Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 8 de agosto de 2020

O artista potiguar durante a pandemia e o isolamento: Geraldo Carvalho - Por: CEFAS CARVALHO

Cantor, compositor e músico, Geraldo Carvalho é um potiguar que consolidado em terras potis, resolveu alçar voo e se estabeleceu em Brasília, onde há quase dez anos mantém carreira sólida e com shows em outros estados e também na Europa. Em bate papo com o Portal PN, Geraldo falou sobre sua experiência de confinamento, lives, pós-pandemia e apoio a artistas em dificuldades. Confira

Você é um músico que viaja muito e faz muitos shows. Como está sendo essa mudança no seu ritmo e agenda com a pandemia e o necessário distanciamento social?
 
Tem sido de muita reflexão criativa! Eu já tinha me programado para algumas viagens pelo Brasil e depois Europa, mas vou ter que me reprogramar, enquanto isso procuro, de alguma forma, dar continuidade ao meu trabalho. Tenho feito algumas lives solidárias, para ajudar pessoas necessitadas e em situação de rua, entrevistas online e bate-papos culturais com diversas entidades e colegas de profissão. A situação não está fácil pra maioria das pessoas, em especial para quem trabalha com música, e isso engloba não só os músicos, mas todo pessoal envolvido como roadies, iluminadores, maquiadores, bilheteiros, assessores de imprensa, produtores culturais e muitos outros. Mas não temos muita opção, o jeito é esperar uma vacina ou um milagre! Enquanto isso vamos trabalhando com muita esperança.
 
Está conseguindo produzir durante esta quarentena?
 
Sim, tenho lido, visto muito documentário de arte, me aprimorado nas redes sociais, para uma melhor interação com o meu público e escutado muita música e, o mais importante, a inspiração vem batendo forte, com novas composições e parcerias muito ricas e criativas. 
 
Esta situação de pandemia e confinamento pode ou vai mudar algo em sua música, em sua arte?
 
Acredito que quando acontece uma situação como essa temos que tirar o melhor proveito, a vida já é uma eterna mudança e em um advento como esse, temos que procurar repensar nossos conceitos e aprimorar aquilo com o que trabalhamos. Acredito que sairemos fortalecidos, cheios de novas ideias!!
 
Como acha que será a dinâmica de show e eventos musicais no pós-pandemia?
 
Acho que nada substitui uma apresentação presencial, mas acredito que as lives vão se somar às apresentações físicas, de forma mais significativa. Hoje, com a tecnologia ao alcance de todos, nada impede que um artista faça seu show e ao mesmo tempo o transmita ao vivo  para quem não conseguiu ir e possa colaborar como puder!
 
Percebe-se muitos músicos que viviam de shows ao vivo em dificuldades neste momento. Como fazer para apoiá-los?
 
Verdade, tenho pensado muito sobre isso. Tenho visto movimentos de músicos para ajudar outros músicos, isso é muito legal. Temos que buscar cada vez mais alternativas de nos ajudar no meio musical. Mas o poder público precisa se sensibilizar e fazer a sua parte, como também a iniciativa privada, afinal, a arte além de um bom negócio, tem sido um alento nesses tempos de pandemia!

Fonte: Potiguar Notícias

OPINIÃO - Racismo impede que crianças e jovens negros concluam os estudos

FOTO: MARCELO SANTANNA/ FOTOS PÚBLICAS

FOTO: MARCELO SANTANNA/ FOTOS PÚBLICAS

A reprovação tem sido um instrumento eficaz de manutenção do racismo nos espaços escolares

Confesso. Tenho certa dificuldade de guardar o nome dos meus alunos e alunas. Contudo, do rosto de cada um, jamais me esqueço. Ainda que passe anos sem vê-los, quando os encontro, lembro sempre. Nessas ocasiões, costumo ser interpelada por palavras que me tocam profundamente: “Oi, professora Luana! Tudo bem com a senhora?” Me derreto. Me acabo. Ser chamada de professora é motivo de muito orgulho pra mim. Me sinto realizada. 

Pouco antes do início da quarentena, encontrei um ex-aluno. Pedi desculpas por não lembrar o nome dele. “É Renato, professora! Meu nome é Renato!” – ele disse. Sabia que havia sido professora dele no 6º Ano. Como sempre faço, perguntei pelos estudos:

– Tudo bem com você? Já formou?

– Formei nada, professora! Parei de estudar…

– Uai?! Parou por quê? Não acredito! 

– Tomei três bombas no 6° ano. Aí saí da escola…

– Vou torcer para que você possa voltar!

– Tá bom, professora…Ele respondeu sem muito entusiasmo.

Nosso diálogo ocorreu enquanto o Renato esperava o sinal fechar para vender pipocas. Alguns segundos depois da nossa breve conversa, os carros pararam. Não quis atrapalhá-lo. Nos despedimos. Acho que foi melhor assim. Fiquei sem palavras. Pergunto: O que justifica a permanência de um estudante por três, quatro, cinco anos na mesma série? Respondo: Em grande medida, o racismo.

A reprovação tem sido um instrumento eficaz de manutenção do racismo nos espaços escolares. No ano de 2009, ao empreender um estudo em escolas municipais da cidade de São Paulo, Marília Pinto Carvalho constatou que crianças negras apresentavam maior frequência nas salas de reforço escolar, e, consequentemente, os maiores índices de repetência.

Os dados levantados pela pesquisadora corroboram com a recente pesquisa feita pela Fundação Tide Setubal. Tendo como objeto de análise as notas dos educandos matriculados em classes do 5º Ano de escolas públicas da capital paulista, concluiu-se que os meninos negros ficaram em último lugar no que diz respeito ao êxito escolar. Em penúltimo, estavam as meninas da mesma cor. 

Recentemente, o IBGE apresentou o resultado de uma pesquisa que não deixam dúvidas quanto o impacto da discriminação e da pobreza no que diz respeito à permanência e ao sucesso da juventude negra nas escolas. Somente em 2019, mais de 10 milhões de jovens com idade entre 14 e 29 anos não concluíram o Ensino Médio. Desse total, 70% eram negros.

Renato se junta a essas estatísticas. Renato é negro. Renato teve o percurso escolar interrompido. Antes do início da pandemia, Renato, que deveria estar no 2º Ano do Ensino Médio, vendia pipocas no sinal de trânsito. Se naquele momento ele estava exposto a abusos e ao risco de ser atropelado, fico imaginando se agora ele está ameaçado também pelo coronavírus. Nesse enredo marcado pela exclusão e pela negação de direitos, perdemos todos: o Renato, a família, a escola, a sociedade e eu.

“Expulsar” a comunidade negra dos bancos escolares vem sendo uma escolha, que contribui para a manutenção das desigualdades que marcam o nosso país. Basta ver os postos de trabalho ocupados pela maioria dos afro-brasileiros. Um olhar atento permite enxergar qual a cor predominante dos vendedores de pipoca, dos flanelinhas, dos engraxates, dos garis, das empregadas domésticas, profissões que exigem menor escolaridade e colocam os indivíduos negros em condição de subalternidade.

A reversão desse quadro perverso, que deveria ser motivo de revolta e de vergonha, exige o compromisso de todos. Deve ser entendido como um compromisso ético e moral. Governos, universidades, organizações da sociedade civil, comunidade escolar e toda sociedade devem se empenhar no combate ao racismo que permeia as instituições de ensino. Racismo que castra sonhos, que interrompe trajetórias, que fomenta o regime de apartheid no qual estamos inseridos.

Nós, enquanto educadores, não podemos silenciar diante da perversidade a que têm sido expostos os estudantes negros. Já disse a pesquisadora Eliane Cavalleiro: “o silêncio escolar sobre o racismo cotidiano não só impede o florescimento do potencial intelectual de milhares de mentes nas escolas brasileiras, tanto de alunos negros quanto de brancos, como também nos embrutece ao longo de nossas vidas, impedindo-nos de sermos seres realmente livres ‘para ser o que for e ser tudo’ – livres dos preconceitos, dos estereótipos, dos estigmas, entre outros males”.  

Além de exigir melhores condições de trabalhos e a valorização da nossa profissão, precisamos reivindicar a oferta de cursos de formação inicial e continuada que nos capacitem para a promoção de uma educação antirracista, comprometida com o reconhecimento e com o respeito da diversidade racial que marca o nosso país. Conforme apontou a educadora afro-americana Bell Hooks, o compromisso com a autoatualização deve ser uma prerrogativa em nossa caminhada. Mais do que isso: precisamos ter a coragem de olhar para dentro e perceber o racismo que habita em nós, afinal de contas, fomos educados em uma sociedade extremamente racista, que molda nossa maneira de agir, de pensar, que orienta nossas escolhas, que reverbera em nossas práticas pedagógicas. 

Nesse exercício de olhar para dentro é imprescindível interrogar se “Renatos” não passaram por nossas salas de aula. Se estiveram conosco, devemos perguntar qual foi nossa atitude. Sabemos que não é possível mudar o passado, mas é inegável que podemos fazer diferente no presente. Por nós, pelos “Renatos”, pelos meninos e meninas negras, pela sociedade que queremos ajudar a construir.

Este texto não reflete necessariamente a opinião de CartaCapital.

Fonte: https://www.cartacapital.com.br

Estação Sabiá - Entrevista com o cineasta Silvio Tendler



Fonte: Brasil 247

Silvio Tendler lança movimento para recriar ministério da Cultura: “temos que sair dessa letargia nacional”

Silvio Tendler

Silvio Tendler (Foto: Reprodução | Tomaz Silva/Agência Brasil).

A ideia do cineasta é criar uma espécie de ministério da Cultura paralelo para discutir, criar ações e reerguer o setor cultural com artistas brasileiros e militantes das artes.

Por Regina Zappa - O cineasta Silvio Tendler lançou recentemente um movimento para unir artistas brasileiros e militantes das artes em torno da recriação do Ministério da Cultura. Com um encontro virtual realizado em 2 de agosto, Tendler exortou os convidados a organizar um Estado Geral da Cultura e das Artes a fim de debater coletivamente a retomada dos trabalhos culturais. A ideia seria criar uma espécie de ministério da Cultura paralelo para discutir, criar ações e reerguer o campo da Cultura.

Em entrevista à Regina Zappa, na Estação Sabiá, da TV 247, Silvio afirmou: “Precisamos enfrentar os abusos, a intimidação aos funcionários dos organismos e a censura econômica imposta pelo atual governo. Há algum tempo vem me incomodando o estado de catatonia em que nos encontramos. O primeiro passo é sairmos dessa letargia nacional em que somos apenas reativos. Precisamos nos mobilizar para a ideia de criar um movimento que aglutine todas as áreas das artes e da cultura".

Outro encontro está sendo preparado para continuar os debates. Será no dia 9/8, domingo, e a inscrição para participação pode ser feita no email filmedoc@gmail.com.  Tendler pediu ainda que as pessoas se cuidem: “Salvem suas vidas. Vamos lutar contra a morte e esse governo da necropolítica. Vivamos sobreviver a esse vírus maldito para continuar lutando por uma sociedade mais justa".

Fonte: Brasil 247