Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membros,. ativistas, poetas, escritores, produtores culturais, grupos culturais, violeiros, pensantes e os que admiram e lutam pela cultura potiguar. Cultura! A Cultura, VIVE e Resiste! "Blog do CPC/RN, notícias variadas na BASE DA CULTURA!
Um dos
fundadores da banda Titãs enfrentava um câncer e acabou contraindo o novo
coronavírus.
Cantor, compositor e guitarrista, Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda Titãs, morreu na madrugada desta terça-feira (5), aos 62 anos. A informação foi confirmada por Branco Mello, também integrante do grupo.
Isabela Johansen, ex-mulher do músico, disse que Ciro "estava lutando contra o câncer e nas idas e vindas ao hospital, acabou contraindo Covid-19. Foi internado, mas infelizmente não resistiu". Em um post no Intagram, Isabela agradeceu o apoio dos amigos nos últimos tempos e pediu força e sabedoria. "O corpo será cremado e assim que essa fase chegar ao fim faremos um grande show em sua homenagem, pois é isso o que ele queria. Seguimos com força, união e sabedoria".
Além das composições com os Titãs, Ciro tem mais de 100 obras assinadas por ele, segundo o Ecad.
Confira o programa Ensaio completo com a participação da banda aqui na TV Cultura:
Com a pandemia de Coronavírus de 2020, onde as pessoas tiveram que se isolar em casa, as ruas e a natureza tiveram pouco ou nenhum contato humano. A longo prazo, caso o ser humano evite voluntariamente ou por necessidade, como foi o caso, o contato com vários lugares do Rio Grande do Norte, estes podem ganhar muito com isso.
Isso porque quando a natureza está sozinha ela se desenvolve de forma natural, sem empecilhos, e não há degradação proposital ou inconsciente por parte do ser humano, ficando ainda mais linda e exuberante – ou pelo menos não deteriorada.
É o caso do Morro do Careca (Ponta Negra, Natal), pra começar.
As pessoas que o sobem, contrariando a lei de preservação ambiental desde 1997 que não permite circulação de pessoas para evitar erosão da duna e deterioração da vegetação, estão em casa, portanto o morro não está perdendo a areia que o forma.
E falando em morro, as Dunas de Genipabu também
As famosas Dunas de Genipabu não vão receber os velhos visitantes da raça humana e suas areias ficarão intocadas. Os camelos também terão folga dos passeios.
E os mares do RN, claro!
Praia da Pipa, RN
Com raros banhos de mar do ser humano, todo o mar que banha o litoral do estado do RN pode se renovar sem receber lixo de vários tipos, fezes, urina e outras coisas; e os peixes também agradecem.
Aliás, falando em mar, as piscinas naturais de Maracajaú
Piscinas naturais de Maracajaú
Que não terão a frequente incidência humana do tradicionais passeios pelas piscinas naturais da praia.
As ruas e os monumentos, principalmente de Natal, Parnamirim e Mossoró
Com poucas pessoas nas ruas jogando lixo, deteriorando ou pichando muros e monumentos, a cidades preservam suas construções e vias.
E principalmente o ar dessas cidades
O ar das maiores cidades do estado terão suas quantidades de gases tóxicos expelidos pelos automóveis, como Monóxido de carbono, diminuídas drasticamente. A natureza vai respirar melhor.
A ideia desse post foi despertar a consciência de preservação da natureza e dos locais públicos. Respeitem e preservem a natureza ao máximo!
Carioca que há 1 década adotou a cidade de Natal pra morar, Rodrigo Brum é um premiado chargista do jornal Tribuna do Norte e do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio Grande do Norte e colaborador da revista MAD. Já falamos dele aqui, lembra?
No período da pandemia de COVID-19 Brum criou várias charges sobre o tema, e, vai por mim, muitas deveriam até ser premiadas. Confira essa lista exclusiva de algumas delas pra você mandar pra seus amigos:
Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Confira mais de perto o trabalho desse incrível artista na página Brum Chargista