Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 16 de novembro de 2021

3ª DIREC - SEEC-RN DE NOVA CRUZ PROMOVEU NOS DIAS 11 E 12/11 "FORMAÇÃO FINANCEIRA" PARA OS DIRIGENTES DE ESCOLAS E FINANCEIROS

 

Primeira turma de diretores - Marcelo Júnior de Assis da Silva, dando as boas vindas aos dirigentes escolares na Abertura da Formação Financeira.
Dirigente financeiro, professor, João Maria
Parada para o Coofeebrake

Debates - vejam fotos abaixo: 1º e 2º DIAS


IMAGENS DOS DOIS DIAS DA FORMAÇÃO FINANCEIRA
Todos os participantes presentes prestaram bastantes a atenção, tirando assim as suas dúvidas. Tanto os dirigentes do primeiro dia como os do segundo dia.

Inscrições

Nos dias 11 e 12/11/2021 a 3ª DIREC - SEEC-RN, sediada em NOVA CRUZ, promoveu Curso de FORMAÇÃO FINANCEIRA para os diretores/as de escolas, bem como também para os funcionários que trabalham no setor de finanças.

As pautas, foram: Resolução/CD/FNDE nº 14 de 16 de setembro de 2021; Resolução/CD/FNDE  nº 15 de 16 de setembro de 2021; Resolução/FEE/SEEC nº 03 de 19 de novembro de 2019; Normas para uso do PAGUE -PDDE e Etapas de montagem de uma prestação de contas.

PROGRAMÇÃO

07:30 - Credenciamento. 

08:00. Abertura.

08:05 - Boas vindas - Diretor da DIREC (Marcelo Silva - Diretor) e representantes (João Maria Oliveira e Gilson - financeiro).

08:20 - Resolução/CD/FNDE nº 15 de 16 de setembro de 2021

10:20 - Coofeebrake

10:40 - Resolução/CD/FNDE nº 14 de 16 de setembro de 2021

11: 30 - Normas para solicitação de PAGUE - PODE

12:00 - Almoço

13:00 - Normas para uso do PAGUE - PODE

14:10 - Questionamentos

15:00 - Coofeebrake

15:20 - Manipulações dos formulares 

17:00 - Encerramento

O Curso de Formação Financeira foi dividido em duas etapas - totalizando 40 (quarenta) escolas estaduais, ligadas da 3ª DIREC. 20 escolas participaram dia 11 e as outras 20 escolas participaram dia 12.

A referida formação foi muito salutar e proveitosa, pois foi um momento onde todos os presentes tiraram suas dúvidas e daqui por diante será muito mais fácil para os dirigentes escolares, juntamente com os diretores financeiros a desenvolverem o prestamento de contas com clareza e sem muita dificuldades.

No encerramento, Marcelo Júnior de Assis da Silva, agradeceu a todos e a todas os diretores/as presentes, bem como os dirigentes financeiros pelas suas presenças, ficando a disposição para qualquer esclarecimentos que por ventura surja e para isso a equipe financeira e administrativa da 3ª DIREC - SEEC-RN estarão sempre a disposição para tirarem suas dúvidas, caso apareçam.

Cupim na Churrasqueira, antes cozido na panela de pressão

Cupim é um tipo de corte de carne de boi localizado atrás do pescoço do animal. É uma carne extremamente macia e muito saborosa. Vamos a uma receita fácil e deliciosa!

INGREDIENTES:

1 cupim de 1,5 a 2 kg

1 pimenta dedo de moça

4 dentes de alho

1 folha de louro

1 punhado de sal grosso

Pimenta do Reino a gosto

MODO DE PREPARO:

Cozinhe a carne na panela de pressão (cobrindo 3/4 da carne com água) com todos os ingredientes por 1 hora e 30 minutos.

Retire da panela, corte em fatias de uns 2,5 cm e coloque na churrasqueira (ou na grelha) ainda bem quente.

Toste bem de ambos os lados. Estando tostado, corte em tiras e, em seguida, em cubos.

Sirva com uma boa farofa e tempere à mesa com chimi churri.

Fonte: https://www.brasilcultura.com.br

Proclamação da República – 15 de novembro - "Fiquem por dentro!" - Eduardo Vasconcelos - CPC-RN

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

– Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

– Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

– A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

– Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Fonte: BRASIL CULTURA

Abraham Lincoln: "Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." - Onde estão os culpados?

 

Imagem do Google

"Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." - Abraham Lincoln.

Fazendo uma ponte para a realidade do nosso país, sim, é fato que nós escolhemos os governantes que estão atuando nas esferas municipais, estaduais e federais. Demos poderes a eles, em confiança.

Isso porque somos um povo que carrega uma grande esperança no coração, de que a política deve ser transformadora, que pode mudar para melhor uma sociedade.

E poderia ser assim mesmo, se não prevalecesse a soberba e a ganância pelo poder a todo custo.. Definitivamente não, não nos sentimos representados, com raríssimas exceções.

Para alguns, seletivamente, o cenário que estamos vivendo pode até ser ou parecer irrelevante, mas para a grande massa, a vida tem se tornado mais difícil a cada dia. Não tem sido nada fácil viver e mesmo sobreviver a essa crise.

A maioria da população brasileira é formada por pessoas de baixa renda. Esta é a parcela que mais sofre com os mandos e desmandos, com tamanha irresponsabilidade governamental.

A única saída é nos unirmos, arregaçar as mangas e ir à luta por nossos direitos, sermos cada vez mais participativos. Hoje sabemos quem são os lobos em pele de cordeiro, que estão acabando com a dignidade da nossa gente, do povo que verdadeiramente constrói o Brasil.

Teremos essa oportunidade nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, às 20h (horário de Brasília) no nosso debate com Leonardo Boff, João Pedro Stédile e Eduardo Moreira. Vamos fazer a diferença!

Grande abraço,
Equipe Instituto Conhecimento Liberta

PS.: Se você está aqui é porque quer abrir os olhos para a realidade do nosso Brasil, certo? Então, aproveite também e entre em nosso grupo do WhatsApp para receber materiais complementares ao tema. Se você já estiver lá não precisa se preocupar, mas se ainda não entrou, clique no link abaixo e entre agora mesmo.