Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Aplicativo Censo Covid-19 está disponível para download

 


SEEC/ASSECOM

Atenção comunidade escolar!

Baixe e use o aplicativo Censo COVID-19, desenvolvido pela equipe de tecnologias da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN. Por meio dele, vocês poderão assinalar importantes informações sobre seu estado de saúde.

Para utilizar o aplicativo é simples e rápido. Os usuários realizarão o login com as suas respectivas senhas do SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação). Após, responderão perguntas de múltipla escolha sobre o seu estado de saúde, e, pronto, pesquisa finalizada! Lembrete importante: as informações precisam ser atualizadas, logo, se um sintoma mudar ou aparecer, o usuário deve responder novamente a pesquisa.

Estes dados serão utilizados para auxiliar na formatação de ações da pasta em diversas frentes de trabalho! Confira o vídeo com mais informações sobre o aplicativo e o link para baixar a aplicativo no Google Play. 

Aplicativo Censo COVID-19

Vídeo de apresentação doaplicativo Censo COVID-19

Baixe o vídeo do Censo COVID-19

Fonte: http://www.educacao.rn.gov.br

Há um ano morria Aldir Blanc

Por Ricardo Feltrin - Colunista do UOL

Há exatamente um ano (4 de maio de 2020) partia do meio de nós o carioca Aldir Blanc, aos 73 anos —vítima da Covid-19. 

Após sua morte virou nome da "lei" que instituiu o auxílio governamental aos trabalhadores da cultura durante a pandemia.... -

É de sua lavra um dos maiores sucessos da MPB brasileira de todos os tempos, "O Bêbado e a Equilibrista", imortalizada na voz de Elis Regina. É também de sua autoria músicas como "Linha de Passe" (em parceria com João Bosco), 

"O Mestre Sala dos Mares" e "A Viagem", entre outras. Um dos compositores mais talentosos do país também sofria de diabetes e era hipertenso....

É de sua lavra um dos maiores sucessos da MPB brasileira de todos os tempos, 

"O Bêbado e a Equilibrista", imortalizada na voz de Elis Regina. É também de sua autoria músicas como 

"Linha de Passe" (em parceria com João Bosco), "O Mestre Sala dos Mares" e "A Viagem", entre outras. 

Um dos compositores mais talentosos do país também sofria de diabetes e era hipertenso. 

Em lembrança a essa triste efeméride, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos) fez um levantamento de sua obra cadastrada no inventário da MPB e de suas músicas mais tocadas. 

Aldir Blac Mendes tem 613 composições registradas no órgão. 90% do que sua família hoje recebe tem origem em execuções de músicas... - 

Veja a lista das 10 músicas de Aldir mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos. Música 

- Autoria 1 - Coração Pirata (Aldir Blanc/ Cleberson Horsth / Ricardo Feghali / Paulinho / Eurico Filho / Nando / Serginho Herval) 

2 - O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco/ Aldir Blanc) 

3 - Entre a Serpente e a Estrela (Aldir Blanc/ Paul Alexander Fraser/ Stafford Terry) 

4 - A Viagem (Cleberson Horsth / Ricardo Feghali / Paulinho / Aldir Blanc / Nando / Eurico Filho / Serginho Herval)

 5 - Corsário (João Bosco/ Aldir Blanc)

 6 - Resposta ao Tempo Cristóvão Bastos/ Aldir Blanc)

 7 - De Frente Pro Crime (João Bosco/ Aldir Blanc) 

8 - Incompatibilidade de Gênios (João Bosco / Aldir Blanc) 

9 - Kid... - 

“Nossa caminhada tinha tudo pra ser longa! Linda como vinha sendo”, escreve marido de Paulo Gustavo, Thales Bretas

 

Por Plinio Teodoro

"Eu te amo tanto… e sempre te amarei, pro resto da minha vida! Não consigo escrever um centésimo do quanto você foi e é importante pra mim e pro mundo", escreveu o médico Thales Bretas, que com Paulo Gustavo, é pai de Romeu e Gael, de um ano e meio

Em texto publicado em seu perfil no Instagram, o médico Thales Bretas se despediu do marido, o ator Paulo Gustavo, que teve a morte anunciada na noite desta terça-feira (4), após uma longa internação para tratamento da Covid-19.

Notícias relacionadas

“Nossa caminhada tinha tudo pra ser longa! Linda como vinha sendo… tão feliz! E foi muito! Como fui feliz nesses últimos 7 anos que tive o privilégio de conviver com você! Como eu aprendi, cresci! Espero poder passar um pouco do seu legado de generosidade, afeto, alegria e amor. Você é um furacão”, escreveu Thales Bretas, que junto com Paulo Gustavo é pai de Romeu e Gael, de um ano e meio, gerados por barriga de aluguel.

No texto, o médico se declara ao ex-marido e se desculpa com os seguidores por não conseguir “por não conseguir elaborar tudo como gostaria e responder a todos. Estou vivendo um turbilhão de sensações”.

“Eu te amo tanto… e sempre te amarei, pro resto da minha vida! Não consigo escrever um centésimo do quanto você foi e é importante pra mim e pro mundo. E continuará sendo, eternamente…”, diz Thales, que recebeu o carinho e a solidariedade dos seguidores.

Fonte>  REVISTA FÓRUM

PRONUNCIAMENTO HISTÓRICO DE FELIPE NETO NA ENTREVISTA AO GRUPO PRERROGAT...

Fonte> https://www.youtube.com/watch?v=lWYJIDyhUQ8

Lula diz que talento de Paulo Gustavo "jamais será esquecido"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, ocorrida na noite desta terça-feira (4). O ator, que se tornou o maior fenômeno do cinema brasileiro, foi vítima da Covid-19.

247 - “Recebi” com muita tristeza a notícia da morte de Paulo Gustavo. A Covid levou hoje mais um de nós. Um grande brasileiro, que brindou nosso país com tanta alegria. Descanse em paz. Seu talento jamais será esquecido", escreveu Lula.

Além de Lula, outras autoridades como o governador de São Paulo, João Doria, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o deputado federal Rodrigo Maia, entre outros, também expressaram pesar pela morte do ator. 

Fonte: BRASIL 247

Paulo Coelho lamenta a morte e lista os “assassinos” de Paulo Gustavo

 

Paulo Gustavo tem morreu de Covid-19 aos 42 anos – Foto: Reprodução

Paulo Coelho foi às redes sociais nesta terça-feira (04) lamentar a morte de Paulo Gustavo, vítima da Covid-19.

Em publicação no Twitter, o escritor listou os “assassinos” do humorista.

Todos têm as marcas do genocida no poder.

Assassinos de Paulo Gustavo :

– quem dizia “é só uma gripezinha”

– “não passa de 200 mortes”

– “cloroquina resolve”

– “gente morre todo dia”

– “Lockdown destrói o país”

– “máscara nos faz respirar ar viciado”

– “eu obedeço o comandante”

E por aí vai. Canalhas da pior espécie.


Fonte> https://www.diariodocentrodomundo.com.br/paulo-coelho-lamenta-a-morte-e-lista-os-assassinos-de-paulo-gustavo/


Autoritarismo, uma doença acomete o Estado e a sociedade

Novo modelo de autoritarismo tem sido cada vez mais acompanhado por um movimento social de extrema-direita.

Quando a gente diz que o autoritarismo está por toda parte, infelizmente não é apenas “uma forma de dizer”. Ele está mesmo. Liquefeito, diferentemente de como se concretizava no século passado, hoje ele opera e convive com os regimes democráticos, entranhando-se de maneira bem mais sutil, porém sentido de maneira tão ou mais agressiva e nociva por quem dele é vítima.

Recentemente, tivemos um episódio lamentável, pouco divulgado pela mídia, mas de muita relevância para demonstrar as características desse autoritarismo líquido. O professor Alvaro de Azevedo Gonzaga, doutor e livre-docente em Direito pela PUC de São Paulo, apresentava o resultado de sua pesquisa de pós-doutorado sobre a história indígena e os mecanismos atuais de opressão aos povos indígenas, feito no âmbito do Departamento de História da Universidade Federal da Grande Dourados, quando um grupo de extrema-direita invadiu a sala virtual na qual o evento acontecia e interrompeu o debate, constrangendo os participantes com gritos, ofensas, ameaças e xingamentos.

Como tenho demonstrado em meus estudos, no Brasil, essa nova forma de autoritarismo líquido de que falo começou a se desenhar a partir da década de 1990 com a política de guerra às drogas. Depois migrou para a política, com as investigações e julgamentos do caso do Mensalão, realizou uma medida de exceção de enorme impacto, que foi o impeachment inconstitucional da presidenta Dilma Rousseff e, sob a égide da Operação Lava Jato, assumiu funções de persecução política, engendrando processos penais de exceção contra lideranças políticas.

Agora, o que se observa no pós-Lava Jato é uma liquefação cada vez maior dessa modalidade de autoritarismo. Não há uma concentração ou um adensamento na figura autoritária do chefe do Executivo. A figura do soberano que impõe as medidas de exceção sofreu diluição e pode, hoje, ser exercida pelo Executivo, pelo Legislativo ou pelo próprio sistema de Justiça.

Também a figura do inimigo, que justifica a adoção das medidas de exceção, se liquefez no sistema, deixando de obedecer a uma escolha mais rígida – o terrorista, o estrangeiro, o comunista etc. – para atender a critérios cada vez mais seletivos. Do jovem negro da periferia, passando por líderes políticos ou de movimentos sociais, chegando a jornalistas e advogados, o inimigo da vez pode ser qualquer um.

De forma não idêntica, mas análoga àquela que ocorria no nazismo e no fascismo, esse novo modelo de autoritarismo tem sido cada vez mais acompanhado por um movimento social de extrema-direita, ou seja, por uma parcela da sociedade que se comporta de forma primitiva no plano da sociabilidade, de maneira autoritária na visão política e de forma desumana e bárbara no campo dos direitos e das relações interpessoais.

Esse populismo autoritário não se limita a ações estatais, reproduzindo-se na conduta de parte da cidadania e da sociedade, dos ditos cidadãos de bem, que agem de forma violenta no seu cotidiano e nas suas ações políticas, como ocorreu no evento acadêmico protagonizado pelo professor Alvaro Gonzaga.

O autoritarismo é uma doença que não acomete apenas o Estado, mas também a uma parcela significativa da sociedade. Aliás, não existe Estado autoritário sem povo autoritário, como não é possível atingir um patamar civilizatório importante sem que os valores do humanismo e da democracia sejam compartilhados por grande parte da população.

Como disse o professor Alvaro Gonzaga, “não se pode ser tolerante com o intolerante”. E é por isso que, da mesma forma que repudiamos governos autoritários, temos também de repudiar intensamente e lutar contra essas manifestações primitivas, racistas e intransigentes de cidadãos de extrema-direita, que não têm apreço pela democracia nem pelos direitos.

Publicado originalmente na CartaCapital

Com Portal BRASIL CULTURA