Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

CUT, MPT e sindicatos vão discutir formas de prevenção ao suicídio no trabalho - Escrito por: Andre Accarini | Editado por: Marize Muniz

REPRODUÇÃO

Seminário ocorre de 12 a 14/09 no MPT em Campinas (SP) e será transmitido pelo Youtube. Número de afastamentos do trabalho por adoecimento mental, que pode levar ao suicídio, cresceu 50% nos últimos anos.


A CUT, entidades filiadas e demais centrais sindicais participam na próxima semana, a partir do dia 12, do 2° Seminário Sofrimento Mental e Suicídio: Estratégias de Enfrentamento no Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O propósito é debater o crítico cenário de aumento de casos de adoecimento mental por conta das transformações no mundo trabalho.


O seminário é realizado no contexto do Setembro Amarelo, mês em que o suicídio é trazido ao centro das atenções em campanhas de conscientização sobre o tema.


De acordo com dados levantados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), nos últimos 20 anos, dobrou o número de casos de suicídio no Brasil, passando de sete mil em 2000 para 14 mil em 2020.


De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 96,8% dos casos se relacionam a transtornos mentais como a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

A depressão, junto com ansiedade e outros transtornos mentais são responsáveis por muitos dos casos de afastamento do trabalho. Em cinco anos o número aumento mais de 50%. Passou de 170 mil em 2015 para mais 289 mil em 2020.


A conclusão, de acordo com os dados, é de que a classe trabalhadora está cada vez mais vulnerável ao adoecimento mental causado não somente pela exploração obsessiva do capital sobre o ser humano, com métodos de cobranças abusivas, metas, pressão e assédio moral, como pela retirada sistemática de direitos desde o golpe de 2016, contra a presidenta Dilma Rousseff , que deu início a uma era onde o trabalhador é, de fato, o lado mais fraco da corda.


“As reformas Trabalhista, da Previdência, a precarização do trabalho com a terceirização irrestrita, o alto índice de desemprego, reflexos do golpe, tudo ainda se agravou com os impactos da pandemia de Covid-19 e tem levado os trabalhadores ao sofrimento, com a tristeza, falta de perspectiva de futuro, causando distúrbios de ansiedade, depressão e até mesmo, o pensamento suicida”, diz a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT, Madalena Margarida Silva, ao justificar a necessidade de se debater o tema e pensar em como amenizar esse sofrimento.


Luta contra o adoecimento mental


A inciativa do seminário no MPT e da Unicamp está em consonância com a constante luta da CUT e centrais sindicais contra os abusos cometidos pelas empresas que levam ao sofrimento mental e ao suicídio relacionado ao trabalho.


“Nós vamos nos aprofundar sobre o tema ‘transtorno mental e suicídio relacionado ao trabalho’ neste seminário. A expectativa é de que a partir do debate, possamos construir caminhos que possibilitem o enfretamento dos problemas na sua origem, ou seja, no local de trabalho contribuindo e propondo mudanças nas relações que estão adoecendo e matando a classe trabalhadora”, diz a dirigente da CUT.

Neste sentido, o Fórum Nacional das Centrais Sindicais tem buscado fortalecer as ações conjuntas na defesa e pela promoção da saúde dos trabalhadores desde o local de trabalho independente do vínculo de trabalho.


“Não podemos aceitar que a classe trabalhadora adoeça e morra expostos a riscos e agravos a sua saúde mental, pois sabemos que isso pode ser evitado [...] buscamos condições de trabalho cada vez mais dignas e seguras, tendo o local de trabalho como lugar de possibilidades de realizações e de bem-estar”, diz trecho de nota do Fórum sobre o objetivo do seminário.


O evento


O 2° Seminário ‘Sofrimento Mental e Suicídio: Estratégias de Enfrentamento no Trabalho será híbrido’, parte no auditório da sede do MPT em Campinas, parte transmitido ao vivo pelo canal do MPT Campinas no YouTube, nos dias 12, 13 e 14 de setembro.


Veja aqui a programação do Seminário


“A segunda edição do seminário tem como objetivo trazer experiências nacionais e internacionais de enfrentamento do problema, que poderão ser agregadas para o desenvolvimento do projeto”, afirma a professora Márcia Bandini, da Unicamp.


“A partir desse evento com integrantes dos serviços de saúde do trabalhador, órgãos públicos, acadêmicos, representantes de categorias laborais e representantes da sociedade civil, esperamos consolidar as estratégias de atuação e, a partir delas, trazer avanços sociais no combate ao sofrimento mental no trabalho”, observa o procurador Mario Antônio Gomes.


O evento terá a participação de representantes de universidades, CERESTs, Fiocruz, Fundacentro e outras entidades representativas dos trabalhadores, empregadores e sociedade civil. Dentre os nomes participantes, estão a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a especialista em estudos sobre suicídio Fernanda Marquetti, além de especialistas internacionais.


Entre os temas a serem abordados estão os desafios para o reconhecimento da relação entre transtornos mentais e trabalho, além das experiências dos órgãos de vigilância epidemiológica, a discussão sobre a importância da ratificação da Convenção da OIT nº 190 pelo Brasil e uma ampla análise sobre o suicídio no trabalho.


Setembro Amarelo


A iniciativa surgiu em 2014, a partir de uma parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 no mês de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.


Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha para combater estigmas sobre o preconceito em todo o mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” Diversas ações já estão sendo desenvolvidas.


Suicídio pelo mundo


De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos.

No Brasil, os registros são de cerca de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.  Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS.


Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.


Fonte: Setembro Amarelo® e Unicamp

Fonte: CUT NACIONAL

Cine Circo Potiguar realiza apresentações gratuitas em bairros de Natal

Foto: Ascom (G7 Comunicação)

O cinema e o circo são duas artes que encantam crianças e adultos, e que nem sempre se fazem presentes nos diferentes bairros da cidade do Natal/RN. Foi pensando nisso que o artista Palhaço Piruá e o projeto Kurta na Kombi, ambos potiguares, uniram suas experiências de exibições de rua itinerantes e criaram a iniciativa cultural Cine Circo Potiguar.

Contemplado na 8ª edição do Edital de Economia Criativa do Sebrae/RN 2022, o projeto Cine Circo 

Potiguar pretende contribuir para democratização do acesso às artes audiovisual e circense, produzidas no estado do Rio Grande do Norte, atendendo pessoas em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, moradoras de comunidades periféricas da capital potiguar.

O conjunto habitacional Village de Prata e a comunidade Novo Horizonte, localizados respectivamente nos bairros Planalto e Quintas, serão beneficiados com uma sessão de filmes potiguares e um espetáculo circense gratuitos para o público. As apresentações acontecerão nos dias 16 e 17 de setembro, às 19h.

Ao levar esta proposta para dentro dos territórios, o Cine Circo Potiguar articula parcerias com diversos atores sociais, favorecendo a ocupação de espaços públicos, mobilizando a cena cultural local e promovendo a cidadania.

A importância deste projeto está também na possibilidade de fortalecer setores da economia criativa, valorizando o processo de criação e integração entre diferentes linguagens artísticas, além de incentivar a formação de plateia para a sétima arte e a palhaçaria potiguares. Uma experiência única e incrível!

Fonte: Ascom (G7 Comunicação)

Com POTIGUAR NOTÍCIAS