Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

VEM AI A CONVENÇÃO/ASSEMBÉLIA DO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Imagem: Dandara - em memória! (Era esposa de ZUMBI dos PALAMARES!!!

Agora em fevereiro/2024 o Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, estará realizando sua Assembléia Geral para prestamento de conta e Eleição da nova diretoria, Gestão 2024/2026!

O evento ocorrerá provalemnte na Câmara Municipal de Nova Cruz, Rio Grande do Norte ou no Pátio da Escola Estadual GETÚLIO VARGAS! Aguardem!!!

O evento tem como objetivo prestar conta da atual gestão, debates e eleição da nova diretoria - 2024/2026.

Ás pautas são Prestamento de contas ANO 2022/23, DEBATES, CULTURA e ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA! 

Saudações Culturais,


EDUARDO VASCONCELOS

Presidente do CPC-RN (Centro Potiguar de Cultura)

Declaração da CSP-Conlutas sobre as recentes ações da heroica resistência palestina - " VALE A PENA LÊ DE NOVO!!1" - EDUARDO VASCONCELOS - CPC-RN (Centro Potiguar de Cultura)

 

Declaração da CSP-Conlutas sobre as recentes ações da heroica resistência palestina

Declaração da CSP-Conlutas sobre as recentes ações da heroica resistência palestina

  • Facebook
  •  
  • Twitter

O mundo parou para acompanhar os eventos protagonizados pela heroica resistência do povo palestino na manhã do sábado, dia 7 de outubro.

A ação “Tempestade de Al Aqsa”, realizada pelas Brigadas de al-Qassam (braço armado do partido Hamas), retomou inúmeros territórios invadidos por Israel.

A ação sem precedentes colocou em xeque o caráter de “indestrutível” até pouco tempo associada ao estado sionista, que de fato trata-se de uma super potência militar financiada pelo governo dos Estados Unidos.

Em comunicado, lideranças dos combatentes palestinos afirmaram que a ofensiva é uma resposta às violações de Israel, que insistentemente desrespeita o Direito Internacional Humanitário.

Em 1948, o Estado de Israel se formou ocupando 78% do território palestino e expulsando 800 mil palestinos e palestinas. Hoje Israel ocupa de forma criminosa e ilegal toda a Palestina  e seis milhões de palestinos vivem fora de suas terras  na condição de refugiados.

Israel, com a anuência do imperialismo mundial, também promove uma limpeza étnica contra os palestinos e um regime de segregação racial (apartheid) que condena milhões ao tratamento desumano e antidemocrático.

O maior exemplo desta situação condenada internacionalmente é a Faixa de Gaza, de onde partiram os ataques deste sábado, onde ao menos 2,4 milhões de palestinos vivem em uma verdadeira prisão a céu aberto, sem possuir direitos básicos.

A violência perpetuada pelo regime israelense, e o avanço do sionismo nos territórios palestinos, como a criação de cada vez mais assentamentos judeus polarizando a região, tem levado a juventude palestina a reivindicar o direito à terra com mais força e coragem.

Como estes nunca possuíram um dia de paz em suas vidas, muitos veem na luta armada e na “Intifada” (Levante Popular) o caminho para após décadas conquistar a liberdade.

Apesar da palavra terrorismo ter sido repetida inúmeras vezes nas últimas horas, a ação de resistência palestina é legítima e fundada no direito garantido aos povos invadidos de lutarem contra seus agressores.

A mensagem deixada pelos palestinos é de “Basta é basta”.

Por isso, a CSP-Conlutas manifesta toda solidariedade a apoio à heroica resistência palestina, representante legítima do esforço dos oprimidos contra as ações de uma potência colonizadora.

Além de convocar a todos para que demonstrem sua solidariedade, uma vez que Israel promete um novo banho de sangue contra a população civil de Gaza, também é necessário cobrar o governo Lula, que se diz “amigo dos palestinos”, mas se solidarizou com Israel contra o Hamas. A luta do povo palestino é autodefesa, não terrorismo!

Como presidente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil deve deixar sua posição confortável de cúmplice ao regime de apartheid israelense e se posicionar a favor de uma Palestina livre, laica e democrática.

A luta do povo palestino precisa de nossa solidariedade. A CSP-Conlutas convoca a todos os oprimidos e explorados a se manifestarem em unidade. As ações como as desenvolvidas pela campanha do BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) a Israel serão fundamentais.

Também é necessário exigir aos governos de todo o mundo a condenação do regime de apartheid sionista e a ruptura imediata de todos os acordos com o Estado colonial e assassino de Israel, em especial aquele que promove o embargo militar.

- Palestina livre do rio ao mar!

- Viva a resistência heroica do povo palestino!

Fonte: CONLUTAS

 

Lançamento | FBN publica o volume 40 da revista Poesia Sempre

 

Depois de “A Semana faz 100 Anos” e “O Cânone em Pauta”, a Revista Poesia Sempre apresenta aos leitores “Tradução e Tradições”. Ou seja: começa-se com a instigante história da tradução dos clássicos gregos e latinos no Brasil, passa-se à consideração de um dos poetas mais canônicos, centrais e indispensáveis da tradição poética ocidental, e, num salto séculos, termina-se com dois dos mais importantes e originais poetas brasileiros de sempre – João da Cruz e Sousa e João Cabral de Melo Neto –, que partilham com o seu confrade latino a mestria formal, o rigor da construção, e a compreensão da poesia como técnica.

A edição 40 está disponível para download e consulta gratuitos no site da Biblioteca Nacional. A curadoria é de Érico Nogueira.

Acesse aqui. 

A versão impressa será lançada em breve e disponibilizada para venda exclusivamente na Loja do Livro da Biblioteca Nacional, situada no prédio-sede, no Rio de Janeiro. Na Loja do Livro você encontra volumes anteriores da revista.

Sobre a revista Poesia Sempre

Criada em 1993, com o objetivo de proporcionar espaço para a produção poética recente no Brasil e no mundo, a revista Poesia Sempre tornou-se uma das mais apreciadas publicações da Biblioteca Nacional.

Nesta revista, a poesia ganhou a companhia de ensaios, entrevistas, contos, dossiês e das artes plásticas, formando um painel amplo das artes contemporâneas. Não demorou muito para ela se tornar um marco, seja como publicação de excelência da melhor poesia e ensaística brasileiras, seja como referência incontornável da cultura brasileira no exterior.

Publicação única na história da inteligência brasileira, a revista retorna com o desejo de restaurar um espaço de excelência da poesia no Brasil, do que há de melhor na poesia brasileira, além de aprofundar o diálogo entre os poetas-editores e os poetas do país.

Concebida pelo poeta, professor e ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Affonso Romano de Sant’Anna em 1991, a revista foi publicada pela primeira vez em 1993. Ao longo do tempo, contou com a colaboração de personalidades e nomes de peso para a poesia brasileira como Ferreira Gullar, Ivan Junqueira e Ivo Barroso, entre tantos outros.

Acesse aqui a coleção completa da revista Poesia Sempre.

Cultura, Artes, História e Esportes

Fonte: BIBLIOTECA NACIONAL