Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 2 de abril de 2022

O acervo do Museu Câmara Cascudo

O acervo do Museu Câmara Cascudo foi constituído e vem se desenvolvendo ao longo de sua história, desde a época de funcionamento do Instituto de Antropologia (1960-1973), de diferentes maneiras:

- com o material resultante de pesquisas realizadas pelo próprio museu ou com seu apoio;

- graças a doações;

- através de compras;

- a partir de parcerias com instituições públicas e privadas.

Tal acervo – composto por mais de 162.000 peças registradas em 2020 – se divide em quatro conjuntos principais: Arqueologia, Documentação e Memória, Etnologia e Paleontologia.

O acervo do MCC está sendo progressivamente cadastrado e disponibilizado, juntamente com acervos de diversas unidades da UFRN, na plataforma ACERVUS.

Em breve: saiba mais sobre o histórico e conheça alguns destaques das coleções do acervo do MCC.

Para outras informações, deixe sua mensagem em nossa página de CONTATO.

Fonte: https://www.mcc.ufrn.br


Professor da UFRN lança neste sábado (2) livro de poesia “O céu das pequenas criaturas”

 

Em seu primeiro volume de poesia, “O céu das pequenas criaturas”, recém-lançado pela editora Urutau, o professor e escritor André Tessaro Pelinser, 35, reflete sobre as relações humanas no tempo presente. Radicado no Rio Grande do Norte, onde é professor de literatura brasileira no campus de Currais Novos da UFRN, André oferece aos leitores uma obra composta por 74 poemas, divididos em cinco seções: confinados, abandonados, empesteados, injustiçados e ressecados.
 
Os poemas se organizam em torno dos eixos temáticos de cada parte da obra, de modo que formam um painel que em certo sentido possui início, meio e fim. Ao longo das páginas, mesclam-se textos densos e melancólicos a outros leves e irônicos, nos quais André lança um olhar atento a questões sociais, assim como a feridas profundas do ser humano.
 
– Embora os poemas não tenham sido escritos na ordem em que aparecem no livro, eles aos poucos foram encontrando o seu lugar, de modo que sua localização na obra não é acidental. Há certa comunicabilidade entre eles e entre as seções do livro. Originalmente eu possuía mais de duzentos textos, mas nem todos foram selecionados para a versão final – explica André, que possui graduação e mestrado em Letras pela UCS e doutorado em Estudos Literários para UFMG.
 
Escrito nos últimos dois anos, o livro foi selecionado em chamada pública da Urutau, depois de passar pela curadoria da casa editorial. A editora tem se destacado no cenário nacional por investir em novos autores por meio da proposição de chamadas para publicação voltadas para regiões ou estados brasileiros, de acordo com um calendário anual.
 
A consistência da linguagem empregada na obra é um dos fatores que contribuíram para sua seleção. Nas 92 páginas de “O céu das pequenas criaturas”, André expõe os gestos comedidos das palavras mais melancólicas, a segurança que esconde e revela o ser político e uma economia sintática que nunca é trivial, segundo Berttoni Licarião, que assina o texto da orelha.
 
– Creio que a poesia – e a literatura como um todo – não deve servir para divertir no sentido mais simples dessa palavra, não deve ser um passatempo frugal. A literatura precisa buscar formas de desacomodar e de iluminar aquilo que permanece obscuro, ela precisa exercitar o seu poder de transformação. Isso não significa, evidentemente, que o texto literário tenha que ser de difícil leitura, acessível só a iniciados. Penso que é possível alcançar certa densidade poética mesmo com imagens aparentemente triviais e com uma estrutura textual clara. A experiência humana é complexa e multifacetada, mas a literatura pode nos ajudar a compreendê-la.
 
Serviço
 
O quê: O céu das pequenas criaturas (Editora Urutau, 92 páginas)
Onde comprar: no site da Editora Urutau (http://editoraurutau.com/titulo/o-ceu-das-pequenas-criaturas), ou com o próprio autor
Preço: R$ 42,00

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Revolte-se pela vacina!

 

Organize a sua revolta e conecte-se com ativistas do Brasil inteiro!

O Brasil se encontra diante de uma grande tragédia nacional. A pandemia voltou a crescer, são 300 mil mortos e, diferente do resto do mundo, aqui ela não dá sinais de que vai se recrudescer. A economia vai de mal a pior e Bolsonaro/Guedes insistem numa política de austeridade econômica. O desemprego só aumenta, a inflação dispara nos preços de bens de consumo essenciais à sobrevivência dos mais pobres e o auxílio emergencial demora a voltar.

Vamos virar esse jogo. No dia 30 de março jovens do Brasil inteiro organizaram intervenções em defesa da vida, da democracia e da vacina. Preencha o formulário indicando a cidade em que você pode participar das ações, qual tipo de ação gostaria de ajudar a organizar e conecte-se com uma rede de ativistas espalhados por todo o país!

Retomando sonhos: UBES convoca seu 44° Congresso para maio

 

44° Congresso da UBES foi aprovado neste sábado pelo CONEG em São Paulo; Secundas estão prontos para reconstruir o país.

O 21° Conselho Nacional das Entidades Gerais realizado no dia 11 de dezembro de 2021, após dois dias de atividades em São Paulo, com a convocação do próximo Congresso da UBES para 2022: será de 12 a 15 de maio, em Brasília.

A urgência de se recuperar sonhos e perspectivas deu o tom das falas, debates e conversas na Faculdade Zumbi dos Palmares, na primeira vez que lideranças se encontraram presencialmente desde o início da pandemia. Este fôlego e desejo de retomada está refletido na resolução aprovada na Plenária Final de sábado, que deve nortear os rumos da entidade no próximo período (Confira abaixo todos os documentos aprovados neste 21º CONEG).

Acesse o Censo Escolar 2020

Ao longo do 21º CONEG da UBES, secundaristas trocaram experiências e opiniões sobre os desafios da educação no pós-pandemia e o papel da juventude diante das crises sociais.

“Um dos maiores desafios que a educação básica terá de enfrentar no próximo período é o de garantir que os estudantes que ficaram quase dois anos sem ter acesso à sala de aula, e em muitos casos nem mesmo às aulas remotas, não desistam da sua possibilidade de sonhar. De sonhar em ingressar na universidade, de sonhar em se formar em um curso técnico, de sonhar em construir aquilo que deseja.”

Mesa diretora da UBES faz leitura dos documentos durante Plenária Final do 21º CONEG

Prepare-se para o CONUBES do reencontro!

O Congresso da UBES é a instância máxima da democracia da entidade, quando milhares de secundas do Brasil todo se encontram para trocar experiências, ideias e eleger a próxima gestão da UBES. 

Nosso último congresso teria acontecido em maio de 2020, mas foi adiado com a chegada do novo coronavirus. Com a importância dos cuidados sanitários, o movimento estudantil defendeu as medidas pautadas pela ciência e se reinventou para seguir mobilizado pela vacinação e direitos de estudar. Agora é hora de, com toda a responsabilidade, se preparar para nosso reencontro tão aguardado por longos meses!

Acompanhe mais informações e novidades pelas redes da UBES.


Novo por aqui? A gente explica

O QUE É:

Plenária Final – Momento dos encontros secundaristas deliberativos, para aprovar as pautas, moções e documentos que vão reger a entidade. Lideranças podem se inscrever para colocar ideias e opiniões antes das votações.

CONEG – O Conselho Nacional de Entidades Gerais é um fórum organizado anualmente para reunir lideranças secundaristas. Além de promover discussão, troca de experiências, conhecimentos e pautas, o CONEG prepara e convoca o Congresso da UBES

CONUBES – Um dos mais amplos espaços secundaristas, acontece a cada dois anos para reunir milhares de secundas do Brasil todo e eleger a direção da entidade.

Fonte: UBES

Adaptado em 02 de abril de 2022 pelo CPC-RN (Centro Potiguar de Cultura)

Galinhada tradicional

Veja a receita fácil e simples de galinhada com arroz: ela fica deliciosa e muito bem temperada com cebola, alho, pimentão e açafrão.

Ingredientes

  • 1 fio de óleo
  • 1 cabeça de alho amassada
  • 1 frango caipira pequeno sem pele, em pedaços, com pé e pescoço
  • 500 gramas de arroz
  • 1 pimentão amarelo pequeno picado
  • 1 pimentão vermelho pequeno picado
  • 1 tomate sem pele picado
  • 1 cebola pequena picada
  • Meia lata de milho verde
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 colher de sobremesa de açafrão

Modo de Preparo

  1. 1. Numa panela em fogo médio com óleo, doure o alho e depois adicione o frango e deixe que ele cozinhe, mexendo sempre até dourar.
  2. 2. Vá pingando água para que ele cozinhe lentamente.
  3. 3. Quando estiver bem cozido e sem água, junte o arroz e o açafrão e mexa bem.
  4. 4. Junte os pimentões, o tomate, a cebola picada e o milho verde.
  5. 5. Coloque água com o caldo de galinha e deixe cozinhando até a água secar e o arroz ficar cozido.
Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Mario Frias deixa setor cultural arrasado e Lei Rouanet enfraquecida como legado

Em seu mandato, secretário da Cultura também minou papel de instituições vinculadas ao governo federal.

Fragilização da classe artística e esvaziamento do papel de instituições culturais vinculadas ao governo federal. O legado que deixa para o setor o agora ex-secretário Mario Frias, exonerado da Secretaria Especial da Cultura nesta quinta (31) para se lançar candidato a deputado federal por São Paulo, é de destruição generalizada, dizem profissionais da área, no que poderia ser considerado um não legado, dada a ausência de políticas propositivas da pasta comandada pelo ex-galã de “Malhação” por quase dois anos.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA