Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 11 de março de 2020

18ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

18ª SEMANA DE MUSEUS
A 18ª Semana de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.
Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, a Semana estende essa celebração, pois conta entre seus objetivos o de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.
O tema definido pelo ICOM para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus, que será o mote norteador à Semana, é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.
A 18ª Semana Nacional de Museus acontecerá de 18 a 24 de maio de 2020.
Para saber mais sobre o tema, clique aqui!

Este é um convite para que sua instituição participe dessa comemoração!


Como se inscrever
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico ao lado:
  • 1º Passo: inscrição do museu ou instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana Nacional de Museus ou da Primavera dos Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.
  • 2º Passo: inscrição das atividades a serem desenvolvidas pelo museu ou instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.
Orientamos que, após a realização dos passos acima descritos, o museu ou instituição cultural imprima o comprovante de inscrição para registro do procedimento.
Cronograma
Período de inscrição: 12 de dezembro de 2019 a 08 de março de 2020
Realização da 18ª Semana Nacional de Museus: 18 a 24 de maio de 2020
Contato
(61) 3521 4135/ 3521 4142
semana@museus.gov.br

Fonte: IBRAM

UNE lança campanha “Eu defendo a educação” com grande ato marcado para 18/3

Foto: Daline Ribeiro
Mobilizações serão nacionais e são uma resposta aos ataques do MEC ao movimento estudantil
por Cristiane Tada.
Mais de 80 diretores da UNE vindos de todo o país reunidos em São Paulo lançaram nesta quinta-feira (13/2) a campanha “Eu defendo a educação” que vai mobilizar estudantes de todo o Brasil. Eles aprovaram também uma Resolução e um calendário de lutas para os próximos meses. (veja abaixo ⇓)
O primeiro grande ato acontecerá no dia 18 de março, data do início da Jornada de Lutas da Juventude, tradicional agenda do movimento estudantil que organiza manifestações em todos os Estados da federação em defesa da educação. Este ano a empreitada é uma resposta aos ataques do MEC ao documento do estudante e ao direito da meia-entrada. O ato também vai pedir a demissão do ministro da Educação com a hashtag #ForaWeintraub
Mas ações começam já nas atividades de recepção de calouros e blocos de carnaval estudantis.  “Serão atividades em universidades públicas e privadas em diversas frentes para mostrar para o MEC o todo o governo que não vamos recuar sobre seus constantes ataques, que não aceitaremos mais retrocessos nem incompetência no setor e exigimos prioridade para o financiamento de uma educação de qualidade como nos é direito”, destacou o presidente da UNE, Iago Montalvão.
A campanha vai organizar atividades de aulas na rua, ações em que os estudantes vão levar as produções científicas universitárias para rua, além de aulas públicas que vão estender o seu conhecimento para a comunidade.
A ideia também é realizar um Ciclo de Debates nas instituições de ensino com convidados sobre os rumos da educação e nossa atuação nos próximos períodos.
Por fim, serão construídos ainda Festivais Contra Censura, ações culturais dentro das universidades com formações, mostras, vivências com artistas universitários e consagrados.
“Estamos convocando os estudantes para organizar atividades em suas universidades em apoio com os seus DCEs, CAs e DAs. É a hora da juventude mostrar sua cara e organizar a resistência as ameaças que a universidade tem enfrentado no governo Bolsonaro”, afirmou Iago.
Calendário de mobilização 

1 a 18 de março– Realização de plenárias e assembleias em todo o Brasil.
8 de março– Dia Internacional da Mulher
14 de março– 02 anos da morte de Marielle
18 de março- Jornada de Lutas
28 de março- Edson Luís
01 de abril- Dia da Anistia (descomemoracao do golpe militar)
10 a 12 de abril- Encontro das Mulheres Estudantes da UNE
25 de maio a 01 de junho – Campanha anti-imperialista.
Fonte: UNE