Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Ouça “História Hoje” 05/02/: Há 91 anos, morria Osório Duque Estrada, autor da letra do Hino Nacional

Joaquim_Osório_Duque-Estrada_(poeta_brasileiro)
O autor da letra do Hino Nacional, poeta, crítico, professor, ensaísta e teatrólogo Osório Duque -Estrada morre em 5 de fevereiro de 1927.
Apresentação José Carlos Andrade
ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA
Publicou 27 livros – poesias, didáticos, peças teatrais, conferências, traduções e libretos de operas – destacando além de Alvéolos, Flora de Maio, A Arte de Fazer Versos e A Abolição, este com prefácio de Rui Barbosa.
Foi critico-literário, mantendo por muito tempo a secção “ Registro Literário “ no “Correio da Manhã”, no “Imparcial” e no “Jornal do Brasil.
Em 1888 escreveu os primeiros ensaios como um dos auxiliares de José do Patrocínio na campanha da abolição.    Nesse ano alistou-se nas fileiras republicanas, ao lado de Silva Jardim, entrando para o Centro Lopes Trovão.   Em 1891dedicou-se à diplomacia sendo nomeado 2º Secretário de Alegação, no Paraguai.    De 1893 a 1896, morou em Minas Gerais, onde foi redator do “Eco de Cataguazes.
Destacou-se no magistério como professor e inspetor-geral de ensino, até o ano de 1902, quando foi nomeado regente interino da cadeira de História Geral e do Brasil no Colégio Pedro II. Voltou à imprensa e colaborou com quase todos os jornais do Rio de Janeiro.
Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1915, na vaga de Silvio Romero, sendo o segundo ocupante da cadeira nº 17, que tem como patrono, Hipólito da Costa. Seu discurso de posse foi respondido por Coelho Neto.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

Após Doria, Gilmar e Bolsonaro viram marchinhas da Orquestra Royal

orquestra_royal118265
Neste ano, em vez de “É melhor Jair se acostumando”, slogan informal dos eleitores de Bolsonaro, o grupo mineiro sugere na marchinha Bolsomico: “É melhor Jair embora/ Sair correndo para a aula de história.” Sobra também para o desfile de decisões favoráveis de Gilmar Mendes a seus aliados na divertida Dancinha da Tornozeleira.
Desde 2013, o grupo mineiro segue uma velha tradição carnavalesca de contar a vida política do País em jogos de palavras e piadas ambíguas embaladas por compassos binários. Entre os anos de 1920 e 1960, o gênero da marchinha cobriu musicalmente os fatos de maior relevância no Brasil, do autoritarismo de Arthur Bernardes ao moralismo de Eurico Gaspar Dutra, passando pela Revolução de 1930 e a Segunda Guerra Mundial.
Em baixa em décadas recentes, as marchinhas têm voltado cada vez mais à cena não apenas em razão da crise política, mas pela facilidade com que podem ser adaptadas à linguagem das redes sociais por meio de vídeos divertidos e de edição rápida.
Compositor da Orquestra Royal, Vitor Velloso define uma boa canção do gênero como “curta, direta ao ponto, engraçada e repetitiva”, características imprescindíveis em qualquer meme capaz de viralizar nas redes sociais. Lançado em fevereiro, o vídeo da marchinha Bolsomico (assista ao fim da matéria) já registrou mais de 2 milhões de visualizações. Após uma agenda intensa no carnaval de 2017, a Orquestra apresenta-se neste domingo 4 no pré-carnaval de Belo Horizonte.
“O formato da marchinha cai como uma luva para os tempos de hoje”, diz Velloso. “Vivemos na era do déficit de atenção coletivo. Nos nossos vídeos, a cada dois segundos existe uma piada nova na tela e em dois minutos a música já acabou.”
Além das condições políticas e culturais propícias, as marchinhas devem seu aparente renascimento à cena musical de Belo Horizonte. Antes da Orquestra Royal, o pioneiro no gênero foi o músico e jornalista Flávio Henrique. Ex-parceiro de Milton Nascimento, Lô Borges e outros integrantes do Clube da Esquina, o músico, também presidente da Empresa Mineira de Comunicação, morreu em janeiro por complicações decorrentes de febre amarela.
Em 2012, Flávio não tinha Doria para ironizar, mas contava com Léo Burguês, então presidente da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte. De nome sugestivo, o tucano foi alvo de uma denúncia naquele ano por contratar com dinheiro da Casa um buffet comandado por sua madrasta.
Flávio Henrique inspirou-se no episódio para compor “Coxinha da Madrasta”, que tripudiava do nome do deputado e da denúncia. “Milhares de reais por mês pro lanchinho do burguês”, ironiza um dos versos.
Com a canção, o compositor ganhou o então recém-criado Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, que, à semelhança dos velhos festivais de música dos anos 1960, ajudou a alavancar uma nova geração de compositores mineiros de marchinhas, a exemplo de Velloso. “O Flavio foi quem começou tudo. Quem jogou a primeira pedra na vidraça da hipocrisia”, lembra o compositor da Orquestra Royal.
Após o sucesso de “Coxinha da Madrasta”, o grupo de amigos que formaria a Orquestra Royal passou a investir também em marchinhas sobre política. A primeira tentativa de Velloso foi uma composição sobre os médicos cubanos que chegavam ao País em 2013. A canção, diz, não chamou muita atenção.
Pouco depois, a apreensão de 450 quilos de pasta-base de cocaína no helicóptero do senador mineiro Zezé Perrela serviu de inspiração para “Baile do Pó Royal”, que fez sucesso ao trazer um malicioso trocadilho: “O pó rela no pé, O pé rela no pó”. Além da premiação no Mestre Jonas, a marchinha acabou por batizar a orquestra mineira.
A ascensão recente das marchinhas coincide com aquele que promete ser um dos carnavais mais politizados dos últimos anos. A Paraíso do Tuiuti, escola da primeira divisão do Rio de Janeiro, terá uma ala destinada a criticar os paneleiros pró-impeachment e Michel Temer, a ser retratado como um vampiro. Ataques nada frontais ao prefeito carioca Marcelo Crivella, do PRB, estão previstos na Sapucaí: seu nome deve estampar a alegoria de uma bunda gigante da Mangueira.
Se haverá política no carnaval das escolas de samba, é provável que nos blocos de rua o tema ganhe ainda mais peso. “Estamos mudando de uma realidade de cordas, de segregação e de camarotes para um carnaval de rua, popular e miscigenado”, analisa Velloso. “Os carnavais de São Paulo e Belo Horizonte estão despontando como uns dos maiores do Brasil. A rua fala a verdade da rua. O show é menos ensaiado. Talvez por isso haja tanta resistência do Estado ao carnaval popular.”
Marchinhas estão diretamente ligadas ao carnaval de rua. Se esse último floresceu em Belo
Horizonte nos últimos anos pelo esforço coletivo, a recriação moderna do gênero musical em Minas deve-se principalmente a Flávio Henrique, diz Velloso. “É no trinco que ele fez que nós batemos todos os anos. Todas as risadas e incômodos que a Orquestra Royal causou, devemos a ele.”

Conheça a marchinha Bolsomico da Orquestra Royal: