Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Mapeamento contínuo de eventos no mês do empoderamento preto.


Novembro é o mês da Consciência Negra e o país inteiro tem agenda cheia de eventos culturais e de resistência. No dia 20, é o Dia de Zumbi dos Palmares, um dos maiores nomes de resistência negra que o Brasil já teve.

🗓21 de novembro

Especial Novembro Negro
15h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, em São Paulo

🗓23 de novembro

A presença da cultura afro-brasileira no Bairro do Bixiga
19h – Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular, em São Paulo
3°Mostra do Audiovisual Negro – Negrume
19h – Avenida Paranaguá, 1633, Ermelino Matarazzo

🗓24 de novembro

RolêSP Territórios Negros no Centro de São Paulo
10h – Praça da Liberdade, em São Paulo
Palestra O que é racialização? – Mês da Consciência Negra
11h – Fundação Ema Klabin, em São Paulo

🗓25 de novembro

Bate papo com Ryane Leão
14h – Biblioteca Nuto Sant’Anna, em São Paulo

🗓28 de novembro

Samba de Roda Nega Duda
21h – SESC Pompeia, em São Paulo

🗓29 de novembro

🗓02 de dezembro

Batucada Iansã&Xangô -traga Um Kg De Alimento
14h  – Vão livre do MASP, em São Paulo
Novembro Negro
23 a 30/11 – 9h – Secretaria de Meio Ambiente de Osasco
Novembro Negro – Mês da consciência Negra
22 a 25/11 – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas

🗓23 de dezembro

1ª Mostra de Cinema Negro de Alfenas
20h – Praça Getúlio Vargas

🗓25 de dezembro

1º Encontro da Música Negra de Alfenas
20h – Praça Getúlio Vargas, em Alfenas
Novembro Negro, Reflexões e Práticas sobre ser negro
5 a 23/11 – Viver UFMG, em Belo Horizonte
Foto: Míidia NINJA
Sabe de algum evento que está acontecendo ou irá acontecer na sua cidade? Manda pra gente nos comentários ou no midianinja@gmail.com!

Fonte: Mídia NINJA

EM 1902 OCORREU UMA POSSÍVEL ERUPÇÃO VULCÂNICA SUBMARINA EM PONTA NEGRA (NATAL)

Resultado de imagem para “vulcão submarino”
Imagem do Google
Segundo a Wiki um “vulcão submarino” é o nome dado à erupções vulcânicas que ocorrem no fundo dos oceanos e mares das quais resulta libertação de magma. Este tipo de vulcão instala-se em fissuras da crosta terrestre em regiões em que a superfície da Terra se encontra recoberta pela água do mar. Pois foi o que parece ter ocorrido em 1902 na costa de Natal, e foi um “phenomeno geologico” bem assustador.
Isso porque durante vários dias uma grande quantidade de peixes começaram a aparecer mortos pela extensão da costa norte do Rio Grande do Norte, sem que ninguém tivesse a menor noção da causa.
Segundo o jornal “A República”, que noticiou o fato em Janeiro daquele ano, animais em avançado estado de putrefação boiavam aos montes numa extensão de mar que ia da praia de Genipabu até Tibau, entre outras praias ao Norte.
Devido a falta de instrumentos e conhecimentos da época, não houve registros fotográficos e também levou dias para que se tivesse alguma pista que iluminassem uma possível causa para aquele fato aterrador na biologia marinha, até se observar o fato de que entre os mortos haviam algumas espécies que viviam em grandes profundidades.
Isso apontava claramente para a ocorrência de uma erupção vulcânica submarinaSegundo apurado pelo jornal, o fenômeno teria ocorrido na altura da praia de Ponta Negra. A certeza aumentou quando especialistas observaram também uma grande quantidade de pedra porosa, espécie de lava resfriada, e de um “pó preto” que chegava a beira da praia.
Veja na íntegra a notícia da época:
(A imagem que ilustra a pré-visualização desse artigo não é do fenômeno que nele foi objeto, e foi usada com objetivo meramente ilustrativo)
Fonte: Materia publicada no Curiozzo

20 DE NOVEMBRO DIA DE REFLEXÃO E PROTESTO CONTRA O RACISMO! VIVA ZUMBI! VIVA O NEGRO BRASILEIRO!!!

CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN
Logomarca do CPC/RN

Hoje, 20 de novembro comemora em todo o território brasileiro o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! Data que se assemelha com a morte de ZUMBI, líder dos negros brasileiros, morte em uma emboscada no dia 20 de novembro de 1695, após ser traído por um dos seus seguidores. Zumbi foi decapitado pelo bandeirante, Domingos Jorge Velho, a mandado pelo governo na época.

"Após várias tentativas de acordo, o governo recorreu a Domingos Jorge Velho, oferecendo-lhe armas, terras e dinheiro pelo resgate dos escravos que haviam fugido. A partir de então teve início o conflito que ficou conhecido como Guerra de Palmares, em que as forças do governo saíram vitoriosas, com a destruição completa do Quilombo em 1695. Por conta da morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro é celebrado o dia Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil. A lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff." - seuhistory.com/hoje-na-historia

O dia 20 de novembro é dia de reflexão para que o Brasil possa de fato acabar com a discriminação, com o preconceito de raças, afinal somos todos filhos de Deus!

É criarmos mecanismo que possam oferecer mais oportunidades para os nossos irmãos negros, como também os nossos irmãos índios, dos povos que foram escravizados, tirando-os suas liberdades. Talvez uma dívida impagável e irreparável!

Somos todos brasileiros, somos todos irmãos! Somos uma só NAÇÃO! VIVA ZUMBI DOS PALMARES! VIVA OS ÍNDIOS BRASILEIROS!!! - Eduardo Vasconcelos, presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN.