Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 12 de março de 2020

UNE lança campanha “Eu defendo a educação” com grande ato marcado para 18/3

Foto: Daline Ribeiro
por Cristiane Tada.
Mobilizações serão nacionais e são uma resposta aos ataques do MEC ao movimento estudantil
Mais de 80 diretores da UNE vindos de todo o país reunidos em São Paulo lançaram nesta quinta-feira (13/2) a campanha “Eu defendo a educação” que vai mobilizar estudantes de todo o Brasil. Eles aprovaram também uma Resolução e um calendário de lutas para os próximos meses. (veja abaixo ⇓)
O primeiro grande ato acontecerá no dia 18 de março, data do início da Jornada de Lutas da Juventude, tradicional agenda do movimento estudantil que organiza manifestações em todos os Estados da federação em defesa da educação. Este ano a empreitada é uma resposta aos ataques do MEC ao documento do estudante e ao direito da meia-entrada. O ato também vai pedir a demissão do ministro da Educação com a hashtag #ForaWeintraub
Mas ações começam já nas atividades de recepção de calouros e blocos de carnaval estudantis.  “Serão atividades em universidades públicas e privadas em diversas frentes para mostrar para o MEC o todo o governo que não vamos recuar sobre seus constantes ataques, que não aceitaremos mais retrocessos nem incompetência no setor e exigimos prioridade para o financiamento de uma educação de qualidade como nos é direito”, destacou o presidente da UNE, Iago Montalvão.
A campanha vai organizar atividades de aulas na rua, ações em que os estudantes vão levar as produções científicas universitárias para rua, além de aulas públicas que vão estender o seu conhecimento para a comunidade.
A ideia também é realizar um Ciclo de Debates nas instituições de ensino com convidados sobre os rumos da educação e nossa atuação nos próximos períodos.
Por fim, serão construídos ainda Festivais Contra Censura, ações culturais dentro das universidades com formações, mostras, vivências com artistas universitários e consagrados.
“Estamos convocando os estudantes para organizar atividades em suas universidades em apoio com os seus DCEs, CAs e DAs. É a hora da juventude mostrar sua cara e organizar a resistência as ameaças que a universidade tem enfrentado no governo Bolsonaro”, afirmou Iago.
Calendário de mobilização 

1 a 18 de março– Realização de plenárias e assembleias em todo o Brasil.
8 de março– Dia Internacional da Mulher
14 de março– 02 anos da morte de Marielle
18 de março- Jornada de Lutas
28 de março- Edson Luís
01 de abril- Dia da Anistia (descomemoracao do golpe militar)
10 a 12 de abril- Encontro das Mulheres Estudantes da UNE
25 de maio a 01 de junho – Campanha anti-imperialista.

Fonte: UNE

Coronavírus: Sem nenhum caso, Cuba desenvolve vacina e pode salvar planeta

Foto: Ariel Cecilio Lemus/Granma
Com medidas simples de controle, aliadas à tecnologia de ponta, o país desenvolve uma vacina e já criou um remédio que conseguiu curar mais de 1.500 pacientes.
Segundo o ministro da Saúde Pública de Cuba, José Ángel Portal Miranda, a ilha continua sem casos confirmados do novo coronavírus que já afetou 104 nações. Até o momento, trinta viajantes foram admitidos para estudo e depois de realizar sete novas análises especificamente para o Covid-19, que, como as oito anteriores, foram negativas, o país permanece sem a doença.
O país também criou um medicamento, o ‘Interferon alfa 2B’ (IFNrec), produzido desde 25 de janeiro na fábrica cubana Chang-Heber, localizada na cidade de Changchun, província de Jilin, na China.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou a relevância do trabalho entre os dois países. “Nosso apoio ao governo chinês e ao povo em seus esforços para combater o coronavírus”.
Até agora, sabe-se que o ‘Interferon alfa 2B’ conseguiu curar mais de 1.500 pacientes e é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para curar a condição respiratória.
“O interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger, seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e, finalmente, tenham a morte como resultado”, disse Luis Herrera Martínez, consultor científico e comercial do grupo de negócios BioCubaFarma.
O grupo BioCubaFarma trabalha também no projeto de desenvolvimento de um antiviral cubano, o cigb 210, bem como de um candidato a vacina para submetê-lo à consideração da China, além de faixas rápidas para o diagnóstico da doença.

Medidas de controle

O fato de Cuba não contar com nenhum caso do coronavírus até agora se deve à eficácia de uma série de medidas adotadas prontamente para a prevenção e controle do Covid-19.
Entre as medidas estão a certificação de instalações para isolamento e hospitalização; a produção de protetores bucais no país; audiências de saúde em comunidades e locais de trabalho; o treinamento de todos os envolvidos; a atenção à população mais vulnerável e a campanha de comunicação para manter as pessoas constantemente informadas.

Treinamento com a população

O vice-primeiro-ministro Roberto Morales Ojeda disse que a primeira parte do treinamento em Covid-19 está ocorrendo atualmente, que deve continuar mais especificamente em cada um dos setores.
Uma comissão do ministério da Saúde Pública está atualmente em turnê pelo país, para revisar as condições dos locais previstos no Plano.
Ojeda também insistiu na preparação do pessoal que estaria trabalhando nessas unidades médicas, voluntariamente e por um período prolongado de tempo. Por isso, enfatizou, questões como condições para descanso da equipe e outros detalhes fornecidos em uma situação de quarentena devem ser abordadas manualmente.
O vice-primeiro ministro mencionou aspectos essenciais, como o coeficiente de disponibilidade técnica de ambulâncias, que em algumas províncias é inferior a 50% e, portanto, o apoio de outro tipo de transporte deve ser fornecido para a transferência de doentes. Também enfatizou a possibilidade de aumentar as consultas sobre sintomas respiratórios e a necessidade dos médicos determinarem as etapas a serem seguidas em cada caso, para não sobrecarregar o sistema de saúde do país.

Cloro para desinfecção das superfícies

Os ministérios da Indústria e do Comércio Interno da ilha confirmaram que o país possui cobertura de cloro que deve ser usada na desinfecção das superfícies e sua produção é estável. Ao mesmo tempo, protetores bucais são importados e a preparação de outra quantidade de máscaras já começou na indústria nacional e local.
Ao avaliar as medidas que estão sendo implementadas, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz considerou que houve um processo intensivo na implementação do Plano de Controle e Prevenção Covid-19 em Cuba.
Reiterou a importância das audiências em saúde, que, segundo ele, se baseiam na necessidade de manter a população informada. “Que não fique um único lugar”, disse, “sem aviso prévio ao nosso povo”.
O primeiro-ministro disse aos governadores e prefeitos que prestassem atenção especial aos pontos das estradas onde as pessoas que viajam estão concentradas, como centros de serviços e lanchonetes; minimizar a transferência de pacientes e continuar monitorando o controle de saúde nas fronteiras, o que tem sido muito eficaz, acrescentou.
“A primeira parte de um ciclo foi encerrada”, disse, “agora iremos ao contra-ataque com outras medidas do Plano”.

Três italianos diagnosticados

Nesta quarta-feira, o noticiário de televisão cubana (NTVC) confirmou que três cidadãos da Itália, que estavam visitando Cuba, deram positivo para o coronavírus.
Segundo a mídia local, quatro viajantes que estavam hospedados em um albergue em Trinidad relataram sintomas e foram levados ao Instituto de Medicina Tropical para serem submetidos a testes rigorosos. Após a aplicação do teste, três deles deram positivo.
Os turistas entraram no país do Caribe pelo aeroporto de Havana e depois se mudaram para Trinidad, localizada a 11 quilômetros da capital. O Ministério da Saúde Pública (Minsap) explicou que eles entraram em contato com pessoas relacionadas a pacientes infectados.
“A evolução dos três pacientes confirmados é favorável e até agora nenhum representa perigo para suas vidas”, informou o Ministério da Saúde Pública em nota divulgada pelo jornal Granma.
Com informações do Granma e do TVN Notícias
Fonte: Revista FÓRUM

Estreias, shows e exposições: coronavírus já afeta cena cultural brasileira

Lollapalooza
Lollapalooza (Foto: divulgação)
Com o aprofundamento da crise do coronavírus no Brasil, diversos eventos culturais começaram a ser cancelados ou adiados.
247 - Após a qualificação do coronavírus como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cancelamento de diversos eventos culturais no Brasil começaram a ocorrer. Um dos festivais mais tradicionais do País, o Festival de Teatro de Curitiba, que ocorreria de 24 de março a 5 de abril na capital paranaense, adiou o evento para setembro de 2020.
O Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, também anunciou nesta quinta-feira que irão suspender todas as atividades a partir desta sexta-feira, 13. O Teatro Unimed na capital paulista, da mesma forma, suspendeu alguns de seus eventos, como a estreia prevista do espetáculo São Paulo.
Na área audiovisual, a Paramount Pictures e o canal HBO adiaram estreias que estavam para acontecer. E pela primeira vez em 31 anos, o Domingão do Faustão, da Globo, será gravado sem plateia.
Também a Agência Nacional de Cinema (Ancine) tomou medidas contra o vírus. Na terça-feira, recomendou que os servidores com sintomas de contágio trabalhem de casa.
No interior de São Paulo, em Itu, foi cancelada a exposição “Tarsila: estudos e anotações”, que iria abrir neste sábado, 14, no museu FAMA - Fábrica de Arte Marcos Amaro. 
As bandas de rock Skank e Jota Quest, que participariam do EuroTour2020, nos dias 19 e 29 de março adiaram suas viagens à Europa, por onde eles passariam por diversas cidades pelo continente que estão afetadas pelo vírus.
No Brasil, há boatos que circulam que o Lollapalooza, um dos maiores eventos do País, pode ter mudanças em suas datas. O evento, que reuniu quase 250 mil pessoas no ano passado e seria realizado entre os dias 3 e 5 de abril, se for suspenso, seguirá o exemplo de seus correspondentes no Chile e na Argentina.
Informações são da Carta Capital.
C/ Brasil 247

Presidente da Fundação Palmares exclui órgãos e passa a concentrar decisões - "Absurdo? Tirem suas conclusões!" - CPC/RN

O órgão é vinculado à Secretaria Especial da Cultura, comandada pela atriz Regina Duarte

SP ESCOLA DE TEATRO ABRE SELEÇÃO PARA 64 VAGAS NO CURSO TÉCNICO DE TEATRO GRATUITO

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo oferece oito linhas de estudo; inscrições vão até 3 de abril, pela internet
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do curso técnico gratuito da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). As turmas têm duração de dois anos e iniciam no segundo semestre deste ano.
O curso técnico da Escola de Teatro é dividido em oito linhas de estudo: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. O prazo para se inscrever na seleção vai até 17h de 3 de abril, exclusivamente pelo site www.institutomais.org.br.
Podem concorrer candidatos de todos os estados brasileiros, maiores de 18 anos (completados até janeiro de 2020) e com ensino médio completo, além de estrangeiros com passaporte e situação legal no País. No Processo Seletivo, 20% das vagas de cada um dos cursos regulares são destinada a pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas.
A informações completas sobre o Processo Seletivo estão no edital, disponível no site do Instituto Mais.
Há 10 anos, a SP Escola de Teatro oferece formação gratuita e de qualidade a jovens artistas em diferentes áreas do teatro. Desde a primeira turma, em fevereiro de 2010, passam por ano na instituição 400 estudantes do curso profissionalizante.
Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas do Brasil, a Escola é referência na área, com seu modelo de ensino replicado em países como Finlândia e Suécia. As aulas acontecem nas sedes Brás e Roosevelt da instituição, de segunda a sexta-feira, em turmas de manhã e à tarde
Confira a quantidade de vagas distribuídas por linha de estudo:
Atuação – 8
Cenografia e Figurino – 9
Direção – 4
Dramaturgia – 10
Humor – 8
Iluminação – 7
Sonoplastia – 5
Técnicas de Palco – 13
As inscrições no Processo Seletivo da SP Escola de Teatro custam R$ 60. No entanto, há possibilidade de redução de 50% da taxa para estudantes de ensino médio, curso pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, desempregados e pessoas que recebem menos de dois salários mínimos, conforme o edital.
Pessoas que tenham cursado o ensino fundamental ou os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou na rede privada como bolsista integral, além de doadores de sangue – conforme o projeto Escola Vermelha, criado pela Escola em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo – ficam isentas do pagamento.
O período para solicitar redução ou isenção vai até 17h de 9 de março.
CALENDÁRIO
A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos. O primeiro deles é composto por uma entrevista – que acontece de 25 de abril a 9 de maio, em locais e horários divulgados no dia 17 de abril – e uma redação, em 17 de maio.
As pessoas aprovadas nessa fase seguem para um segundo momento de avaliação, entre os dias 6 a 27 de junho, também em locais e horários a serem informados no edital de convocação. Esse segundo momento consiste em avaliações de habilidades artísticas, dentro de cada linha de estudo.
O resultado final será divulgado em 8 de julho, nas recepções da SP Escola de Teatro e nos sites www.spescoladeteatro.org.br e www.institutomais.org.br. As matrículas dos aprovados serão feitas em 13 e 14 de julho, pela internet.
SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás | Av. Rangel Pestana, 2401, Brás
Sede Roosevelt | Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação
Portal BRASIL CULTURA