Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

ELEIÇÕES 2022: Candidaturas de negros superam proporção de brancos pela primeira vez

Foto: Pablo Alejandro/Agência Câmara

49,49% negros (pretos e pardos somados) e 48,93% brancos. Em eleições gerais é a primeira vez que candidatos negros são maioria, fato já ocorrido em eleições municipais.

Os candidatos negros são os que se declaram pretos e pardos no registro do TSE (Superior Tribunal Eleitoral). Em 2014, o grupo representou 44,24% do total de candidaturas na ocasião. Já em 2018 representaram 46,5% e agora, em 2022, as candidaturas registradas de negros foram de 49,49%, superando pela primeira vez o número de candidatos que se declaram brancos.

A declaração de brancos em 2022, segundo o TSE, ficou em 48,93%. A declaração de raça começou a ser feita em 2014.

Esta é a primeira vez que o número de candidatos negros supera o de candidato brancos em eleições gerais. No entanto isto já ocorreu nas eleições municipais, em 2020, com negros sendo 49,9% dos candidatos e brancos 47,8%.

28 mil candidatos

As eleições desse ano contam com 28.288 candidaturas registradas, queda de 3% em relação as eleições de 2018.

Desse número, 3.919 candidatos se declararam pretos e 9.992 pardos. Neste ano, mais de 9 mil candidaturas são de mulheres.

De acordo com as novas regras eleitorais, os votos dados a candidatos negros para deputado (a) contam em dobro para a divisão do tempo do partido em rádio e TV e para a distribuição do Fundo Eleitoral e Fundo Partidário, assim como a distribuição de recursos aos candidatos negros deve ser proporcional a sua representatividade.

Contudo, é preciso que exista mais controle sobre a declaração de raça junto ao TSE, uma vez que os partidos podem burlar ou utilizar “candidaturas laranjas” para obter vantagens.

Fonte: Vermelho, com informações de G1 e Agência Câmara.

Saiba o que é ‘deepfake’, nova técnica para espalhar mentiras nas eleições - Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Inteligência artificial e equipamentos sofisticados são utilizado para distorcer falas e sons de vídeos, como por exemplo, colocar Renta Vasconcelos em vídeo dizendo que Bolsonaro está à frente das pesquisas.

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão usando a inteligência artificial para espalhar mentiras, as chamadas fake news, nas redes sociais e confundir a cabeça dos eleitores nas eleições deste ano.

Na semana passada eles espalharam deepfake em grupos de WhattsApp e Telegram usando a imagem da jornalista Renata Vasconcelos, apresentadora do Jornal Nacional, da Rede Globo, para tentar dar credibilidade a mentira de que Bolsonaro estaria a frente nas pesquisas de intenções de voto que são lideradas pelo ex-presidente Lula (PT), segundo todas os institutos de pesquisas do Brasil.

No vídeo, a jornalista parece afirmando que a pesquisa Ipec apontava a liderança de Bolsonaro nas intenções de voto ao Planalto, ultrapassando Lula. Na verdade, o levantamento também mostra Lula com larga vantagem, com tem 44% das intenções de voto, contra 41% de todos os  adversários domados, o que significa que pode vencer no 1º turno. É isso que mostram todas as demais pesquisas, entre elas a da DatafolhaGenial/Quaest, e a nova rodada da FSB divulgada nesta segunda-feira (22) entre outros levantamentos.  

O que é deep fake

De acordo com o site Tecmundo, deepfake é uma técnica que utiliza recursos de inteligência artificial para substituir rostos em vídeos e imagens, imitando a voz e distorcendo o conteúdo das falas originais.

O termo é uma mistura das expressões deep learning e fake e significa o emprego da IA para criar uma situação falsa. Segundo o site, usa-se uma subclassificação de IA para definir algoritmos de podem reconhecer padrões com base em um banco de dados.

Não compartilhe

A fundadora da Agência Lupa, especializada em checar a veracidade de conteúdos que circulam na internet, Cristina Tardáguila, orienta a quem receber a: 1) “não compartilhar; 2) denunciar junto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Clique aqui para acessar o sistema de alerta do tribunal).

A Rede Globo, que encomendou a pesquisa original e viu seu principal telejornal ser adulterado, afirmou em nota que notificou o Ipec e fez a denúncia junto ao Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do TSE e também ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

Fonte: CUT NACIONAL


Concerto Bicentenário reúne pianista Álvaro Siviero e Orquestra Sinfônica do RN

Foto: Jefferson Pancieri/Divulgação

Tendo como tema a independência do Brasil, o pianista Álvaro Siviero promove o "Concerto Bicentenário", no próximo dia 24 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Riachuelo Natal, com o patrocínio do Instituto Riachuelo e parceria da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, sob a batuta do maestro Linus Lerner.

O programa conta com obras de D. Pedro I, incluindo a abertura de O Guarani, ópera escrita por Carlos Gomes, além do célebre Concerto nº 5 para piano e orquestra "Imperador", escrito por Ludwig van Beethoven. "A ópera O Guarani, escrita simultaneamente ao 'O Guarani', de José de Alencar", deu projeção internacional a Carlos Gomes, referenciando a cultura indígena", comenta o Maestro Linus Lerner.

"Esta apresentação será, sem dúvida, uma oportunidade para os potiguares conhecerem um pouco dos dotes musicais de D. Pedro I", comenta o pianista Álvaro Siviero. "Já sobre o Concerto de Beethoven, poucos também sabem que ele foi dedicado ao arquiduque Rudolf, tio da Imperatriz Leopoldina. Será uma noite de resgate musical da história do povo brasileiro", conclui o pianista.

Sobre Álvaro Siviero

Álvaro Siviero, pianista com sólida carreira internacional, acumula passagens por países como Alemanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, República Tcheca, Emirados Árabes, Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, África do Sul, Ilhas Maurício, Ilhas Reunião, Holanda, Espanha, Uruguay e Peru, apresentando-se em turnês com a London Festival Orchestra, Budapest Chamber Orchestra, Russian, Virtuosi of Europe, The City of Prague Philharmonic Orchestra, Orquestra Académica de Madrid, Polska Filharmonia Baltycka, Sinfonia Rotterdam, Wiener Kammersymphonie, Cape Town Philharmonic Orchestra, Salzburg Chamber Soloists e I Musici de Montreal, além de ser solista convidado de diversas orquestras brasileiras.

Foi o primeiro e único brasileiro a participar do curso de imersão na obra de Beethoven, na Casa Orfeo-Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano. Em 2007, realizou recital particular ao Papa Bento XVI, em Aparecida, São Paulo, quando da visita do Romano Pontífice ao Brasil. Em 2009, foi o artista que representou o país no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina, em Roma.

Já em 2011, em Maiorca (Espanha), realizou o recital oficial de reabertura do verdadeiro local onde Chopin residiu na Cartoixa de Valldemossa. Especializado em multiculturalidade pelo Lesley College (Cambridge), graduado em Física pela Universidade de São Paulo e autor de blog sobre música clássica no jornal O Estado de São Paulo, Siviero recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes como reconhecimento por sua incansável dedicação à cultura e pelos serviços culturais prestados.

Maestro Linus Lerner

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte colabora para a realização deste evento, e retorna ao palco do Teatro Riachuelo para um concerto histórico. Serão mais de 60 músicos em cena sob a regência do Maestro Linus Lerner. Ele, que é conhecido e elogiado pelo carisma e energia apaixonada em suas performances, inspirando artistas e conduzindo o público. Finalizou seu Doutorado em Música e Regência Orquestral da Universidade do Arizona, Mestrados em Música: Regência Orquestral da Universidade Estadual da Flórida e Vocal Performance do Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati, é bacharel de Música em direção coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil.

Algumas das recentes performances do Maestro Lerner incluem: Berliner Camerata e Orquestra Filarmônica de Leipzig (Alemanha); Ópera de Plovdiv, Orquestra Sinfônica de Sliven, Orquestra Sinfônica de Vidin e Soa Sinfonietta (Bulgária); Orquestra do Conservatório Mussorvksy (Rússia); Orquestra Sinfônica Nacional do Panamá (Panamá); Orquestra da Paz da Coreia (Coreia do Sul); Orquestra do Festival de Música de Fondi e Orquestra Sinfônica de Arezzo (Itália); Orquestra Sinfônica da Antalya (Turquia); Orquestra Sinfônica de Tsingtao, Orquestra Sinfônica de Hunan, Orquestra Sinfônica de Fuzhou e Orquestra Nacional de Cinema e Rádio (China); Orquestra Sinfônica Las Colinas, Orquestra do Festival do Texas e Orquestra Sinfônica do Brooklyn (EUA); Orquestra Filarmônica de Acapulco, Orquestra do Festival da Ópera de San Luis e Orquestra Sinfônica de Michoacán (México); Orquestra do Congresso Nacional (Paraguai); Estúdio da Ópera da Universidade de Pernambuco, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Orquestra Sinfônica de Theatro da Paz (Brasil).

É atualmente diretor artístico e maestro da SASO: Southern Arizona Symphony Orquestra (EUA); OSRN: Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (Brasil); Festival Internacional de Música "Gramado in Concert" (Brasil); e Festival da Ópera Sín Limites e Competição Internacional de Voz Linus Lerner (México) e atua como condutor do Round Top Festival Hill (EUA).

O Concerto Bicentenário conta com o patrocínio do Instituto Riachuelo numa produção Artesalis Arte e Cultura, com apoio da Rastreauto, Teatro Riachuelo Natal, Mapa Realizações Culturais e Opus Entretenimento.

Ingressos

Os ingressos têm valores de R$ 60 a R$ 80 (inteira). Vendas na bilheteria do Teatro Riachuelo Natal e através do uhuu.com.

Serviço:

CONCERTO BICENTENÁRIO COM ALVARO SIVIERO & OSRN

Quando: 24 de agosto (quarta)

Onde: Teatro Riachuelo Natal

Horário: 20h

Ingressos: A partir de R$ 30

Vendas: Uhuu.com e Bilheteria do Teatro Riachuelo

Fonte: POTIGUAR CULTURA