Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Dia do Historiador 19 de agosto

 

Imagem: JOAQUIM NABUCO

Dia Nacional do Historiador é comemorado anualmente em 19 de agosto.

O principal objetivo desta data é homenagear os profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades.

Segundo o historiador e professor André de Melo Araújo, a importância da data se dá, pois:

“Para os historiadores, interessa ver como as sociedades se configuraram no passado a partir dos vestígios documentais deixados. Um dos suportes materiais da informação que mais resiste ao tempo é o papel, em seus diversos tipos, sobretudo no século 18.”

Origem do Dia do Historiador

A criação do Dia do Historiador foi oficializada a partir do Decreto de Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009.

A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem a Joaquim Nabuco (1849- 1910), nascido nesse dia em Pernambuco. Ele foi um dos historiadores mais importantes do país e um dos responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do país. Aliás, Nabuco é o autor da célebre frase: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”.

Fonte: Portal BRASIL CULTUA

Criolo e Emicida declaram apoio a Boulos e Erundina

 Criolo, Erundina, Boulos e Emicida

Criolo, Erundina, Boulos e Emicida (Foto: Divulgação)
O artistas assinaram o manifesto em apoio à candidatura de Boulos e Erundina em São Paulo. Caetano Veloso, Chico Buarque, Marilena Chaui, Raquel Rolnik, Renato Janine Ribeiro, Wagner Moura, Zélia Duncan, Ferréz, Rita Von Hunty também já prestaram apoio à chapa.

247 - Os músicos Criolo e Emicida  assinaram nesta terça-feira (18) um  manifesto em apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina em São Paulo.

A chapa ganha apoio de importantes nomes do meio artístico, cultural e intelectual. Entre os que assinam o manifesto estão Caetano Veloso, Chico Buarque, Marilena Chaui, Raquel Rolnik, Renato Janine Ribeiro, Wagner Moura, Zélia Duncan, Ferréz, Rita Von Hunty e outros. 

A carta leva o título de "São Paulo precisa de Boulos e Erundina" e faz elogios à chapa do PSOL. "As eleições municipais de 2020 serão decisivas para o Brasil. No meio de uma crise sanitária e social definiremos nosso futuro. Em São Paulo, a maior cidade do país, temos o desafio de derrotar o projeto autoritário de Bolsonaro e projeto elitista dos tucanos, que relega os territórios populares ao esquecimento. Mais do que isso: temos o desafio de propor uma alternativa que faça a cidade voltar a sonhar. É isso que representa a chapa Boulos e Erundina", diz o texto.

Fonte: Brasil 247

COMO SE TRAVAVA O ESTRUPO EM 1833

 


Enviado via e-mail