Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 2 de março de 2024

No Senado Federal, Zenaide destaca 92 anos do voto feminino e exalta mulheres potiguares

Foto: Divulgação

Nos 92 anos do voto feminino no Brasil, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) exaltou, no Senado Federal, as mulheres do Rio Grande do Norte em sua marca histórica de pioneirismo político e de relevância na produção literária. "A mulher brasileira passou séculos sem ter o direito de aprender a ler e a escrever. As mulheres que nos antecederam, lutando e vencendo imensas dificuldades para participar da vida política do país, nos inspiram nessa luta por igualdade e equidade. Defender a mulher é, no mínimo, defender 52% da população brasileira", frisou a parlamentar.

O Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado a estabelecer a não distinção de sexo para o exercício do voto, por meio da Lei Estadual 660, em 1927. Em 24 de fevereiro de 1932, a partir instituição do primeiro Código Eleitoral do país, as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas em todo o território nacional. Foi de uma mulher potiguar – a professora Celina Guimarães – o primeiro voto feminino brasileiro, quatro anos antes do Código Eleitoral, com base na lei do próprio Estado do Rio Grande do Norte.

Outro exemplo de ousadia relembrado por Zenaide foi de Alzira Soriano em 1928 no Estado potiguar: ela foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de um município na América Latina – realizando um feito histórico quatro anos antes da conquista do direito da mulher ao voto no Brasil. Zenaide afirma, ainda, que o Estado potiguar já teve três governadoras, rompendo uma herança de machismo estrutural enraizado na política e na sociedade não só do Nordeste, mas de todo o país.

"Duas mulheres potiguares entraram para a história como a primeira eleitora e a primeira eleita do Brasil e da América Latina. Em 1927, a professora Celina Guimarães, de Mossoró, foi a primeira mulher a se alistar e conquistar o direito de votar. No ano seguinte, em 1928, Alzira Soriano foi eleita prefeita da cidade de Lajes. Esses são só alguns exemplos da potência transformadora e da força da mulher potiguar para levar o país para frente", assinalou a senadora.

A parlamentar ainda observa que, hoje, nos locais que dependem de processo seletivo, as mulheres já se igualam ou são maioria em relação aos homens. Entretanto, nos locais de decisão e poder políticos, ainda são o mínimo. "Nós, mulheres, temos que participar da vida pública. São decisões políticas do governo e da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, por exemplo, que decidem o salário mínimo e para onde vão os recursos públicos do país para a saúde, a educação, a segurança pública e a assistência social de nossos filhos, famílias, netos. Se não tiver mulher na política, não há empoderamento de fato", alertou.

Literatura e participação política

Procuradora Especial da Mulher no Senado, Zenaide, em manifestação no plenário do Senado, ressaltou seu trabalho para convencer as mulheres participarem mais da política partidária e a se candidatarem a cargos eletivos. Nesse sentido, ela destacou a importância de que as mulheres também leiam mais outras mulheres, citando como exemplo o grupo de leitura Mulherio de Letras Zila Mamede, da cidade de Natal (RN). O grupo promove reuniões regulares destinadas a divulgar e estimular a leitura e promover a literatura escrita por mulheres. Zila da Costa Mamede (1928-1985) foi jornalista, poetisa e bibliotecária que construiu carreira no Rio Grande do Norte.

Zenaide registrou um voto de louvor às mulheres escritoras do Rio Grande do Norte e do Brasil, às representantes das letras na academia, a todas as mulheres que "transformam uma realidade ainda machista e desigual quando estão promovendo e celebrando a arte, a contestação, a sensibilidade humana, que é que de melhor nós temos para compartilhar e para contribuir com um mundo mais justo e mais bonito".

A senadora relatou que, no último sábado (24), participou do encontro de fevereiro do Clube de Leituras Mulheres Lendo Mulheres, em Natal. "Estar reunida com aquele grupo foi ainda mais especial porque estive ao lado de Clotilde Tavares, uma ativista insubmissa e intelectual brilhante, que foi minha professora de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte", ressaltou.

 

Fonte: Ascom/Senadora Zenaide

Com Potiguar Notícias


Conselho Presidencial da FSM inicia debates sobre luta de classes e solidariedade internacional


Na última sexta-feira (01), teve início o Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM), marcado por discursos e debates sobre questões fundamentais para a classe trabalhadora global. A abertura contou com pronunciamentos importantes, incluindo o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araujo, o presidente da FSM, Mike Madala (África do Sul), e o secretário-geral da FSM, Pambys Kyritsis (Chipre).

Lideranças sindicais de diversos países aproveitaram a ocasião para fazer intervenções, destacando a importância combate ao sistema capitalista, a atualidade a luta de classes e a solidariedade à Palestina. 

O presidente da CTB, Adilson Araújo, foi presenteado pelas lideranças sindicais, Pambys (Chipre), Awa (Senegal) e Nguyen Dinh Khang (Vietnã), em agradecimento pela recepção do conselho.

Em sua fala, Adilson Araújo ressaltou o contexto desafiador enfrentado pela América Latina, caracterizado por cerco e espionagem imperialista, polarização social e instabilidade política. Ele enfatizou a importância do sindicalismo classista em contrapor-se a essas tendências, intensificando o internacionalismo proletário e globalizando as lutas da classe trabalhadora.

Por sua vez, o secretário-geral da FSM, Pambys Kyritsis, convocou os participantes a formularem um plano de ação para 2024, visando ampliar o papel da federação no fortalecimento das lutas de classe em defesa dos interesses dos trabalhadores. Kyritsis reiterou o compromisso da FSM em defender os direitos da classe trabalhadora em todo o mundo.

O presidente da FSM, Mike Madala, enfatizou o crescimento da federação, mas alertou para a necessidade de compreender esse crescimento e fortalecer a capacitação política. Ele destacou a importância de trabalhar com mais ideologia para enfrentar o incessante avanço do capitalismo, que, segundo ele, está em guerra em todas as partes, liderada pelos Estados Unidos.

O Conselho Presidencial da FSM promete ser um espaço crucial para a articulação de estratégias e ações que visam promover a justiça social, a solidariedade internacional e a defesa dos direitos dos trabalhadores em todo o mundo.

Fonte: CTB NACIONAL

Guia CONEG: o que é e como participar - Fonte: UBES - (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)

A edição 2024 do CONEG acontecerá nos dias 15 e 16 de março. Nele, as entidades gerais de todo o país estão convidadas para debater a revogação do Novo Ensino Médio e construir uma nova escola!

CONEG da UBES: O que é?

O Conselho de Entidades Gerais (CONEG) é o encontro nacional de estudantes secundaristas promovido pela UBES e um dos eventos mais importantes do calendário da entidade. Esse ano o tema será “Organizar para Revogar! Estudantes secundaristas em rede para construir uma nova escola”.

É durante o CONEG que jovens de todo o Brasil se reúnem para discutir temas cruciais para a educação, propor soluções e tomar decisões importantes e onde será aprovado o próximo regimento eleitoral do próximo Congresso Nacional da UBES!

O papel das Entidades e dos Delegados

No CONEG, as entidades estudantis têm o papel de representar os estudantes de diversas regiões do Brasil, elegendo delegados e suplentes para participar do evento.

Esses delegados, escolhidos em fóruns deliberativos das entidades, têm voz e voto nas discussões e deliberações do CONEG, contribuindo para moldar as resoluções e decisões do encontro.

A participação deles é crucial para garantir que os interesses e necessidades dos estudantes sejam representados e considerados durante o evento.

Como participar do CONEG

As entidades que forem participar do CONEG precisam reunir os seguintes documentos:

  • Ata de eleição e posse da nova diretoria da entidade.
  • Estatuto da entidade.
  • Ata do CONEG da UBES onde a entidade estadual, municipal ou regional indica o delegado e suplente, preenchida e assinada.

O credenciamento acontecerá na Sede da UBES, em São Paulo, no dia 12 de março, das 10h às 22h. Os documentos acima deverão ser apresentados nessa hora! Então fique ligado.

A taxa a ser paga dará direito ao alojamento, alimentação e participação em todas as atividades durante o evento para os delegados e suplentes da entidade. e a lista das entidades credenciadas será publicada aqui no site oficial da UBES.

Você pode conferir mais informações na Ata oficial do CONEG

Não deixe de seguir a gente nas redes sociais para não perder nada!!

  • Insta: @ubesoficial
  • Twitter: @ubesoficial
  • Tiktok: ubes_oficial

Se Liga, 16! A cidade é nossa! Faça seu título de eleitor - Fonte: UBES

A campanha “Se Liga, 16! A cidade é nossa” convoca você para tomar as rédeas do seu futuro político e ir, mais uma vez, para a linha de frente da luta por um Brasil mais justo e inclusivo!

Nessa batalha pela participação política, o primeiro passo é tirar o título de eleitor, e o prazo é até 8 de maio.

Conquistamos o direito ao voto aos 16 anos, mas agora é hora de fazer história! 

É tempo de assumir o protagonismo na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. 

Tire seu Título de Eleitor

Para se tornar um eleitor é fácil. Você precisa fazer seu alistamento na Justiça Eleitoral.

Você pode acessar pelo Autoatendimento Eleitoral (clique aqui), pelo sistema disponível nos Portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, ou indo até uma zona eleitoral na sua cidade.

Para fazer a solicitação são necessários os seguintes documentos: 

  • Documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso).
  • Comprovante de vínculo com o município (vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município).
  • Comprovante de pagamento de débito (quando houver débito com a Justiça Eleitoral).

Os documentos devem ser digitalizados ou fotografados para que você possa incluir na sua solicitação. Antes de iniciar o atendimento virtual, também deve ser providenciada uma foto tipo selfie, em que você aparece segurando o documento oficial de identificação ao lado da face.

Agora é só aguardar o requerimento e acompanhar pelo site. Você será informado se for preciso comparecer ao cartório para concluir o atendimento.

Participe ativamente das eleições e defenda nossos direitos!

Nos siga nas redes e use a hashtag #SeLiga16.

  • Insta: @ubesoficial
  • Twitter: @ubesoficial
  • Tiktok: ubes_oficial