os nossos estudantes, garantindo que o caminho até a escola seja seguro e tranquilo, seja no campo ou na cidade”, explica Álvaro Bezerra, subsecretário de Educação do RN. 

Para realizar o transporte dos estudantes das redes municipais e estadual, a SEEC firma parceria com os municípios, por meio do PETERN. O executivo estadual repassa para cada cidade conveniada veículos e recursos financeiros e, por sua vez, cada prefeitura assume as rotas e manutenção dos ônibus. A capacitação dos motoristas é feita pela SEEC.

No último ano, por meio do PETERN, o valor repassado, per capita, para as prefeituras era de R$ 3,70, chegando à marca de investimento global de R$ 49 milhões. Nesse ano, após reajuste no valor distribuído, a quantia foi dividida em duas modalidades: para os estudantes do ensino fundamental o valor está fixado em R$ 3,95 e para o ensino médio, R$ 4,34. Com isso, para transportar 55.990 estudantes, o investimento é superior a R$ 59 milhões.

ENTENDA

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer reforça que nenhum dos 86 ônibus escolares adquiridos para renovar a frota escolar foram enviados pelo Governo Federal. Todos foram comprados com recursos próprios do Estado, via Programa Nova Escola Potiguar, e de emendas parlamentares, sem qualquer recurso governamental federal.

Sandro Menezes

Os 86 novos ônibus escolares representam um investimento de R$ 29,4 milhões.

A secretaria realizou a compra dos veículos por meio de adesão de ata. Nesta modalidade, quem define todas as características dos ônibus, incluindo os adesivos externos, é o responsável pela ata, que neste caso é o FNDE. Para manter a originalidade das peças dos ônibus, a fábrica faz a entrega dos veículos conforme está prevista na ata de compra. 

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

É a vez do Brasil ser campeão do mundo", diz Lula sobre Copa


 “Sinceramente, nunca estive tão esperançoso que o Brasil ganhe a Copa”, afirmou o presidente eleito em coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro de Portugal

Presidente Lula com a camisa da seleção (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
247 - Em Portugal, nesta sexta-feira, 18, o presidente eleito Lula da Silva (PT) afirmou que, na Copa do Catar, que estreia no próximo domingo, 20, “é a vez do Brasil ser campeão do mundo”. A Seleção Brasileira inicia na competição na próxima quinta-feira, 24, contra a Sérvia. Na competição, o Brasil, que é o único pentacampeão, tem a oportunidade de se tornar o único hexa.

A afirmação ocorreu em coletiva de imprensa em Lisboa, ao lado do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. O político português brincou que uma das poucas divergências que tem com Lula é quem vai ganhar a final da Copa do Mundo no Catar, se Brasil ou Portugal. E Lula respondeu: 

“Depois de 20 anos, chegou a vez do Brasil ser campeão do mundo outra vez. Primeiro porque algumas seleções importantes não estão bem. Segundo porque um país que é tetracampeão, que é a Itália, não via. Terceiro porque o Cristiano Ronaldo não está jogando como há 15 anos atrás. Portanto, o Brasil tem muito mais chance de ganhar essa Copa do Mundo”.

Respondendo a um jornalista sobre a situação da Copa ser realizada no Catar, país que tem sido alvo de diversas denúncias de atentados contra direitos humanos, Lula afirmou:

“Não sei o critério pelo qual foi escolhido o Catar. De qualquer forma, não cabe a gente julgar. Já foi escolhido, já está definido, as seleções já estão convocadas e já estão treinando. O que queremos é que os jogadores joguem bem para dar um espetáculo para todo nós”.

O primeiro-ministro português, na mesma linha, afirmou que estará presente na competição em apoio à Seleção Portuguesa, e não ao regime do Catar, e que apoiaria a equipe do país em qualquer outra nação, independente de divergências políticas.

https://www.brasil247.com/copa2022/e-a-vez-do-brasil-ser-campeao-do-mundo-diz-lula-sobre-copa

Fonte: http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com

BRASIL: Falta de acesso à educação e emprego de qualidade comprova abismo entre brancos e negros

Pesquisa do Banco Mundial mostra que, no Brasil, pretos e pardos no Brasil são cerca de 56% da população brasileira, mas possuem os menores índices de acesso à educação e ao mercado de trabalho. Enquanto o acesso à escola e à universidade é dificultado por condições de vida, o universo laboral é marcado por guetos e discrepâncias salariais em relação aos brancos.

A pesquisa, feita em parceria com o Afro-Cebrap e o Instituto de Referência Negra Peregum, mostra que as desigualdades entre negros e brancos são acentuadas por três canais principais: educação, segregação ocupacional, e discriminação e diferenças de salários.
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Na área da educação, o acesso e “a qualidade contribuem para que a população negra seja incorporada em empregos de baixa qualificação, com vínculos empregatícios frágeis e pouca remuneração”, diz o estudo, que aborda dados de março a junho de 2021 e foi concluído no início deste mês.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, cerca de um terço da população na faixa etária entre 18 e 29 anos não estuda nem trabalha. O fenômeno “nem nem” atinge mais mulheres negras e homens negros do que mulher brancas e homens brancos.

De acordo com o relatório, o principal desafio é a educação. Apesar de a sociedade ser formada em sua maioria por pessoas negras, a educação sempre está entre os pontos mais sinalizados quando o tema é a negligência à população negra.

Um segundo aspecto que o estudo ressalta como perpetuador das desigualdades é o que classificou como “segregação ocupacional” ou “guetos ocupacionais”, nos quais homens brancos, homens negros, mulheres brancas e mulheres negras ocupam nichos específicos no mercado de trabalho.

Entre profissionais, proprietários e empregadores há maior representatividade de brancos e brancas. Nas ocupações manuais, por sua vez, há maior concentração de negros e negras. Dados da Pnad mostram que mais de 60% dos trabalhadores manuais são negros e mais de 60% dos profissionais e empregadores são brancos. Enquanto mais de 70% dos homens brancos com ensino superior são profissionais, proprietários ou empregadores, 47,6% das mulheres negras com ensino superior exercem ocupações classificadas como trabalhadores não manuais, técnicos e supervisores.

“Ou seja, a formação superior das mulheres negras não é suficiente para que elas exerçam as profissões para as quais se prepararam”, ressalta o texto.

Entre aqueles que estão se esforçando para conseguir emprego fixo, o desemprego atinge mais negros e negras. No caso das mulheres negras, as desigualdades de raça e de gênero se sobrepõem, resultando nas maiores taxas de inatividade (47,3%) e de desemprego (8,9%).

Quando se analisam jovens de 18 a 29 anos, observa-se que mais de um terço das mulheres negras dessa faixa etária (35,6%) estão fora da força de trabalho. “Essa é uma etapa crucial de transição de jovens que acabaram de sair da idade escolar e estão no início de suas trajetórias de trabalho. Esse momento em particular tem grande potencial para impactar suas carreiras futuras positiva ou negativamente”, diz o estudo.

Fonte: Valor Econômico

Com CTB NACIONAL

20/11 – Dia da Consciência Negra: a cultura como forma de luta contra a segregação racial

 Foto Reprodução/internet

O Brasil é o país com a maior concentração de pessoas negras fora do continente africano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros e pardos representam a maioria da população brasileira. Temos cerca de 54% da população total do país, que já superou a quantia de 212,7 milhões de pessoas conforme dados de 2021.

História

Historicamente os negros percorreram uma trajetória de submissão e humilhação, desde quando eram sequestrados e trazidos de forma cruel e desumana, como narram os livros de história, para serem escravizados. Devido ao período escravagista, essas pessoas eram submetidas à condições completamente sub-humanas. Passados 134 anos desde do fim da escravidão, com a Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, a situação dos afrodescendentes não sofreu mudanças significativas. O preconceito racial, por exemplo, ainda é o grande problema enfrentado diariamente por essa população.

A Lei nº 12.519, instituída em 10 de novembro de 2011, estabelece o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data simboliza também o dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou pela liberdade de culto e religião, e também pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Após ser perseguido, foi morto, em 1695, aos 40 anos de idade.

Influência cultural

Zumbi dos Palmares é símbolo histórico nacional, um símbolo de luta, resistência e acima de tudo a perseverança da continuidade de um povo. A reivindicação para que fosse escolhida como uma das figuras centrais para o povo negro brasileiro começou na década de 70, quando o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em congresso realizado em 1978, elegeu a figura de Zumbi como símbolo da luta e resistência dos afrodescendentes no país.

Falar da importância de Zumbi dos Palmares, de resistência e luta é também falar da influência cultural e como ela é essencial para que não seja apagada, completamente, as raízes dos povos africanos no Brasil. Como ressalta Felipe Nunes historiador, antropólogo, cantautor e escritor.

"A África civilizou o Brasil. Devemos parte importante da nossa cultura (hábitos, linguagem, crenças) a contribuição das populações africanas que desembarcaram em nossas terras".

A colonização

Felipe ressalta ainda que mesmo com toda contribuição, as manifestações e movimentos culturais não foram um movimento recebido de forma pacífica pelos colonizadores portugueses.

"A cultura africana sobreviveu com muita resistência, sendo obrigada por diversas vezes, a se misturar com a cultura dominante para sobreviver e manter a prática de suas crenças e hábitos", ressalta.

Apesar de toda forma de opressão, humilhação, a África resiste no Brasil. Um dos principais símbolos de resistência são as manifestações culturais, heranças dos povos da África Centro-Ocidental (hoje Angola), Costa Leste (especialmente Moçambique) e Golfo do Benim (Sudoeste da atual Nigéria).

Cultura e dança

O historiador cita o Samba, ritmo nacional com origem angolana, eternizado por grandes músicos nacionais como: Alcione, Zeca Pagodinho e outros artistas. Sendo também referência internacional do povo brasileiro, principalmente no carnaval, a festa brasileira mais famosa, como um dos grandes exemplos de herança.

“O ritmo tem origem do banto samba, significa umbigo ou coração, oriundo das danças nupciais praticadas em Angola caracterizadas pelas umbigadas e que se proliferam em nosso país, sobretudo pela Bahia e Rio de Janeiro”, acrescenta Felipe.

Além de originar ritmos, os africanos contribuíram com a língua portuguesa do Brasil.

O quimbundo, língua falada pelos povos bantu que ficam na região noroeste do continente africano, foi essencial para formação do português brasileiro.

"A nasalidade presente na oralidade, à exemplo da palavra nvula “chuva”, contribuiu para o português falado no Brasil eliminar as consoantes ao final da palavra como em “fazê” e “cantá”, ressalta Felipe.

Apesar de toda contribuição, não pode ser negada a existência do racismo estrutural que dificulta a aceitação, representação e respeito dessa cultura. Casos de racismo contra a cultura e principalmente a religião são reais.

"Aqui no Rio Grande do Norte, temos um exemplo notório. A estátua de Yemanjá é constantemente atacada e depredada, assim como as práticas religiosas de matriz africana. Precisamos garantir a liberdade de culto e prática, tanto das religiões como da cultura afrodescendente, permitir a visibilidade de todas as manifestações.", encerra o historiador e antropólogo.

Lei do Cotas, um bom começo

Para tentar reparar danos causados pela exclusão, pela falta de acesso dos negros aos serviços da sociedade, em especial à educação, o país criou em a Lei de Cotas (12.711/2012), para facilitar o acesso de pessoas pretas, pardas e indígenas às universidades públicas no Brasil.

Lei do Racismo

Em 1989 o Brasil deu um passo importante para o combate ao racismo, com a Lei do Racismo (7.716/89), pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade.

Punição

Um caso recente de indiciamento por injúria racial aconteceu contra uma jornalista, ex-apresentadora de uma emissora de TV, que xingava uma funcionária de “carvão”, e outros termos racistas.

Ela foi condenada pagar uma multa de 30 mil reais e a fazer um curso-antirracismo no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Apesar disso, e mesmo diante de exemplos como esse, a falta de leis mais eficazes e de políticas públicas de combate e punição à crimes raciais no Brasil, é notória.

O Dia da Consciência Negra, é também um alerta para entendermos que a luta é contínua, de todos, e que muitos avanços ainda são necessários.

Reportagem: Da Redação do Potiguar Notícias, Gabrielle Borges

Edição: Marclene Oliveira 

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS