Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 11 de dezembro de 2021

Carnatal inicia e ja é considerado o mais organizado de todas as edições

Foto: Reprodução

Na sexta-feira (10) de Carnatal começou, às 18h30 , com o bloco Largadinho, puxado pela cantora Cláudia leite, seguindo de Bell Marques com o Vumbora às 19h. Léo Santana sobe no trio, às 19h30, para comandar a folia do bloco Vem com o Gigante. O último bloco da noite a desfilar é o Bloco Eva, com a Banda Eva às 21h30. A festa dentro da festa acontece simultaneamente no Camarote Beats, e hoje terão os shows de Henrique e Juliano e Rafa e Pipo Marques.
 
O Carnatal começou ontem (9) e prossegue até o próximo domingo (12), ao lado da Arena das Dunas. A abertura ficou por conta de Bell Marques, puxando o bloco Vumbora, mas a surpresa da noite, foi o bloco #TBT do Cajú, que trouxe de volta para o corredor da folia Márcia Freire. Ela foi a primeira cantora a puxar o bloco Cajú (na época se chamava Caju com Sal) e era integrante da banda Cheiro de Amor, que teve o seu auge entre os anos 90 e início dos anos 2000. Os foliões mais saudosistas tiveram a sensação de voltar no tempo e reviver os antigos “carnatais”.
 
Apesar de ter contado com um bom público, a adesão no primeiro dia é ainda tímida se comparado à expectativa para hoje e amanhã. Porém, tanto foliões quanto quem trabalha para a festa acontecer é unânime em dizer que esse Carnatal está mais organizado. 
 
Vale ressaltar que o Carnatal segue todas as normas sanitárias para sua realização, assim como todos que irão para a festa têm que apresentar comprovação de duas doses das vacinas, imunizantes do vírus da covid-19, mediante apresentação do cartão de vacina

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS
Adaptado pelo CPC-RN (11/12/2022\0

O forró agora é Patrimônio Cultural Brasileiro

O arrastado do chinelo no chão, aquele choro da sanfona ecoando no salão, acompanhada do zabumba para marcar o compasso e o som estridente do triangulo são os principais personagens de uma das expressões culturais mais famosa do Brasil, o forró! O forró agora se tornou Patrimônio Cultural do Brasil. O registro foi concedido nesta quinta-feira (9), em decisão unânime, do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O pedido foi aprovado após 10 anos da solicitação feita pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, localizada na Paraíba. Durante esse período foi realizada descrição detalhada das matrizes tradicionais com registros de documentos e audiovisual. Devido a esse estudo aprofundado, o forró foi considerado supergênero musical, por reunir diversos ritmos nordestinos, como xaxado, baião, arrasta-pé e quadrilha, por exemplo.  
 
Em sua explanação, a relatora da proposta, conselheira Maria Cecília Londres, falou sobre as origens da palavra e do ritmo forró. A relatora destacou, ainda, a relevância do forró pelo fato de englobar outras atividades como orquestras sanfônicas, escolas de dança, artesanato e preservação de instrumentos como a sanfona, triângulo e zabumba.  
 
E é esse trio de instrumentos e músicos que melhor consegue representar o forró tradicional - tipicamente nordestino - em sua essência durante décadas. Além disso, ter como seu maior representante, Luiz Gonzaga, pioneiro dentre uma lista de outros nomes renomados, levou para o restante do Brasil e do mundo, a maior expressão cultural do Nordeste! 

Fonte: Potiguar Cultura

CULTURA DE MASSA - Google

A cultura de massa cria produtos que possam ser consumidos pela maioria das pessoas, seguindo um padrão para o consumo imediato. Alguns exemplos da cultura de massa, são: Músicas, filmes, gêneros de dança, séries de televisão, revistas, desenhos animados, moda, gastronomia e etc.