Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 22 de junho de 2019

Inscrições abertas para cursos regulares do Conservatório de MPB



Estão abertas, até 27 de junho, as inscrições para cursos regulares do Conservatório de Música Popular Brasileira com início no segundo semestre de 2019. Estão sendo ofertados 27 cursos de instrumentos, canto, teoria musical, práticas de conjunto e cursos exclusivos para crianças.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo sites do Conservatório de MPB (www.conservatoriodempb.com.br). Na 1ª fase das inscrições (habilitação), o candidato deve ler atentamente o edital e a ementa do curso de seu interesse, clicar no curso e preencher a ficha de inscrição. A inscrição poderá ser feita em quantos cursos o candidato tiver interesse. Somente em relação a um mesmo curso (que seja disponibilizado por dois professores diferentes), o candidato deverá optar por um dos professores.
Após esse procedimento, o candidato deve aguardar o edital de aprovação da 1ª fase. Se for aprovado, passará para a 2ª fase das inscrições quando se submeterá a um teste prático e/ou entrevista de nivelamento, realizado mediante o pagamento da taxa de R$ 35, que será cobrada apenas para os aprovados para a 2ª fase. A lista com os nomes dos selecionados – tanto na 1ª como na 2ª fase – será divulgada no próprio site.
Cursos gratuitos – Os cursos de disciplinas teóricas e práticas de conjunto poderão ser gratuitos para os alunos matriculados como pagantes nas aulas de instrumentos ou canto. Neste caso, os candidatos deverão se inscrever normalmente conforme o procedimento padrão. Se aprovados, terão direito ao benefício.
Os cursos têm periodicidade semestral e as aulas são em grupo. Para obter mais informações e esclarecer dúvidas em relação aos cursos e inscrições, o candidato pode enviar um e-mail para secretariacmpb@fcc.curitiba.pr.gov.br ou ligar para o telefone (41) 3321-3315. O atendimento pessoal pode ser realizado na secretaria do CMPB de segunda a quinta-feira das 9h às 22h, sexta-feira das 9h às 21h e sábado das 9h às 13h. Se deseja obter informações pedagógicas sobre os cursos, deve ligar para 3321-3318.
Cursos do Conservatório de MPB
Cursos para adultos (a partir de 13 anos completos): canto popular, acordeom, bandolim, bateria, cavaquinho, clarinete, flauta doce, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão e viola caipira.
Cursos para crianças (7 a 12 anos): bateria, flauta doce, piano e violão.
Disciplinas teóricas (a partir de 13 anos completos): composição & arranjo instrumental em MPB, LEM (linguagem e estruturação musical) e harmonia funcional.
Práticas de conjunto (a partir de 13 anos completos): conjunto de choro, conjunto de MPB, conjunto de música caipira e conjunto de samba.
Serviço:
Inscrições abertas para novos alunos do Conservatório de MPB de Curitiba – Cursos regulares – 2º semestre de 2019
Até 27 de junho de 2019 pelo site www.conservatoriodempb.com.br

Endereço: Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66, São Francisco. Curitiba-PR
Informações: (41) 3321-3315, 3321-3208
Informações pedagógicas: 3321-3318
E-mail: secretariacmpb@fcc.curitiba.pr.gov.br
Início das aulas: a partir do dia 29 de julho de 2019

“Cinema com Partido”: o imperialismo e a defesa da pátria em Queimada

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira apresenta neste sábado (01/06), no “Cinema com Partido, Mostra Democrática”, o filme Queimada, com Marlon Brando, Giampiero Albertini, Renato Salvato e a direção de Gillo Pontecorvo (de A Batalha de Argel).

Cena do filme <i>Queimada</i>, com Marlon Brando  Cena do filme Queimada, com Marlon Brando.
Trabalhadores sem direitos; colonialismo; imperialismo; racismo; discriminação das mulheres; extermínio das populações indígenas; degradação do meio-ambiente; ciência e escola sob censura de pretensos intérpretes das Escrituras; aversão à democracia e seu fundamento, ao livre debate entre partidos políticos; exaltação das ditaduras, do pensamento único, da violência, da intolerância, da corrupção, da hipocrisia (qualquer semelhança com o governo da família Bolsonaro será mera coincidência?) são temas que o cinema universal tem denunciado com vigor ao longo do tempo.
Para a extrema-direita, isto é doutrinação.
Para as correntes de opinião comprometidas com a democracia é cultura e arte.
SINOPSE
Londres envia à ilha de Queimada, colônia de Portugal, o fomentador de rebeliões Sir William Walker. Com José Dolores liderando a revolta dos escravos e o hesitante Teddy Sanchez à frente da elite criolla, Walker obtém a independência da ilha. Dez anos depois, ele é de novo acionado: o governo de Queimada batia continência para a companhia açucareira inglesa, mas Dolores retornara à luta revolucionária e precisava ser eliminado.
Após o filme, haverá um debate que contará com a presença de Leonardo Wexell Severo, redator-especial do jornal Hora do Povo e escritor dos livros Curuguaty – Carnificina para um Golpe e Curuguaty – O Combate Paraguaio por Terra, Justiça e Liberdade, que retrata o massacre dos camponeses do país vizinho e a derrubada do presidente Fernando Lugo.
SERVIÇO
Filme: Queimada (1969), de Gillo Pontecorvo
Duração: 112 minutos
Quando: Neste sábado,10 de junho
Horário: pontualmente às 10 horas da manhã.
Quanto: entrada franca

Onde: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista, sede central da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (Umes-SP)

Fonte> Brasil Cultura

Comidas típicas de festa Junina e muito mais…

Comidas-tipicas-de-Festa-Junina-2
Aqui no Portal da Cultura Brasileira você encontra comidas típicas como canjica, quentão, cocada, bolo de milho, paçoquinha, arroz-doce e muitas outras receitas de Festa Junina para animar o seu arraiá, seja na escola, casa ou clube!
f jbolo de fuba cremoso
Bolo de Fubá Cremoso
Bolo de fubá cremoso
Ingredientes
Serve: 10
4 xícaras (chá) de leite
3 ovos
40 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de queijo ralado
1 1/2 xícara (chá) de côco ralado
1 xícara (chá) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Modo de preparo
Preparo:10mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Pronto em:40mins
Em um liquidificador, bater o leite, os ovos, a manteiga, o açúcar e o queijo parmesão ralado. Bater por 5 minutos.
Acrescentar o fubá, a farinha de trigo e o côco ralado. Bater até obter um creme fofo.
Por último, misture o fermento.
Despeje a mistura em uma forma untada.
Assar em forno preaquecido a 150°C por aproximadamente 30 minutos.
f j bolo de milho
Bolo de Milho

Bolo de milho

Ingredientes
Rende: 1 bolo médio
1 lata de milho verde (escorrido)
3 ovos
½ xícara de óleo
1 copo (250ml) de leite
2 xícaras de açúcar
1 xícara de fubá
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 xícara de farinha de trigo
Modo de preparo
Preparo:10mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Pronto em:50mins
Preaqueça o forno a 200º C.
No liquidificador, bata o milho verde, os ovos, o óleo, o leite e o açucar,até ficar bem homogêneo.
Separadamente, peneire o fubá, o fermento e a farinha. Adicione a mistura líquida e mexa bem para incorporar.
Leve para assar em uma forma untada e polvilhada por aproximadamente 40 minutos.
f j arroz doce
CANJICA DOCE CREMOSA
CANJICA DOCE CREMOSA 
Ingredientes
Serve: 10
500 g de milho para canjica
1 lata de leite condensado
100 ml de leite de coco
600 ml de leite
4 colheres (sopa) de manteiga de amendoim (opcional)
2-3 paus de canela
Cravo-da-índia a gosto
Açúcar a gosto
Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Preparo:1hora20mins  ›  Tempo adicional:6horas de molho  ›  Pronto em:7horas20mins
Deixe a canjica de molho em água por 6 horas (ou deixe passar a noite).
Leve a canjica com a água do molho para cozinhar. Se necessário, acrescente mais água até ficar com cerca de 2 dedos acima da canjica. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 1 hora, ou até ficar macia.
Junte o leite condensado, leite de coco, leite, manteiga de amendoim, canela em pau e cravos. Misture bem e deixe cozinhar por mais uns 15-20 minutos, ou até engrossar e ficar bem cremosa. Se ficar muito grossa e você quiser mais líquida, é só adicionar mais leite. Adicione açúcar a gosto se preferir mais doce.
Sirva quente polvilhada com canela em pó.

Arroz-doce com leite condensado

Arroz-doce com leite condensado
Arroz-doce com leite condensado
Ingredientes
Serve: 4
1 xícara de arroz
3 xícaras de leite
1 pau de canela
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
Açúcar a gosto (opcional)
Canela em pó a gosto
Modo de preparo
Preparo:30mins  ›  Pronto em:30mins
Leve o arroz para cozinhar em 3 xícaras de leite com o pau de canela, mas não deixe secar completamente.
Junte o leite condensado, 1 xícara de leite e misture bem até ficar cremoso. Adicione açúcar se gostar mais doce. Coloque em cumbucas e sirva polvilhado com canela.
Fonte BRASIL CULTURA