Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 13 de julho de 2020

ARTISTAS DE SANTA CRUZ CRIAM O FÓRUM CULTURAL ALDIR BLANC, PARA DISCUTIR A LEI DE EMERGÊNCIA CULTURAL. - " E NOVA CRUZ, QUANDO VAI CRIAR O SEU, COM A PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES E ARTISTAS?" - EDUARDO VASCONCELOS




Após aprovação do Projeto de Lei de Emergência Cultural, pelo Congresso Nacional e sua sanção presidencial, virando a Lei Aldir Blanc, que visa socorrer o setor cultural fortemente afetado pela crise da COVID-19, onde será destinado 3 BILHÕES de reais, para Estados e Municípios de todo Brasil, diversos artistas, membros de grupos e instituições culturais de Santa Cruz/RN, criaram, ontem (09), de forma remota, o Fórum Cultural de Santa Cruz – Aldir Blanc. 

Segundo os fundadores, o fórum tem dois objetivos básicos: um, agregar o máximo de artistas da cidade para o acesso à informação sobre seus direitos contidos na lei, outro, buscar fortalecer o diálogo da classe artística com o poder público municipal, responsável pela execução dos recursos. 

Outro ponto, é que, o comitê servirá como mais um colegiado amplo de discussão e fiscalização, uma vez que Santa Cruz conta com o Conselho Municipal de Política Cultural, órgão colegiado com representantes do poder público e sociedade civil que também deverá atuar na fiscalização da aplicação dos recursos. 

A orientação da COMISSÃO NACIONAL LEI ALDIR BLANC formada por artistas de todos as regiões do Brasil, que vem acompanhando todo o processo desde o início é para que, a classe artística se organize. Crie seus comitês, fóruns de babates ou comissões, mesmo naqueles municípios que já tem conselho de cultura, como é o caso de Santa Cruz. A comissão entende que, quanto mais controle social, melhor. 

O BLOG 
Parabéns a classe artística de Santa Cruz por mais essa iniciativa. 

EDUCAÇÃO - Bolsonaro exclui secretários estaduais e municipais de Conselho Nacional de Educação

Bolsonaro exclui secretários estaduais e municipais de Conselho Nacional de Educação

O órgão colegiado ao MEC tem a finalidade de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação.

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta sexta-feira 10, 11 novos integrantes para as câmaras de Educação Básica e Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Entre os nomeados, não há representantes do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o que fez com as instituições reagissem com repúdio ao ato.

Em nota conjunta, as instituições destacam que o “O CNE é um órgão de Estado e não de um governo. Enquanto instituição máxima da Educação, para ter respeitabilidade, legitimidade e autenticidade em suas decisões, deveria ter o mínimo de uma representação das redes públicas estaduais e municipais, responsáveis por mais de 80% de todas as matrículas da Educação Básica do País e mais de 40 milhões de estudantes”.
Ainda consideram no “momento em que o país se encontra às voltas com a expectativa pela nomeação de um novo ministro da Educação, quando diálogo, reconhecimento e respeito mútuos são valores essenciais para nossa relação com o MEC, desconsiderar as sugestões dos gestores da educação pública de todo o país para a composição de um colegiado tão importante como o CNE transmite uma mensagem negativa e preocupante”.
O Consed e a Undime terminam a nota cobrando que o Congresso Nacional estabeleça em lei uma nova forma de composição do CNE , com a devida representação paritária das três esferas de governo, “no sentido de coibir decisões equivocadas que não respeitam e não consideram a importância da articulação entre as três instâncias federativas”.
O Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado ao MEC, tem a finalidade de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação e exercer atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro da Educação. Ele é composto por duas Câmaras, uma de Educação Básica, e uma de Educação Superior, composta, cada uma, por 11 conselheiros, fora o Secretário de Educação Fundamental e o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, que são membros nato.
Para a Câmara de Educação Básica foram nomeados:
  • Wiliam Ferreira da Cunha
  • Gabriel Giannattasio
  • Valseni José Pereira Braga
  • Tiago Tondinelli
  • Fernando Cesar Capovilla
  • Amábile Aparecida Pacios
  • Augusto Buchweitz
Já para a Câmara de Educação Superior, foram nomeados:
  • Anderson Luiz Bezerra da Silveira
  • Aristides Cimadon
  • José Barroso Filho
  • Wilson de Matos Silva
Também foram reconduzidos à presidência da Câmara de Educação Básica, Suely Melo de Castro Menezes, e à Câmara de Educação Superior, Luiz Roberto Liza Curi.
Fonte: Revista Carta Capital

JUSTIÇA - Caso Marielle: PF e MP encontram ligação entre Capitão Adriano e acusado de matar vereadora

Caso Marielle: PF e MP encontram ligação entre Capitão Adriano e acusado de matar vereadora

O relatório faz parte da busca por quem mandou matar Marielle e seu motorista, Anderson Gomes


Um novo relatório conjunto da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) mostra uma ligação entre Adriano da Nóbrega, miliciano que chefiava o Escritório do Crime no Rio, com Ronnie Lessa, PM preso acusado de assassinar a vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes.

O documento mostra que Adriano da Nóbrega usava uma concessionária de luxo na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, para vender e comprar carros.
O local foi alvo de pesquisas na internet feitas por Lessa e era frequentado por um homem de sua confiança, preso por sumir com as armas do policial militar da reserva. Trata-se de Márcio Mantovano.
“O estabelecimento Garage Store é suspeito de transacionar com Adriano da Nóbrega, alvo da Operação Intocáveis, e foi pesquisado por Ronnie Lessa junto à ferramenta Google”, diz o relatório da PF e do MP-RJ, obtido pelo UOL.
O documento diz ainda que homens ligados a Adriano da Nóbrega e Ronnie Lessa tinham relação próxima e frequentavam as mesmas festas no Rio. Os dois, porém, ainda não têm um elo direto, exceto a loja de carros de luxo e o fato de terem se conhecido quando ambos foram do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

PM de SP quebra perna e pisa no pescoço de mulher negra rendida no chão - "Absurdo, confiram!" - Eduardo Vasconcelos*

Reprodução/Twitter
“Quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço”, contou. Policiais foram afastados e responderão a inquérito.
O programa Fantástico, da TV Globo, exibiu na noite deste domingo (12) uma cena de violência policial contra uma mulher negra de 51 anos durante abordagem em um bar de Parelheiros, na zona sul de São Paulo.
O caso aconteceu no dia 30 de maio. Policiais foram chamados ao local por causa de um cliente que estacionou o veículo com som em alto volume, enquanto consumia no local.
A dona do bar, viúva, com cinco filhos e dois netos, contou ao programa que estava tentando defender um amigo, que fora derrubado pelo PM e ficou desfalecido no chão. Ela afirma que, ao pedir para o policial cessar a violência, foi empurrada para uma grade e agredida por outro agente.
A vítima relata que tomou três socos e foi derrubada com uma rasteira. Na queda, ela diz ter fraturado a tíbia. Um vídeo que registrou a cena mostra a mulher deitada de bruços, ao lado de um carro, enquanto o policial pisa em seu pescoço e apoia todo o seu corpo sobre a vítima.
A mulher então é algemada e arrastada até a calçada. A vítima diz que desmaiou quatro vezes. “Quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço”, contou.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comentou sobre o caso na noite de domingo, através do Twitter. “Os policiais militares que agrediram uma mulher em Parelheiros, na Capital de SP, já foram afastados e responderão a inquérito. As cenas exibidas no Fantástico causam repulsa. Inaceitável a conduta de violência desnecessária de alguns policiais. Não honram a qualidade da PM de SP”, disse.
Policiais registraram boletim de ocorrência contra a mulher por desacato, lesão corporal, desobediência e resistência, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.
Fonte: Revista Fórum

Com mais de 70 mil mortos por Covid-19 no Brasil, Bolsonaro diz que "pânico foi disseminado" e prioriza a economia

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | Alex Pazuello/Semcom)

"A desinformação foi uma arma largamente utilizada", disse também Jair Bolsonaro, que viu recentemente o Facebook desmontar uma rede de disseminação de fake news ligada a seu gabinete e aos de seus filhos
247 - Jair Bolsonaro falou novamente em tom de preocupação apenas com a economia brasileira diante de mais de 70 mil mortos pelo novo coronavírus no Brasil. A declaração foi feita por meio de publicação no Facebook neste domingo (12).

"Milhões de empregos destruídos, dezenas de milhões de informais sem renda e um país na beira da recessão. Sempre disse que o efeito colateral do combate ao vírus não poderia ser pior que o próprio vírus. A realidade do futuro de cada família brasileira deve ser despolitizada da pandemia. Os números reais dessa guerra brevemente aparecerão", disse Bolsonaro, sem mencionar nenhum pesar em relação às vítimas da Covid-19.
Ele ainda criticou as fake news veiculadas em tempos de pandemia, sendo que recentemente o Facebook desmontou uma rede de desinformação vinculada a seu gabinete e aos gabinetes de seus filhos. "A desinformação foi uma arma largamente utilizada. O pânico foi disseminado fazendo as pessoas acreditarem que só tinham um grave problema para enfrentar".