Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 26 de dezembro de 2021

Que 2022 venha com mais esperançar


O Cenpec agradece a todas e todos que lutaram ao nosso lado por uma educação com qualidade em 2021 e se inspira em Paulo Freire para os votos de 2022

Em um ano marcado por tantas desigualdades que deixaram milhares de crianças, adolescentes e jovens fora da escola, é preciso comemorar cada conquista em prol de uma educação com qualidade e equidade. 

Pode até parecer pequena, dado o mar de impactos negativos que a pandemia trouxe, mas é importante: uma ligação a mais que resulta em um contato com um(a) estudante ausente, uma planilha que facilita o controle da gestão escolar sobre a frequência das(os) alunas(os), uma cartinha de fim de ano para os familiares, um apoio emocional da gestão educacional às(aos) professoras(es). 

Nas ações conduzidas pelo Cenpec por todo o Brasil, essas vitórias só foram possíveis porque foram construídas por muitas mãos, que trabalharam em conjunto ao longo de todo o ano. Como reconhece e agradece Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho do Cenpec:

A dedicação e o comprometimento da equipe no nosso trabalho coletivo com educadoras(es) e parceiras(os) é que nos permitiu alcançar as conquistas de 2021, mesmo num contexto tão adverso. E é exatamente essa certeza, da continuidade do trabalho coletivo, que nos faz esperançar em 2022.”

Anna Helena Altenfelder

esperançar, como bem nos ensina Paulo Freire, não é espera passiva. Ao contrário, significa ir à luta, agir e jamais desistir. Esperançar por uma educação integral e inclusiva, com garantia de acesso, permanência e aprendizado para todas e todos. Esperançar por uma educação pública com qualidade, comprometida com a justiça social e, principalmente, com a equidade.

Em 2022, o Cenpec continuará firme em seu propósito, enfrentando as desigualdades educacionais e construindo um futuro cheio de oportunidades para todo mundo.

Fonte: https://www.cenpec.org.br

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE Educadores de todo o Brasil se solidarizam com a greve dos professores de Natal

Educadores de todo o Brasil se solidarizam com a greve dos professores de Natal que, desde janeiro de 2020, reivindicam a atualização salarial referente a 12,84% da Lei do Piso

No último dia 10 de dezembro, os/as professores/as da rede municipal de ensino de Natal deflagraram greve para cobrar do Prefeito Álvaro Dias (PSDB) o reajuste devido à categoria de 12,84%, referente ao índice do Piso Salarial Nacional do Magistério, anunciado ainda em janeiro de 2020. Em ato realizado na manhã do dia de hoje, o prefeito da capital potiguar, além de se mostrar um bom caloteiro, deixou claro para todo o povo de seu Estado e do país que é um político truculento.

Recebida com sprays de pimenta pela Guarda Municipal que protegia a sede da Prefeitura de Natal, a categoria sentiu na pele, no dia de hoje, como as prioridades de um governante podem fazê-lo ser tão benevolente com os poderosos e, ao mesmo tempo, cruel com aqueles que mais precisam. A cultura da falta de diálogo distorce e turva a visão daqueles que deveriam estar sempre atentos às necessidades de seu povo. Como pode um governo não reajustar, conforme prescrito em lei, o valor do salário dos/as profissionais do magistério da cidade que deveria zelar? E se achar no direito de atacar e reprimir uma manifestação legítima e pacífica das professoras e professores de sua cidade?

O ataque da Guarda Municipal aos manifestantes no dia de hoje está na conta daquele que a comanda e rege. O Prefeito Álvaro Dias, que indicou o seu Secretário de Segurança Pública, deve responder às agressões injustificáveis e intoleráveis aos/às professores/as. Sob o comando do SINTE/RN, os/as manifestantes sofreram muito nesta manhã, deixando, inclusive, a presidenta da CUT estadual, também diretora do sindicato, convalescente com os ataques. A professora Eliane Bandeira precisou de pronto atendimento médico, tamanha a truculência e violência injustificáveis da ação.

Toda solidariedade à greve dos/as professores/as do município de Natal! Todo apoio ao SINTE/RN! Exigimos respeito aos/às profissionais do magistério e o pagamento imediato do que lhes é devido.

Brasília, 20 de dezembro de 2021

Direção Executiva da CNTE

MOÇÃO DE REPÚDIO: Trabalhadores da educação de todo o país repudiam iniciativa do prefeito de Canoas/RS Jairo Jorge que incorre em prática antissindical condenável em todo o mundo

Os/as trabalhadores/as em educação de todo o país recebem, consternados, a notícia de que o prefeito de Canoas, município da região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, enviou proposta de emenda à Lei Orgânica da cidade para pôr fim ao desconto em folha das contribuições associativas dos sindicatos representativos dos servidores públicos municipais. A ação do Prefeito Jairo Jorge, egresso de um partido forjado nas lutas sociais dos trabalhadores brasileiros, é de envergonhar não somente os cidadãos de Canoas, mas tem impactos na credibilidade de sua própria trajetória política.

Quais mecanismos subjetivos podem e conseguem explicar guinadas políticas e ideológicas da magnitude da que se vê no prefeito que, hoje, é militante do Partido Social Democrático (PSD)? O seu objetivo ao enviar tal proposição legislativa à Câmara Municipal de Canoas é claramente de perseguição aos sindicatos. Como tem ocorrido de forma residual em outras cidades e Estados, trata-se de um claro ataque à livre organização sindical dos/as trabalhadores/as. Fere frontalmente o artigo 8º de nossa Constituição brasileira que diz literalmente, em seu inciso IV, o seguinte: “a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei”.

Além disso, a medida do prefeito Jairo Jorge incorre em agressões ao cumprimento das Convenções 98 e 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil há muito tempo. É claro que tamanha agressão ao conjunto dos seus servidores públicos do município não poderá passar incólume à nossa ação de resistência frente a esse ataque, que se dará no campo político e também jurídico. Denunciaremos tal ação nos foros internacionais a que temos acesso, inclusive forjando uma denúncia junto à própria OIT.

Repudiamos a iniciativa do prefeito Jairo Jorge que, por ela, pagará caro junto ao seu/ua eleitor/a e à sua própria biografia. Todo apoio à luta dos sindicatos de representação sindical do município de Canoas, em especial ao Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (SINPROCAN), entidade filiada a esta CNTE. Conte com nosso apoio nessa luta!

Brasília, 21 de dezembro de 2021
Direção Executiva da CNTE

"Não olhe para cima" é sucesso na Netflix e provoca discussões acaloradas na Internet - BRASIL 247

 POR Brasil 247

www.brasil247.com - Não olhe para cima
Não olhe para cima (Foto: Não olhe para cima)

Filme discute o estrago que pode ser causado por negacionistas.

247 – "Dois astrônomos descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra e partem em um tour midiático para alertar a humanidade. Só que ninguém parece dar muita bola". Esta é a trama do filme "Não olhe para cima", que estreou na Netflix e provocou discussões acaloradas entre formadores de opinião. Confira:


Fonte: BRASIL 247