Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 9 de julho de 2021

A Reforma Administrativa vai destruir a carreira dos professores federais

 

Entre as diversas crueldades da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), ela vai reduzir a atratividade da carreira docente nas universidades federais. A ideia é afastar os profissionais altamente qualificados e enfraquecer a educação pública e gratuita.

Para isso, o governo quer acabar com a estabilidade dos servidores. Assim, os professores viverão sob constante ameaça de demissão e não terão mais autonomia didática e científica para escolher conteúdos e abordagens ou definir suas linhas de pesquisa. Serão demitidos caso não se submetam às vontades do governo de plantão ou dos poderosos.

Com o tempo as universidades federais deixarão de atuar em benefício da população e do desenvolvimento do país.

Elas passarão a atender a interesses meramente políticos de governos ou às demandas de setores econômicos específicos, para beneficiar determinadas empresas e corporações, por exemplo.

A destruição da universidade pública e de nossas carreiras está em curso. É preciso barrar a Reforma Administrativa e fortalecer o serviço público, porque ele é o futuro do Brasil!

ReformaAdministrativaNão #GovernoContraoPovo #GovernoMente #DefendaoServiçoPúblico #PEC32Não #ServiçosPúblicos

Fonte: APUB-Sindicato

Com PROIFES

TRIBUTAR SUPER-RICOS - Dilma Rousseff abre ciclo de debates de formação

 

2021 07 09 debate

Contraf-CUT, em parceria com o Instituto Lula e as demais entidades que fazem parte da Campanha Tributar os Super-ricos, realizará 10 encontros, com diversos especialistas, para refletir sobre desigualdade social, as transformações da sociedade contemporânea e os desafios a serem enfrentados para a mudança

A ex-presidenta Dilma Rousseff é a convidada para o primeiro encontro, na terça-feira (13), a partir das 19h30, do Ciclo de Debates “Desenvolvimento, Novas Desigualdades e Justiça Fiscal no Brasil”, que será composto por 10 encontros e contará com a contribuição de diversos especialistas.

“A tributação no Brasil atinge, proporcionalmente, muito mais os mais pobres do que os mais ricos. Isso é um dos motivos que fazem com que a desigualdade socioeconômica não apenas persista, mas se aprofunde e crie obstáculos para o desenvolvimento econômico sustentável e distributivo. Queremos mostrar isso de forma clara e direta para ajudar os participantes a entender isso e, desta forma, conseguir retransmitir tais informações aos seus grupos de influência”, explicou o secretário de Assuntos Socioeconômicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), uma das entidades coordenadoras da Campanha Tributar os Super-ricos, que, em parceria com o Instituto Lula, promoverá o ciclo de debates.

Além da abertura com a ex-presidenta Dilma, o ciclo terá três blocos, com dez encontros sempre às terças-feiras, às 19h30.

No primeiro bloco (20 e 27/07 e 03/08), serão trabalhados temas sobre fundamentos da desigualdade. No dia 20 de julho o diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, e a economista Juliane Furno contribuirão com a reflexão sobre “Desigualdade e Distribuição de Renda no Brasil”. No dia 27, será a vez do economista e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp, Denis Maracci Gimenez, e do Professor do Instituto de Economia da UFRJ, Eduardo Costa Pinto, darem sua contribuição para a reflexão sobre “Estado e Desenvolvimento no Brasil”. As reflexões do último encontro do primeiro bloco serão sobre “Tributação e desigualdade no Brasil”, que ficarão a cargo do Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Paulo Gil Holck Introíni, e professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Rosa Chieza.

No segundo bloco, as reflexões vão girar sobre as “Transformações da Sociedade Contemporânea” e o terceiro sobre os “Desafios Imediatos e Estratégicos” (veja abaixo a programação completa).

Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 18 de julho. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição. As aulas remotas acontecem de 20 de julho a 28 de setembro de 2021 e as transmissões, além do Facebook da Contraf-CUT, serão pelas redes do Instituto Lula, Instituto Justiça Fiscal e campanha Tributar os Super-Ricos.

Além de acompanhar os debates, o participante pode acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), realizar leituras, atividades e, ao final, ter direito a certificação. O curso soma 50 horas de atividades híbridas, sendo 22 horas síncronas e 28 horas assíncronas. Os interessados em obter o certificado devem preencher os formulários de presença e realizar as atividades que devem ser entregues até 18 de outubro.

CRONOGRAMA
13/07 – Encontro de abertura: Dilma Rousseff

Fundamentos da desigualdade
20/07 – Desigualdade e Distribuição de Renda no Brasil: Jorge Abrahão e Juliane Furno
27/07 – Estado e Desenvolvimento no Brasil – Dênis Maracci Gimenez e Eduardo Costa Pinto
03/08 – Tributação e desigualdade no Brasil – Paulo Gil Holck Introíni e Rosa Chieza

Transformações da Sociedade Contemporânea
10/08 – Novos negócios e sociedade de serviços: Cássio da Silva Calvete
17/08 – Mudanças na sociedade do trabalho e na estrutura de classes: Marilane Teixeira e Adalberto Cardoso
24/08 – O aprofundamento das desigualdades: Pedro Abramovay
31/08 – Geopolítica internacional: o que muda com a emergência de novos atores globais?: Elias Jabour e Neusa Bojikian

Desafios Imediatos e Estratégicos
14/09 – O desenvolvimento econômico e social sob novos paradigmas: Cristina Reis e Gabriel Rossini
21/09 – Como superar as desigualdades no Brasil? Roberto Amaral e Regina Camargos
28/09 – Os caminhos e desafios para a justiça tributária: Dão Real Pereira dos Santos e Marina Marinho

(Contraf/CUT, 09/07/2021)

Com CNTE

ANDES-SN realiza pesquisa sobre a comunicação das Seções Sindicais. Participe!

 

Com o objetivo de conhecer melhor os departamentos de comunicação das Seções Sindicais do ANDES-SN, a Coordenação do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do Sindicato Nacional elaborou um questionário para ser preenchido até o dia 23 de julho. A última pesquisa foi realizada pelo GTCA em 2016.

O levantamento visa atualizar as informações sobre os canais de comunicação das seções sindicais com a categoria, como se dá a relação com as e os docentes e como estão estruturadas as equipes de imprensa. Atualmente, o ANDES-SN conta com mais de 120 seções sindicais, em diversas instituições de ensino – estaduais, federais e municipais – em todo o país.

“É importante que todas as seções sindicais se empenhem em responder o questionário para que possamos saber mais sobre como se dá a comunicação na base com a categoria, e pensarmos também como ampliar nossa atuação em rede e no diálogo com as professoras e professores”, ressalta Francieli Rebelatto, diretora da Encarregatura de Imprensa e Divulgação do ANDES-SN. 

Acesse aqui o questionário. 

Fonte: ANDES SN

TODOS OS SÁBADOS NA AGRESTE FM 107.5 "30 MINUTOS COM CULTURA - Inciativa: Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN


30 minutos com cultura é uma produção do Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, cujo objetivo é de divulgar as ações dos artistas em geral das sua atividades, principalmente em momento tão difícil que passa o Brasil com a PANDEMIA!

Um espaço VIP para que os artistas e grupos de danças, entre outros possam mostrar seus talentos e ganhar espaço na cultura potiguar e é claro no cenário nacional.

Portanto fiquem ligados! TODOS OS SÁBADOS NAS ONDAS DA RÁDIO AGRESTE FM - 107.5 - Nova Cruz-RN.

Iniciativa: Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, responsáveis pelo programa os radialistas e diretores do CPC-RN, Eduardo Vasconcelos, presidente e Claudio Lima, tesoureiro.

Lembrando: O Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN foi fundado em 30 de setembro de 2009 no SESC de Ponta Negra - Natal - RN com a participação de vários artistas do Estado, como poetas, radialistas, cantores, dançarinos, grupos de capoeira, entre outros.  O CPC-RN é uma entidade sem sins lucrativos como sede foro na cidade de Nova Cruz-RN e reconhecida como de Utilidade Pública Estadual e Municipal, rumo ao Reconhecimento Nacional, brevemente.



Fluxo de turistas no Parque Nacional do Iguaçu cresce 83% entre março e junho


Uma das principais tendências para a retomada das atividades turísticas no cenário pós-pandemia é a busca por destinos ao ar livre, em meio à natureza. O Brasil, como um dos líderes mundiais neste segmento, já tem atraído mais visitantes aos seus cenários naturais. O Parque Nacional do Iguaçu (PR), por exemplo, em junho, registrou um aumento de 83% no número de visitantes em comparação a março.

É o quarto mês consecutivo que o local apresenta alta no fluxo de visitação. Em março foram 15.143 visitas ante 20.018, em abril, 24.632, em maio, e 27.739, em junho. A unidade de conservação abriga um dos atrativos naturais mais incríveis do planeta, as Cataratas do Iguaçu.

No primeiro semestre de 2021, o Parque Nacional recebeu 208.360 viajantes, de 91 nacionalidades. Apesar de os brasileiros, principalmente das regiões Sudeste e Sul, liderarem o ranking, os registros mostram que pouco a pouco os turistas estrangeiros também estão voltando a movimentar o turismo nacional. Paraguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia, Colômbia, Argentina, Espanha, México e Chile estão entre os 10 países que marcaram presença no parque nos últimos meses.

“Sem dúvida o turismo de natureza é uma tendência, e não há país com mais atrativos naturais do que o nosso. Os Estados Unidos recebem 350 milhões de visitantes em seus parques e nós recebemos 15 milhões. Precisamos aumentar esse número e aproveitar todo o potencial brasileiro. É necessário ampliar a participação da iniciativa privada para melhorar a estrutura desses atrativos e prepará-los para atender a demanda dos viajantes que estarão ansiosos por destinos de natureza daqui para frente”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A administração do Parque Nacional do Iguaçu observa com otimismo os números de visitação dos primeiros seis meses do ano e espera um crescimento contínuo para o próximo semestre. O local, que já chegou a receber 2 milhões de turistas antes da pandemia, segue aberto deste agosto do ano passado seguindo rígidos protocolos de biossegurança para a proteção de turistas e trabalhadores do local. Para mais informações sobre horário de visitação e ingressos clique AQUI.

Por Vanessa Castro

Fonte: Portal BRASIL CULTURA