Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 25 de maio de 2018

ENCONTRO DE POLÍTICAS CULTURAIS DO CPC/RN ATINGIU SEUS OBJETIVOS, CONFIRAM!


No encerramento todos os participantes receberam CERTIFICAÇÃO do evento
 Foto 1: Pte da Câmara de Nova Cruz, José Evaldo Barbosa na Abertura do EPC do CPC/RN e foto 2: Eduardo Vasconcelos - Pte do CPC/RN, falando da importância do engajamento de todos na luta pela cultura e na defesa dos nosso irmãos índios e negros.
 Prof JOÃO MARIA CAMPOS na abertura do evento e na sala de mídia palestrando para os participantes
 Entrega de brindes após sorteios entre os participantes - diretor do CPC, Washington a participante sorteada
Foto e 1 e 2: Professor Francinaldo Soares e Allan recebendo das mãos dos palestrantes, Verônica e Ivanildo Silva mais um brinde do CPC/RN.
Participantes sorteadas recebendo das mãos do Eduardo Vasconcelos e da palestrante, Verônica Silva mais brindes sorteados
 Os palestrantes/professores: IVANILDO SILVA, VERÔNICA SILVA e JOÃO MARIA CAMPOS, deram literalmente uma aula de conhecimento sobre os nossos irmãos negros e índios.
 Dos trinta convidados, apareceram 25, que participaram ativamente dos debates
 Professores Ivanildo e Verônica Silva
Professora e palestrante, VERÔNICA SILVA

Na abertura do encontro foi cantado por todos os presentes o "HINO "Pra não dizer que falei das FLORES!"

O Encontro de Políticas Públicas Culturais do CPC/RN, realizado hoje (25) no IFRN de Nova Cruz/RN, atingiram suas expectativas, pois dos 30 (trinta) convidados compareceram 25 (vinte e cinco), mas o nível do debate altamente elevado culminou com o sucesso.  Lembrando que vários municípios que iam participar, justificaram a não vinda antecipadamente por causa da greve dos caminhoneiros, que causou a falta de combustível em vários postos, inclusive em alguns interiores do Estado.

Tirando isso o sucesso do encontro foi total. Os temas abordados pelos palestrantes foram além das Políticas Culturais, abordaram as origens e importância dos nossos irmãos negros e índios, além da conjuntura atual. 

A mesa oficial foi composta por Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC/RN; José Evaldo Barbosa, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Cruz. Allan Dantas, representando o diretor geral do Campus do IFRN de Nova Cruz e João Maria Campos, dirigente do SINTE/RN.O cerimonial ficou a cargo do radialista e professor, Claudio Pereira de Lima.

No final ouve sorteios entre os participantes, agenda para os meses de julho, agosto e novembro do ano em curso, entrega dos certificados e aprovação de eventos para os meses de julho a dezembro do ano em curso. Sendo o próximo evento será na cidade de Baía Formosa (litoral sul) e Natal. Datas a serem definidas em reunião da direção do CPC/RN.

Entidades participantes: CPC/RN, SINTE - Nova Cruz, STRAF-Nova Cruz, Conselho Tutelar de Nova Cruz, Universitários/as da UFRN e UNOPAR.

Apoio: SINTEST/RN, SINTE/RN, SINAI/RN, STRAF-NOVA CRUZ, Rádios Agreste FM e, ADURN, APURN, SINDHOLEIROS/RN, CTB/RN, SENALBA/RN, ADUERN, SINTE - REGIONAL DE NOVA CRUZ, SINTRAMACOMM, IFRN Campus de Nova Cruz,IFRN da Salgado Filho-Natal, UEE/RN, DCEs da UFRN e UERN, PMNC, Secretarias Municipais de Nova Cruz: Educação, Saúde, Administração, Assistência Social, SEBRAE - Nova Cruz, Gráfica Princesa do Agreste,entre outros/as.

Fotos/créditos de Iris, Claudio Lima, Daniele e Eduardo Vasconcelos.




A diferença entre a paralisação dos caminhoneiros de 2015 e 2018

diferença entre a paralisação dos caminhoneiros de 2015 e 2018

Apenas em 2015, Dilma Rousseff enfrentou três paralisações nacionais dos caminhoneiros. Agora, em 2018, Michel Temer enfrente pela primeira vez um movimento semelhante. Entenda o que mudou de lá para cá.

O desabastecimento provocado pelo protesto dos caminhoneiros já atinge desde postos de gasolina até supermercados e fábricas em 25 estados no País. A crise chega ao seu 5º dia nesta sexta-feira (25) e não há perspectiva de solução.
A única indústria que segue plenamente a todo vapor é a fábrica de memes no Brasil. Até a ex-presidente Dilma Rousseff entrou na onda, com um post irônico no Instagram, em que sugere que os brasileiros usem mais as bicicletas.

Mas essa não é a primeira grande paralisação da categoria no País. Já houve em 1986, 1999, 2012, 2013. Só em 2015, ano em que o governo petista declinava, o Brasil foi palco de 3 grandes manifestações que causaram transtornos no abastecimento e na produção das indústrias.

Entenda o que mudou nesses 3 anos

Fevereiro de 2015
A greve que se iniciou no dia 18 de fevereiro durou cerca de duas semanas. Estradas em todo os estados do País foram bloqueadas pelos caminhoneiros. Houve problemas no trânsito e no abastecimento da gasolina. Na época, os caminhões eram responsáveis por 58% do transporte de mercadorias no País, segundo o Ministério dos Transportes.
Os motoristas pediram a redução no preço do diesel e do pedágio, além do tabelamento dos fretes e mudanças na legislação que flexibilizam a jornada de trabalho. A categoria também defendeu a liberação de mais horas trabalhadas por dia para aumentar os ganhos.
Em março, Dilma Rousseff sancionou sem vetos a Lei dos Caminhoneiros como resposta ao movimento grevista.
A lei assegurou o perdão das multas por excesso de peso expedidas nos últimos dois anos, a isenção de pagamento de pedágio para eixo suspenso de caminhões vazios e a ampliação de pontos de parada para descanso e repouso. A flexibilização das horas de trabalho, outra demanda do grupo grevista, também foi atendida.
Para Paulo Tarso Vilela de Resende, doutor em planejamento de transportes e logística pela Universidade de Illinois (EUA) e professor da Fundação Dom Cabral, a nova lei trouxe vantagens principalmente para os empresários.
Os segmentos mais beneficiados vão ser os com mais carga, com valor agregado menor e peso bruto maior. As reivindicações são tão conflitantes que não parecem ser uma defesa só dos interesses do caminhoneiro autônomo. Basta ver a questão do sobrepeso, que não é do interesse do caminhoneiro“, declarou em entrevista à Folha.
Atualmente, o projeto de Lei 520/15 tramita em regime de urgência e aguarda apreciação do Senado Federal.
Abril de 2015
Líderes dos movimentos dos caminhoneiros anunciaram nova paralisação após não terem o pedido de criação de uma tabela de frete mínimo atendido. A negociação já havia começado na última greve, em fevereiro. Na época, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, anunciou que o governo apenas criaria uma tabela referencial, já que as grandes empresas eram contra a tabela mínima de frete.
Novembro de 2015
Nove meses após a primeira paralisação, o Brasil enfrentou nova crise na malha rodoviária. Em 9 de novembro os caminhoneiros voltaram a fechar as estradas em todo o Brasil. A paralisação foi convocada por meio das redes sociais no fim de outubro.
Na época, Ivar Schmidt, líder da CNT (Comando Nacional dos Transportes), movimento de caminhoneiros autônomos que tomou frente das paralisações, afirmou à Folha que o principal objetivo dos bloqueios era pressionar para que Dilma Rousseff deixasse o governo.
Um dos líderes do movimento grevista no Rio Grande do Sul, Fábio Roque, deixou claro que o grupo não era ligado a sindicatos ou federações. “Somos apartidários e sem cunho político. Nós lutamos pela salvação do país, e isso só será feito a partir da deposição da [presidenta] Dilma, seja por renúncia ou por impeachment“, disse à Agência Brasil.
A CNT representa profissionais de frete e cargas que atuam de forma independente de empresas no País. Em 2015, havia 2,2 milhões de caminhoneiros associados a organização e, de acordo com os porta-vozes, o grupo havia sido menos contemplado na Lei dos Caminhoneiros, que foi sancionada em março.
Na paralisação, outras 3 organizações de caminhoneiros do País (Confederação Nacional dos Transportes Autônomos, Associação Brasileira dos Caminhoneiros e União Nacional dos Caminhoneiros) posicionaram-se contra os bloqueios. Na avaliação dessas instituições, a manifestação tinha objetivos políticos que eram distantes dos interesses específicos da categoria.
Como pautas secundárias do movimento estavam a redução do preço do óleo diesel, a criação do frete mínimo, o salário unificado em todo o país e a liberação de crédito com juros subsidiados no valor de R$ 50 mil para transportadores autônomos.
Foi montado um gabinete de crise pelo Planalto para acompanhar a greve. O então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a aplicação de multa no valor de R$ 1.915 aos caminhoneiros que estavam obstruindo as vias.
Não há uma pauta de reivindicações. Não temos uma possibilidade de negociar em cima de questões que não são apresentadas. É uma pauta política, e lamentamos que seja assim“, disse o ministro em entrevista à Folha na época.
Maio de 2018
greve dos caminhoneiros já atinge 25 estados. Assim como em 2013, as paralisações não possuem uma liderança única. O chamado para a greve circulou por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp. Novamente, a CNT é uma das organizações mais ativas, mas não está à frente do movimento.
O governo foi avisado pelo sindicato sobre a possibilidade das paralisações, de acordo com a BBC. Em 16 de maio, a CNT apresentou uma proposta em que pedia o congelamento do preço do óleo diesel, mas foi ignorada. De acordo com os representantes, o custo do diesel atual torna a atividade inviável no País e muitos caminhoneiros trabalham apenas por “tabela” (sem ganhar nada).
A isenção do pagamento de pedágio quando os caminhões estiverem vazios e a criação de uma política de preços mínimos para o frete são outras demandas do movimento grevista. Assim como em 2015, o governo também montou um grupo para monitorar a crise.

Impacto da greve dos caminhoneiros na política

A pressão toda dos caminhoneiros tem surtido efeito. Ainda na tarde de quarta-feira (23), a Petrobras anunciou redução de 10% no preço do diesel nas refinarias. A queda é de R$ 0,25 por litro aos consumidores. A promessa é de que o valor mais baixo tenha validade de 15 dias.
O presidente da estatal, Pedro Parente, disse que não estava cedendo a pressões “do governo ou de movimentos sociais“. “Estamos fazendo uma avaliação realista da situação do País“, justificou.
Ainda na quarta, Temer prometeu acabar com a Cide (Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico) sobre o diesel. A Câmara dos Deputados zerou a PIS/Cofins sobre combustíveis até o fim de 2018. A votação simbólica em plenário também aprovou a reoneração da folha de pagamento de outros setores para equilibrar as contas, com a menor arrecadação com impostos sobre combustível. As propostas seguem para apreciação no Senado.
Porém, a Associação Brasileiros dos Caminhoneiros informa que só encerra a greve quando estiver no Diário Oficial da União a isenção de PIS/Confins e Cide sobre o diesel. Ainda não há previsão de solução para a crise.
Leia também:

Ana Beatriz Rosa, Huffpost
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook
Fonte: pragmatismopolitico.com.br

Boulos: Exército nas ruas prova a incapacidade de Temer e Parente

Sem Título-5.jpg
(Crédito: Luis Fernando Mifo)
Eles se ajoelham diante do mercado e apelam aos militares.
De Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência pelo PSOL, em seu perfil no Twitter: