Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

DIRIGENTES DA 3ª DIREC DE NOVA CRUZ-RN PARTICIPARAM ONTEM (13) DA ENTREGA DO PRÊMIO CARCARÁ -NO FESTIVAL POTIGUAR DE AUDIOVISUAL

Ambas escolas pertencentes a 3ª REGIONAL - NOVA CRUZ-RN, que foram contempladas no FESTIVAL

MARCELO JÚNIOR

Momento da Entrega da premiação as Escolas de Santo Antônio e Espirito Santo

Eduardo Vasconcelos - CPC-RN

Tema do Prêmio: "MEU OLHAR, MEU LUGAR!"
Janilson - Coordenador do Pedagógico

O Diretor Geral da 3ª DIREC - Regional de Nova Cruz - RN, MARCELO JÚNIOR DE ASSIS DA SILVA, acompanhado do Coordenador Pedagógico, IVANILSON, participaram da Entrega do Prêmio CARCARÁ - Festival Potiguar de Audiovisual, ocorrido ontem (12) na Escola de Governo do RN.

A iniciativa do concurso teve premiação em dinheiro para os 03 melhores vídeos e os 20 vídeos selecionados terão a oportunidade de participar de uma capacitação gratuita em audiovisual com profissionais da área.

O Tema da Premiação: "MEU OLHAR, MEU LUGAR".

Participaram do concurso várias escolas, mas apenas 10 (dez) foram contempladas com premiações do primeiro ao décimo lugar.

Para estimular a participação dos alunos foram destinados prêmios em dinheiro no valor de R$ 3 mil reais para os 03 melhores vídeos. As 20 melhores equipes terão seus vídeos veiculados num festival virtual e também serão capacitadas na linguagem do audiovisual com profissionais da área.

A 3ª DIREC - Regional de NOVA CRUZ foram comtempladas duas (2) escolas, são elas: ESCOLA ESTADUAL DR. MANOEL DANTAS - SANTO ANTONIO, ficou em segundo lugar e a Escola Estadual JOAQUIM DA LUZ da cidade do ESPIRÍTO SANTO, que ficou em 5º lugar.

Para Marcelo Junior, diretor da 3ª DIREC e o Coordenador Pedagógico Janilson, que participaram do evento ficaram super felizes com as premiações e classificações de duas cidades (escolas) pertencentes a Regional de NOVA CRUZ, parabenizando-as pelas colocações no referido festival. Além das presenças dos dirigentes da DIREC de NOVA CRUZ estiveram presentes técnicos, professores, coordenadores e alunos.

Para Marcelo e Janilson este evento serviu para mostrar que a Região do Agreste Potiguar tem jovens talentosos com potenciais fora do comum. Que venha outros eventos culturais, bem como desportivo.

"Para a todos e a todas que participaram deste evento parabenizo-os pelos esforços que culminou com estas premiações. Que venham outros festivais!" - Eduardo Vasconcelos, presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN.


Exposição "Cubos de Luz" leva o melhor da arte potiguar à praça Pedro Velho - Fonte: Tribuna do Norte

 

Imagem do Google

A exposição itinerante “Cubos de Luz” põe o melhor da arte potiguar em praça pública. A mostra será aberta nesta terça-feira, às 18h, na Praça Pedro Velho, em Petrópolis. Consiste numa grande estrutura cúbica que reúne trabalhos de 30 artistas locais, de variadas gerações e estilos. 

No dia 17 de janeiro a exposição estará em Caicó, e em 07 de fevereiro, em Mossoró. O projeto tem apoio da Cosern através do edital “Transformando Energia em Cultura” e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

O cubo luminoso tem nove metros de altura. Sob a curadoria de Sanzia Barbosa, estarão expostos trabalhos de Francisco Nilson dos Santos, Djalma Paixão, Erasmo Xavier, Ivanise do Vale, Jotó, Maria do Santíssimo, Roberto Medeiros, Rosa Mc, Adonay Dantas, Evana Macedo, Fernando Gurgel, Frederico Marcos, Isaias Ribeiro, Ítalo 
Trindade, João Natal, Luiz Elson, Nôra Aires, Artur Carvalho, Claudia Moreira, Franco Fonseca, Judson An-drade, Laíza Ferreira, Malu e Meysa Medeiros. 
 
A mostra traz pinturas e fotos. Para Marcos Sá de Paula, idealizador do projeto, “Cubo de Luz” será um marco inédito na divulgação das artes visuais do Rio Grande do Norte, que facilitará o acesso dos potiguares ao melhor da produção artística local, consolidando um intercâmbio importante entre cidades-polo de três das principais regiões do estado. “É também uma solução para quem tem receio de entrar numa galeria fechada em tempos de pandemia. Está tudo aqui, ao ar livre”, diz. 

A estrutura contará com monitores para explicar as obras aos passantes curiosos, além de um QR code que vai conduzir a um site com todas as informações e históricos sobre a exposição. 

Serviço:
Cubos de Luz. Mostra itinerante na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis. Abertura na terça, às 18h. 

Retomando sonhos: - UBES convoca seu 44° Congresso para maio Natália Pesciotta

 

44° Congresso da UBES foi aprovado neste sábado pelo CONEG em São Paulo; Secundas estão prontos para reconstruir o país.

O 21° Conselho Nacional das Entidades Gerais terminou nesse sábado (11/12), após dois dias de atividades em São Paulo, com a convocação do próximo Congresso da UBES para 2022: será de 12 a 15 de maio, em Brasília.

A urgência de se recuperar sonhos e perspectivas deu o tom das falas, debates e conversas na Faculdade Zumbi dos Palmares, na primeira vez que lideranças se encontraram presencialmente desde o início da pandemia. Este fôlego e desejo de retomada está refletido na resolução aprovada na Plenária Final de sábado, que deve nortear os rumos da entidade no próximo período (Confira abaixo todos os documentos aprovados neste 21º CONEG).

Ao longo do 21º CONEG da UBES, secundaristas trocaram experiências e opiniões sobre os desafios da educação no pós-pandemia e o papel da juventude diante das crises sociais.

“Um dos maiores desafios que a educação básica terá de enfrentar no próximo período é o de garantir que os estudantes que ficaram quase dois anos sem ter acesso à sala de aula, e em muitos casos nem mesmo às aulas remotas, não desistam da sua possibilidade de sonhar. De sonhar em ingressar na universidade, de sonhar em se formar em um curso técnico, de sonhar em construir aquilo que deseja.”

Mesa diretora da UBES faz leitura dos documentos durante Plenária Final do 21º CONEG

Prepare-se para o CONUBES do reencontro!

O Congresso da UBES é a instância máxima da democracia da entidade, quando milhares de secundas do Brasil todo se encontram para trocar experiências, ideias e eleger a próxima gestão da UBES. 

Nosso último congresso teria acontecido em maio de 2020, mas foi adiado com a chegada do novo coronavirus. Com a importância dos cuidados sanitários, o movimento estudantil defendeu as medidas pautadas pela ciência e se reinventou para seguir mobilizado pela vacinação e direitos de estudar. Agora é hora de, com toda a responsabilidade, se preparar para nosso reencontro tão aguardado por longos meses!

Acompanhe mais informações e novidades pelas redes da UBES.


Novo por aqui? A gente explica

O QUE É:

Plenária Final – Momento dos encontros secundaristas deliberativos, para aprovar as pautas, moções e documentos que vão reger a entidade. Lideranças podem se inscrever para colocar ideias e opiniões antes das votações.

CONEG – O Conselho Nacional de Entidades Gerais é um fórum organizado anualmente para reunir lideranças secundaristas. Além de promover discussão, troca de experiências, conhecimentos e pautas, o CONEG prepara e convoca o Congresso da UBES

CONUBES – Um dos mais amplos espaços secundaristas, acontece a cada dois anos para reunir milhares de secundas do Brasil todo e eleger a direção da entidade.

O acervo do Museu Câmara Cascudo

O acervo do Museu Câmara Cascudo foi constituído e vem se desenvolvendo ao longo de sua história, desde a época de funcionamento do Instituto de Antropologia (1960-1973), de diferentes maneiras:

- com o material resultante de pesquisas realizadas pelo próprio museu ou com seu apoio;

- graças a doações;

- através de compras;

- a partir de parcerias com instituições públicas e privadas.

Tal acervo – composto por mais de 162.000 peças registradas em 2020 – se divide em quatro conjuntos principais: Arqueologia, Documentação e Memória, Etnologia e Paleontologia.

O acervo do MCC está sendo progressivamente cadastrado e disponibilizado, juntamente com acervos de diversas unidades da UFRN, na plataforma ACERVUS.

Em breve: saiba mais sobre o histórico e conheça alguns destaques das coleções do acervo do MCC.

Fonte: MUSEU CÂMARA CASCUDO