Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 6 de março de 2021

Governadora anuncia novo decreto com ampliação do toque de recolher

ELISA ELSIE - ASSECOM/RN

A governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, declarou em entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira (5) na Escola de Governo, que o toque de recolher passará a ser das 20h às 06h, de segunda a sábado, e aos domingos será integral. O novo horário é válido a partir deste sábado (6), com a publicação do decreto em edição extra do Diário Oficial de hoje. Os serviços essenciais continuarão funcionando, mas para ter o direito de circular, as pessoas deverão comprovar a necessidade. 

“O RN vive um pré-colapso no seu sistema. Todos os esforços estão sendo feitos para abertura de novos leitos, mas esse trabalho não está sendo o bastante para conter a propagação do vírus. Não vou iludir a população do Rio Grande do Norte afirmando que basta abrir leitos. É imperativo que a gente adote o isolamento social”, recomendou a chefe do Executivo estadual. Na ocasião, ela estava visivelmente emocionada ao anunciar que 73 pacientes estão na fila de espera por um leito de UTI, em Natal e região metropolitana.  

A ampliação do toque de recolher e as recomendações para os municípios, estão relacionadas ao novo decreto estadual que será publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (05). No mais, permanecerão em vigor as recomendações do decreto anterior, como a proibição de funcionamento de parques esportivos, circos, clubes sociais, suspensão de atividades religiosas, missas, cultos e congêneres, além de aulas presenciais e eventos corporativos. 

Fátima afirmou que conversou com o prefeito da capital, Álvaro Dias, e com o prefeito Allysson Bezerra, de Mossoró, pedindo a compreensão de ambos para a adoção de medidas restritivas. “É nesse sentido que conclamamos mais uma vez aqui, população e prefeitos, para que nós estejamos unidos no pacto pela vida.” 

A governadora disse ainda que continua lutando por mais vacinas para o estado, considerando que quanto mais avançarmos no processo de imunização, mais rápido seguiremos para a retomada da vida normal. “O Governo está fazendo sua parte e a população tem que fazer a sua parte também. É imprescindível que sejam cumpridas as determinações do decreto, para que a gente possa cuidar do povo potiguar”, reiterou. 

Por fim, fez um apelo: “Não temos o direito de vermos todos os dias os nossos entes indo embora. Tenho dito que não sossegarei um só minuto para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para salvar vidas do povo potiguar. A vida se impõe em qualquer situação. Em primeiro lugar, nós temos o dever e a obrigação de cuidarmos da saúde do nosso povo. Para que de mãos dadas possamos conter a propagação do vírus.” 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap), Cipriano Maia, informou que o sistema Regula RN apresentou alta de 17 leitos relativos a novos óbitos - “o que mostra a gravidade da situação”, pontuou. Ele explicou que o novo decreto é baseado nas recomendações do Comitê de Especialistas da Sesap. Porém, além das medidas contidas no decreto, os especialistas emitiram um documento com uma série de recomendações, como por exemplo, a não propagação de medicamentos de prevenção, ”pois não há evidências científicas e pode dar a falsa ilusão de que as pessoas estão protegidas.” 

BOLETIM COVID 

Casos - Confirmados: 171.943; Suspeitos: 93.241; Descartados: 370.755. 

Óbitos confirmados: 3.709, sendo 14 nas últimas 24h - Natal (04), Parnamirim (02), João Câmara (01), Santo Antônio (01), Mossoró (04), Tenente Ananias (01) e São Rafael (01). 

Suspeitos: 780; Descartados: 722.  

Acesso aos Boletins: https://portalcovid19.saude.rn.gov.br 

Fonte: http://www.rn.gov.br


Lélia Gonzalez é homenageada em grafite gigante no centro de São Paulo

(Foto: Cooletivo (@Cooletivo))

Painel faz parte da “Mostra Brasileiras”, do coletivo SP Aberta, e é de autoria da artista plástica Linoca, que se inspirou nos textos e pesquisas da ativista.

Por Juca Guimarães, no Alma Preta - A artista plástica Linoca Souza, 32 anos,  é a responsável pelo painel em homenagem à ativista Lélia Gonzalez, na Barra Funda, que compõem a série de painéis gigantes ao longo do Elevado João Goulart, conhecido como Minhocão, na cidade de São Paulo. O desenho foi concluído essa semana e traz a imagem de Lélia Gonzalez, do caju, São Jorge, uma figura indígena e uma cena de congada.

Segundo a autora, a obra é cheia de referências à cultura brasileira e à ancestralidade africana. “Todos esses elementos foram pensados dentro do conceito dos brasileiros e da Lélia, por exemplo, quando ela fala do ‘pretoguês’ e da construção da nossa língua diferente”, conta Linoca. 

Lélia Gonzalez (1935-1994) foi uma antropóloga e filósofa que ajudou a fundar o Olodum, o MNU (Movimento Negro Unificado) e o Centro de Pesquisas da Cultura Negra do Rio de Janeiro.  O grafite de Linoca é a primeira grande obra em São Paulo que faz uma homenagem à ativista. “Falar dela é muito importante para mim. Conheci o trabalho dela na graduação, junto com os escritos da Sueli Carneiro. Fiquei muito encantada. Me mandaram uma foto que foi escolhida pela família da Lélia”, compartilha a artista plástica.

A ativista do movimento negro foi pioneira na produção literária sobre a intercecções de gênero e território no debate racial. Ela escreveu o livro “Por um Feminismo afro-latino-americano”, uma coletânea de textos escritos entre 1975 e 1994, lançado pela editora Zahar, com capa da Linoca e lançado em 2020.  A produção literária de Lélia segue atual no debate sobre o feminismo negro.

“Ela é uma mulher muito forte com uma pesquisa incrível. Quero que mais pessoas conheçam essa mulher, entendam e conheçam a história dela. Isso pra gente se ajudar neste processo de busca”, diz Linoca, que pinta desde a adolescência, que passou entre os bairros do Capão Redondo e Campo Limpo, na periferia da Zona Sul da cidade.

A obra, de acordo com a artista, tem um caráter também de desafio ao racismo. "A congada, por exemplo, tem um contexto afro-religioso. Sei que isso acaba incomodando quem é preconceito e racista", pondera.

A relevância de Lélia é reconhecida inclusive pela ativista norte-americana Angela Davis, que integrou os Panteras Negras. Durante uma série de palestras no Brasil, ela destacou a importância da obra de Gonzalez para a negritude. “Por que vocês precisam buscar uma referência nos Estados Unidos? Eu aprendo mais com Lélia Gonzalez do que vocês comigo”, afirmou a norte-americana em visita ao território brasileiro, em 2019.

Fonte:Brasil 247 - (https://www.brasil247.com/cultura/lelia-gonzalez-e-homenageada-em-grafite-gigante-no-centro-de-sao-paulo).

Museu Afro Brasil: horário e protocolo de funcionamento


 ATENÇÃO: ATIVIDADES SUSPENSAS ATÉ O DIA 19/03/2021,
de acordo com Plano São Paulo de Combate à COVID-19.

Após meses de paralisação em decorrência da pandemia da Covid-19, o Museu Afro Brasil retomou suas atividades presenciais com novos horários e procedimentos de funcionamento.  

Alinhado de acordo com protocolos sanitários estaduais e municipais que buscam preservar a segurança e saúde de usuários e equipes de trabalho, nosso horário de funcionamento passa a ser de terça a domingo, das 11h às 16h (com permanências até às 17h. A aquisição de ingressos deve ser feita remotamente, a partir de reserva de ingresso online (clique aqui para comprar seu ingresso). Outras atividades como visitas mediadas sem agendamento estão temporariamente suspensas. Já as visitas agendadas devem adequar-se a novos padrões, como o limite de 10 pessoas por grupo.

O Museu Afro Brasil segue os protocolos e orientações legais para a realização de atividades presenciais. Seus funcionários estão capacitados para atendimento de público e a infraestrutura do prédio está adequada com as novas normas técnicas determinadas para equipamentos culturais.

Fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br