Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Plenária Nacional de Mulheres prepara para o 8 de Março

As mulheres e organizações feministas engajadas na Campanha Nacional Fora Bolsonaro vêm trabalhando na construção das mobilizações para o próximo 8 de Março – o Dia Internacional das Mulheres. Para avançar nessa construção, será realizada na segunda-feira (21), às 18h30, a Plenária Nacional de Mulheres.

A atividade será virtual. Para participar, é necessário se inscrever. O formulário para inscrição já está disponível: https://forms.gle/JKc7m1jtLdhwLeFNA

“Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem Fome!” é o lema deste 8 de Março. Por essas lutas, é preciso ocupar redes e ruas. Vamos juntas!

Você pode acessar cards para as redes sociais e modelos para fazer o material do 8 de março a partir do endereço: http://linktr.ee/campforabolsonaro

#8deMarço #8deMarçoNacional
#PelaVidaDasMulheres #ForaBolsonaro #BolsonaroNuncaMais
Fonte: CTB NACIONAL

Inscrições abertas para especialização em Educação Profissional e Tecnológica - SEEC/ASSECOM

Abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) para professores da Rede Estadual de Ensino - habilitados em qualquer área de conhecimento - que atuam ou desejam atuar nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os cursos técnicos de nível médio. As inscrições on-line estão abertas até o dia 2 de março.

O curso é gratuito com 460 horas e duração de 12 meses. O início das aulas está previsto para o mês de maio. Serão 300 vagas para o Rio Grande do Norte, distribuídas entre os polos de apoio presencial do IFRN campus Avançado Natal - Zona Leste (100 vagas), UAB Mossoró (100 vagas) e IFRN campus Currais Novos (100 vagas). 

O curso será on-line, mas estão previstos 4 (quatro) encontros presenciais, sendo 2 (dois) por semestre, possivelmente aos sábados, com horário a ser definido, devendo o candidato estar preparado para acompanhar estas atividades. Todavia, a ocorrência dos encontros presenciais poderá ser revista devido à situação da pandemia.

O objetivo do curso é capacitar profissionais que atuam ou desejam atuar nas ofertas da EPT, especialmente para os Cursos Técnicos de Nível Médio, estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos e promover a educação a distância como estratégia educativa, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica. 

“Com a expansão da oferta de vagas da educação tecnológica, precisamos que nossos docentes tenham acesso a esse tipo de capacitação, tão necessária para esse importante eixo. Esse é o momento de muito crescimento neste eixo, com a chegada dos IERNs e a expansão da rede de escolas técnicas no RN”, destaca o professor Getúlio Marques, secretário de Educação do RN.

A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico, caso o número de inscritos exceda a quantidade de vagas, e haverá reserva para ações afirmativas. Tanto o edital, quanto detalhes da inscrição podem ser obtidos no endereço eletrônico https://ept-ifes.selecao.net.br/

O curso, em seu segundo ano de funcionamento, é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN) e o Ministério da Educação (MEC).

Cláudio Castro (PL) e Rubens Bomtempo (PSB) são responseis pela tragédia em Petrópolis

Pouco mais de uma década a tragédia se repete na região serrana do Rio de Janeiro. Apesar da contagem de vítimas fatais já alcançar a marca de 104 pessoas e entres estas 13 são crianças a principal preocupação de Cláudio Castro segue sendo o religioso pagamento das dívidas para engordar os bolsos dos banqueiros nacionais e estrangeiros. O centro da administração de Castro como do prefeito Bomtempo é a recuperação fiscal. Nenhuma preocupação com o combate a erosão e medidas efetivas para enfrentar os fenômenos climáticos deflagrados pelo modo de produção capitalista. Leia mais…

Fonte: https://cspconlutasrj.wordpress.com

Encontros trazem discussões sobre o legado da Semana de 22

Eventos promovidos pela Escola de Comunicações e Artes da USP começam na segunda-feira, dia 21, às 19 horas

O legado da Semana de Arte Moderna de 1922, a visão dos artistas modernistas sobre gênero e raça e análises contemporâneas sobre o evento que introduziu o Modernismo no Brasil. Essas são algumas questões que serão abordadas no ciclo de encontros A (Des)Construção Social da Semana de Arte Moderna e Sua Atualidade Cem Anos Depois, que a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 21, e que se estenderá até 4 abril, em encontros quinzenais, com transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube (leia abaixo a programação completa do ciclo).

“Os encontros vão abordar estudos mais recentes, ligados a temas atuais, como decolonialismo, gênero, movimentos identitários e relações de classe, que reinterpretam documentos de época – textos jornalísticos, relatos pessoais e testemunhos, correspondência etc. – e vão apresentar novas abordagens para entender a importância atribuída ao evento centenário”, segundo nota publicada no site da ECA. “Estudantes, pesquisadores e professores de ensino médio estão convidados a refletir criticamente sobre o legado da Semana de Arte Moderna, realizada na cidade de São Paulo em 1922 e que ficou conhecida como ‘marco fundante’ do movimento modernista no Brasil.

A Semana de Arte Moderna teria sido responsável por “aguçar o foco no entendimento da arte de vanguarda praticada em outros países, principalmente na Europa, e por gerar acelerada mudança no modo de produção artística vigente no Brasil até a segunda década do século 20”, afirma o professor Ferdinando Crepalde Martins, do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, que coordena o ciclo, em parceria com o sociólogo Maurício Trindade, gerente adjunto do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Segundo os organizadores, o ciclo busca “identificar as tensões – disputas, embates, lutas, constrangimentos – que demarcam o estudo sobre o Modernismo brasileiro, procurando sublinhar as condições sociais de produção dessas tensões, sem perder de vista o móvel que as dinamiza: a busca, entre os participantes do campo artístico e intelectual, pelo monopólio do direito de impor a definição do que foi a Semana de Arte Moderna e o Modernismo brasileiro”, ainda de acordo com o site da ECA.

O ciclo de encontros A (Des)Construção Social da Semana de Arte Moderna e Sua Atualidade Cem Anos Depois, promovido pela Comissão de Cultura e Extensão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece nos dias 21 de fevereiro, 7 e 21 de março e 4 de abril de 2022, sempre das 19 às 21 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube. Os 30 primeiros inscritos poderão participar do encontro na sala virtual com os professores e terão direito a atestado de participação. Clique e acesse o formulário de inscrição.

Artistas modernistas: Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos e Mário de Andrade

Reflexões sobre o Modernismo hoje

Confira a seguir a programação completa do ciclo de encontros A (Des)Construção Social da Semana de Arte Moderna e Sua Atualidade Cem Anos Depois, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Encontro 1: dia 21 de fevereiro de 2022, às 19 horas

Por que celebrar a Semana de 22?

Antecedentes da Semana de Arte Moderna

A elite política e econômica paulista (PRP, mecenato privado, empresariado “cultural”, imprensa etc.)

Entradas da vanguarda europeia no Brasil

Imprensa e artes plásticas

Lasar Segall e Anita Malfatti

O “grupo dos hominhos”

Encontro 2: dia 7 de março de 2022, às 19 horas

Como foi a Semana de Arte Moderna

Relatos e repercussão (pró e contra)

Encontro 3: dia 21 de março de 2022, às 19 horas

A construção histórica da Semana de Arte Moderna

Mário de Andrade (conferência de 1942)

Oswald de Andrade

Alceu Amoroso Lima

Antonio Candido

Haroldo de Campos

Caminhos da pesquisa acadêmica

Comemorações da Semana de Arte Moderna ao longo do tempo

Encontro 4: dia 4 de abril de 2022, às 19 horas

Da Semana de Arte Moderna às comemorações do 4º Centenário

As elites e a organização da cultura na Semana de 22 e no 4º Centenário

A influência estrangeira nos dois momentos

A autoria nacional

Heranças e rupturas

Encerramento: dia 4 de abril de 2022, às 19 horas

O legado da Semana de Arte Moderna

Questões e tensões acerca do legado da Semana

A questão do revisionismo

Do moderno ao contemporâneo

A cultura popular pós-Semana de 22

O teatro que (não) estava ausente

Fonte: Portal BRASIL CULTURA