Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR


MEC pressiona pela implantação da Reforma do Ensino Médio em Institutos Federais
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC), convidou nove reitores de Institutos Federais (IFs) para uma reunião na sexta-feira (23), em Brasília (DF), na qual debaterá a implantação da Reforma do Ensino Médio nesses institutos em caráter de projeto piloto.
Servidores Federais se reunirão com Ministério do Planejamento em 2 de março
Após o protocolo da pauta da Campanha Salarial de 2018 dos Servidores Públicos Federais (SPF), o Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se preparam para uma reunião com o Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão (Mpog), em 2 de março.
Aberto prazo para envio de artigos para as edições da Universidade e Sociedade
A diretoria do ANDES-SN divulgou, na quarta-feira (21), o prazo para envio de artigos para as edições de nº 62 e a Especial da Revista Universidade e Sociedade (U&S). Os interessados têm até 19 de março de 2018 para encaminhar os textos para as publicações que têm como motes "A Barricada fecha a rua, mas abre o caminho: 50 anos do Maio de 68 e atualidade das lutas sociais" e “130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil: Resistência do Povo Negro e a Luta por Reparações”, respectivamente. As edições serão lançadas durante o 63º Conad do Sindicato Nacional, em junho de 2018.
Diretoria do ANDES-SN repudia ataques à liberdade acadêmica e autonomia universitária
Os variados ataques às instituições públicas de ensino superior (Universidades, Institutos Federais e CEFETs) e aos seus professores e professoras têm se intensificado no último período, com o aprofundamento nos cortes de verbas – o que limita a autonomia e o desenvolvimento do tripé ensino-pesquisa-extensão -, a ampliação das denúncias que buscam a desmoralização das Instituições públicas de ensino e as ações que visam desqualificação e perseguir acadêmica e politicamente o corpo docente. Exemplos disso são a perseguição direta ao professor Luis Felipe Miguel, do departamento de Ciências Políticas da UnB, com a manifestação do Ministério da Educação (MEC) de que interviria para cancelar uma disciplina ofertada pelo docente; e o achincalhamento ideológico nas redes sociais à professora Erlenia Sobral do Vale, do curso de Serviço Social, da UECE.
Fundo de solidariedade aos docentes das Estaduais do RJ é avaliado positivamente
Em junho de 2017, conforme deliberação do 36º Congresso do ANDES-SN, o Sindicato Nacional criou um fundo de solidariedade aos docentes das universidades estaduais do Rio de Janeiro por conta do atraso do pagamento de seus salários. Agora, diante da possibilidade da normalização dos pagamentos no mês de março, os docentes fluminenses preparam uma campanha de devolução dos valores e avaliam positivamente a ação.
ANDES-SN reforça chamado para mobilizações em 8 de Março
O ANDES-SN divulgou nesta terça-feira (20) a Circular 31/18 na qual reafirma a importância de participação da categoria docente nas mobilizações do Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras em 8 de março.
Milhares de trabalhadores vão às ruas em defesa da Previdência pública
Sob o tema de "Se colocar pra votar, o Brasil vai parar!", millhares de trabalhadores saíram às ruas do país, na segunda-feira (19), no Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência (PEC 287/16). A mobilização foi convocada pelas centrais sindicais, entre elas a CSP-Conlutas, à qual o ANDES-SN é filiado, e surtiu o efeito esperado. Na tarde de segunda, o governo federal anunciou a desistência de votar a PEC 287.
GTs do ANDES-SN analisam financiamento da educação pública
Os Grupos de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCT), de Política Educacional (GTPE) e de Verbas (GTVerbas) do ANDES-SN realizaram uma reunião conjunta na sexta-feira (16), em Brasília (DF), para debater o financiamento da educação pública e o desvio do fundo público para as empresas privadas de educação.
Servidores Públicos Federais lançam Campanha Salarial de 2018
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizaram uma manifestação em Brasília (DF), na tarde desta segunda-feira (19), em frente ao Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão (Mpog), para lançar sua Campanha Salarial de 2018 e protocolar a pauta de reivindicações. A atividade fez parte do Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência.
Nota da diretoria do ANDES-SN sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro
A diretoria do ANDES-SN condena veementemente, e conclama a todo(a)s a lutar contra a intervenção militar decretada pelo ilegítimo governo Temer no estado do Rio de Janeiro, a partir de negociações com o governador Pezão. Com mais essa medida autoritária, que se junta a outras tantas já realizadas, o governo federal transita por um caminho perigoso que aponta na direção da criminalização e da militarização da sociedade, dos movimentos sociais populares e da população pobre e negra.
ANDES-SN reafirma Dia de Greves, Paralisações e Mobilizações em 19/2
Apesar da gravidade da conjuntura política, ocasionada pela intervenção militar no estado do Rio de Janeiro - inédita desde a vigência da Constituição Federal de 1988 - ressaltamos que o Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações
Seções Sindicais
Adufs ganha liminar que suspende processos contra professores na Uefs
O desembargador Raimundo Sérgio Sales, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), deferiu a liminar pedida no Mandado de Segurança impetrado pela diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs – Seção Sindical do ANDES-SN). A liminar solicita que até o julgamento do mérito da ação, sejam suspensos todos os Processos Administrativos Disciplinares (PADs) abertos contra os professores da Uefs que trabalham em regime de Dedicação Exclusiva (DE). A decisão do magistrado, que é inicial e provisória, foi proferida nesta semana. Os docentes foram levianamente acusados pela Secretaria da Administração (Saeb) de suposta acumulação indevida de atividade remunerada.
Sindicatos avaliam andamento da greve na Uern
Representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern – Seção Sindical do ANDES-SN ), do Sindicato dos Técnico-administrativos da Uern (Sintauern) e da reitoria se reuniram na sexta-feira (16) para discutir o andamento do movimento grevista, iniciado pelos docentes em 10 de novembro do ano passado, além de pensar estratégias de ação para os próximos dias.
Outras Lutas
Seminário da Andifes debateu situação do financiamento da Educação e C&T no país
Para debater a situação do financiamento da educação e da ciência e tecnologia no Brasil e o papel do Estado na Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), promoveu na quarta-feira (21) um seminário com representantes de instituições públicas. Luis Acosta, 1º vice-presidente do ANDES-SN, participou do evento representando a categoria docente.
Fórum Nacional em Defesa da Embrapa Pública acontece dia 23 em Campinas (SP)
O Fórum Nacional em Defesa da Embrapa pública acontece no próximo dia 23, em Campinas (SP), com o tema “Da Embrapa que temos à Embrapa que queremos”. A iniciativa de realização do evento resulta de uma série de mudanças em andamento na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que impactam diretamente na atividade desenvolvida e, consequentemente, a população que dela se beneficia. Além disso, os constantes cortes no orçamento da empresa colocam em risco sua própria existência pública.
Em Minas, prefeitura de Uberlândia terceiriza escolas municipais
A Câmara de Vereadores de Uberlândia (MG) aprovou, na semana passada (7), o repasse de mais de R$ 8,8 milhões de recursos para entidades que serão responsáveis por gerir cinco escolas municipais, tanto de ensino infantil quando fundamental, na cidade mineira. As escolas estão situadas nos bairros residenciais Monte Hebron e Pequis, a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, na zona Oeste, e foram construídas e entregues há mais de um ano, pelo governo anterior. Porém, estavam fechadas durante todo este tempo, pelo poder público.
Polícia Militar agride e tortura famílias Kaingang no Rio Grande do Sul
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) denunciou que a Polícia Militar do Rio Grande do Sul agrediu e torturou famílias indígenas do Povo Kaingang no dia 15 de fevereiro em Passo Fundo, norte do estado.
Empresas flagradas com trabalho escravo financiaram 10% dos deputados federais
Pelo menos um em cada dez deputados federais teve sua campanha financiada por empresas flagradas utilizando mão de obra análoga à escrava. Na eleição de 2014, 51 dos 513 parlamentares eleitos receberam R$ 3,5 milhões de empresas que estão ou estiveram presentes nos cadastros de empregadores autuados pelo crime.
Polícia Militar agride e tortura famílias Kaingang no Rio Grande do Sul
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) denunciou que a Polícia Militar do Rio Grande do Sul agrediu e torturou famílias indígenas do Povo Kaingang no dia 15 de fevereiro em Passo Fundo, norte do estado.
Carnaval de 2018 é marcado pelo crescimento de protestos
Realizado às vésperas do início da votação da contrarreforma da Previdência e após a intensificação dos ataques aos direitos sociais e trabalhistas, o carnaval de 2018 ficou marcado pelo crescimento dos protestos, expressos em sambas enredos, fantasias e marchinhas. Enquanto centenas de blocos de rua, em todo o país, agregaram, à diversão, as críticas ao governo de Michel Temer, um forte desfile da escola de samba fluminense Paraíso do Tuiuti sobre a escravidão ganhou atenção internacional.
STF garante direito à prisão domiciliar a mulheres grávidas e mães de crianças
Nessa terça-feira (20), a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus coletivo para todas as mulheres gestantes, mães de crianças de até 12 anos e, ou, mães de filhos com deficiência, que se encontravam presas provisoriamente, sem condenação. A decisão, por 4 votos a 1, reforça o que já é previsto no Código de Processo Penal Brasileiro e determina que as mulheres nessa condição aguardem julgamento em regime domiciliar.
200 mil vão às ruas de Buenos Aires contra ajuste fiscal
A cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, foi tomada por centenas de milhares de manifestantes na tarde de quarta-feira (21), em protesto contra o ajuste fiscal do governo de Mauricio Macri. Os argentinos paralisaram suas atividades de trabalho para criticar as diversas políticas de Macri, entre elas a Reforma Trabalhista aos moldes do projeto de Temer, que está em discussão no Congresso há alguns meses.
Agenda
Março
01 - Reunião unificada Fonasefe e Fonacate, na sede da Condsef, em Brasília (DF).
02 - Reunião do Fonasefe e Fonacate com representantes do Ministério do Planejamento, no Bloco C, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
02 - Ato “Pela abertura de negociação da Campanha Salarial dos SPF 2018”, em frente ao Ministério do Planejamento, no Bloco C, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
02 - Manifestações nos estados com o tema “Em Defesa dos Serviços Públicos, Contra as Reformas que Retiram Direitos, as Privatizações, pela revogação da EC/95”.
08 - Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras - atos nos estados.
09 a 11 - Reunião da Coordenação Nacional da CSP Conlutas, em São Paulo (SP).
10 e 11 - Reunião do Setor das IFES do ANDES-SN, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
10 - Reunião Conjunta da Comissão da Verdade  e do GTHMD do ANDES-SN, na Sede da Regional São Paulo, em São Paulo (SP).
13 a 17 - Fórum Social Mundial, em Salvador (BA).
16 e 17 - Reunião Ampliada Conedep, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br www.andes.org.br

Pronatec Turismo oferece mais de 200 mil vagas; saiba como se inscrever

cadastro

O Pronatec Turismo Voluntário abriu, na última segunda-feira (19), a pré-matrícula para 24 cursos a distância. Nesta edição, serão 207.375 vagas para maiores de 15 anos. As inscrições devem ser feitas pela internet.
Entre as opções estão cursos de Inglês e Espanhol básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mensageiro, Recepcionista, Reciclador, Agente de Microcrédito, Produtor de Cerveja, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, entre outros. A carga horária de cada curso varia entre 160h e 300h.

Onde me inscrevo?

Acesse o portal Meu Cadastro e encontre as vagas disponíveis de acordo com o tipo de capacitação e com a sua escolaridade.

Não posso perder o prazo

O interessado deve ficar atento e realizar a pré-matrícula até a segunda-feira 19 de março.

Como validar a matrícula?

A partir de 26 de março, a plataforma estará disponível para validação e início do curso.

Você receberá um certificado!

A Instituição de Ensino tem até 30 dias, após finalização do curso pelo aluno, para emitir o certificado de conclusão.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo e do Ministério da Educação.
Fonte: Brasil Cultura