Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Estudante da rede estadual de ensino vence concurso nacional de poema

 

Os versos da estudante Letícia Maria Morais, de 14 anos, 

Os versos da estudante Letícia Maria Morais, de 14 anos, foram os grandes vencedores, representando o Nordeste, no concurso Brasil 200 Anos de Independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro. Realizado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o certame escolheu, entre as redes municipais e estaduais de ensino de todo o Brasil, as melhores produções literárias. 

A estudante da Escola Estadual 26 de Março, localizada no município do Paraná e pertencente à 15ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, foi a autora do poema Mulheres da História, Espelhos do Futuro, que versa sobre a presença feminina no processo de formação história do país, dando espaço para personalidades que, por vezes, não tem sua contribuição destacada. “Decidi escrever sobre a participação das mulheres, não só na independência, mas na história do Brasil, pois as mulheres mal aparecem nos livros didáticos, mesmo com grandes feitos, sendo esquecidas ao longo do tempo”, explica Letícia Morais.

Para vencer, o texto da estudante foi analisado por uma comissão  avaliadora do que levou em conta cinco critérios para selecionar as melhores poesias de cada região: criatividade, contextualização, harmonia estética (ritmo, rima, métrica), autenticidade e expressividade. “Eu me sinto completamente realizada e feliz pela conquista. Trata-se de uma grande honra”, expressa a estudante Letícia.

O texto finalista nasceu do trabalho em sala de aula. O professor Carlos Alves Vieira acompanhou Letícia em todo o processo de concepção da obra. “Nossa turma foi convidada a refletir sobre o tema do concurso, onde discutimos toda a temática. Fizemos uma obra coletiva e, em seguida, cada estudante fez seu texto e os melhores foram surgindo. Letícia aprofundou seu tema, que era a presença das mulheres na história do Brasil”, destaca o educador. 

Sobre a vitória, ele pondera: “Temos que mostrar aos nossos estudantes que, partindo de uma escola pequena do interior, é possível ser um vencedor, e, mais do que ganhar, trabalhamos para que o estudante tenha gosto pela produção e leitura”, finaliza Carlos.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer foi parceira na realização do certame, atuando na divulgação do concurso nas unidades de ensino e nas orientações sobre as regras do edital do certame. Essa etapa foi acompanhada pelo Núcleo do Livro, da Leitura e da Biblioteca, ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da SEEC.

Os primeiros colocados de cada região brasileira receberão uma premiação em dinheiro, R$ 13 mil, e terão suas poesias impressas nas quartas capas dos livros didáticos do PNLD 2024, além de ganharem uma viagem para o evento de premiação. Os estudantes que ficaram em segundo lugar receberão prêmio de R$ 6 mil e certificado de participação no concurso. Já as escolas com estudantes selecionados em primeiro e segundo lugar vão receber placas de premiação. O segundo lugar do nordeste foi conquistado pela estudante Isabel Ester Viana Brasil, da Escola Municipal Creusa do Carmo Rocha, do município de Fortaleza (CE).

Clique aqui e tenha acesso ao texto da estudante Letícia Morais.

Fonte: SEEC-RN


Release: Natália Bonavides toma posse do segundo mandato de deputada federal pelo RN

 

Mandato Natália Bonavides -Contato: +55 84 98608 6814Celinna Carvalho - assessora de imprensa

Natália Bonavides foi a deputada federal mais votada do Rio Grande do Norte na eleição de 2022 e tomou posse hoje (01) na Câmara Federal, em Brasília. Eleita com 157.565 votos espalhados em todos os municípios do estado e estando entre as 10 deputadas mais votadas do Brasil proporcionalmente, Natália foi a única mulher eleita para a Câmara Federal no RN e destacou que seguirá tendo um mandato atuante em defesa da classe trabalhadora.

 

“Tomamos posse hoje novamente com muita alegria e energia para seguir na luta em defesa do povo potiguar. Continuaremos fazendo um mandato popular, que dialoga com a população sobre suas demandas e que seguirá representando o povo trabalhador na Câmara.


Foram tempos difíceis com o governo Bolsonaro. Agora, com Lula presidente e Fátima governadora, o povo do nosso estado vai ter vez e voz para seguir se desenvolvendo”
, pontuou Bonavides. 


A posse dos 513 parlamentares eleitos para a Câmara aconteceu nesta manhã (01) no plenário da Câmara dos Deputados. A sessão incluiu o reconhecimento dos diplomas expedidos a todos os eleitos pela Justiça Eleitoral, a proclamação dos nomes parlamentares e em seguida a chamada pela qual cada parlamentar validou o juramento.