Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Arnaldo Antunes lança livro de poemas e propõe a arte contra a cultura da morte nos dias atuais

Arnaldo Antunes (Foto: MARCIA XAVIER/DIVULGAÇÃO).

"A gente tem que demonstrar essa indignação, porque se ela fica guardada, se ela vai se normalizando, perde-se até o valor da própria vida. A gente está assistindo aos adversários da máscara e da vacina, o que é um desprezo pela vida humana", afirma.

 "O livro estava praticamente pronto e iria sair em 2020, eu já tinha me dado por satisfeito ali, era um livro que falava muito sobre o tempo. Quando começou a pandemia eu passei uns meses meio sem conseguir produzir nada, numa espécie de imobilidade, achando que era hora de parar tudo, achando que o planeta estava pedindo para a gente um período de autorreflexão. E aí comecei a rever o livro", afirma. "A gente tem que transformar o sofrimento em riqueza. E a pandemia foi positiva para que o livro ficasse melhor, com mais inspiração por conta desse recolhimento", diz ainda Antunes.

Fonte: BRASIL 247 

Dívida das famílias brasileiras bate recorde e ultrapassa 50% da renda acumulada em um ano

O cartão de crédito gerou as principais dívidas das famílias – 78%, na média de 2020 (Foto: Pixabay | ABr)..

O Banco Central informou que as dívidas bancárias bateram um recorde em novembro do ano passado ao atingir 51% da renda acumulada das famílias nos 12 meses anteriores.

247 - O Banco Central informou que as dívidas bancárias bateram um recorde em novembro do ano passado ao atingir 51% da renda acumulada das famílias nos 12 meses anteriores. Foram levadas em consideração todas as dívidas com bancos, incluindo as de financiamento imobiliário. A marca mais alta tinha sida registrada em outubro de 2020, com 49,81% dos ganhos. A série histórica começou em janeiro de 2015. 

No primeiro mês de 2019, antes da pandemia, o indicador era de 45,19%. O menor percentual registrado desde o início do levantamento é o de janeiro de 2005 (18,42%), que marca o começo da série histórica. Os dados estatísticos foram publicados pelo jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a média de famílias endividadas no ano passado aumentou 2,8 pontos porcentuais, em comparação com 2019 (66,5%). 

O estudo da CNC também mostrou crescimento de 1,5 ponto porcentual na proporção de famílias com contas ou dívidas em atraso, alcançando 25,5%. 

O cartão de crédito gerou as principais dívidas das famílias – 78%, na média de 2020. O carnê (16,8%) e o financiamento de carro (10,7%) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Fonte: Brasil 247

Para Bolsonaro e sua turma, Educação é um perigo, algo a ser debelado. Por Luis Felipe Miguel

Publicado originalmente no Facebook do autor:

Por Luis Felipe Miguel

No Brasil, pelo andar da carruagem, os professores estarão entre os últimos a serem vacinados.

É que aqui o governo – acompanhado por sua extensa base de apoiadores – não se preocupa sequer em manter uma fachada de prioridade à educação. Educação, para eles, é um perigo, um malefício, algo a ser debelado.

Pelo mundo afora, os professores, ainda que em geral mal pagos, merecem algum reconhecimento público pelo trabalho que fazem. Aqui, pelo contrário, são tratados como bandidos.

É esse – não alguma norma legal que dificilmente ficaria de pé – o grande triunfo do movimento obscurantista que atendia pelo nome fantasia de “Escola sem Partido”.

O professor é o doutrinador, o desvirtuador, o inimigo, o ímpio. Se não é possível exterminá-los, devem ser mantidos sob constante pressão e vigilância.

Pra que gastar vacina com professor quando tem tanto coach que ainda não foi imunizado, não é mesmo? Melhor obrigá-los a retomar as aulas presenciais sem estarem vacinados. Centenas e centenas de professores e outros profissionais nas escolas estão sendo contaminados, mas, como diz o farol de toda essa gente, “e daí?”.

Fonte: Diário do Centro do Mundo - DCM

Mostra Cine Diversidade resiste e chega à quarta edição

Terminam hoje, terça-feira (17), as inscrições para a 4ª Edição da Mostra “Cine Diversidade – Gênero e sexualidade no cinema”, mostra de curta-metragens independentes brasileiros sobre gênero e sexualidade. O objetivo do projeto é desconstruir tabus colocando em pauta questões de visibilidade, protagonismo e empoderamento de mulheres e LGBTs.

Ao todo, serão exibidos mais de 55 filmes de forma gratuita no Youtube da Coletiva Delas, realizadora do projeto junto ao Freelas. Os curtas selecionados estarão disponíveis para o público entre 13 a 19 de março, nas Sessões Reflexos do Feminino e Cine Sexualidade; e entre 20 e 26 de março, nas Sessões Ser Trans e Especial Videoarte.

Os interessados em participar ainda podem inscrever seus trabalhos (https://forms.gle/Jnzx2jAVTB2k9Zuy8). Serão aceitos curtas-metragens de até 20 minutos, produzidos em território nacional, com baixo orçamento e poucos ou nenhum apoiador, realizados entre 2019 e 2021, que não tenham sido exibidos em nenhuma edição anterior da mostra e se enquadrem em uma das linhas propostas no regulamento.

Os participantes devem disponibilizar um link para o acesso aos filmes. Os exibidos concorrem a uma premiação decidida pelo voto popular. O filme mais votado receberá R$1.000, um curso completo sobre soft skills e inovação para profissionais criativos e um desconto de 10% para a contratação de serviço criativo na plataforma Freelas.

O segundo e terceiro mais votados receberão um prêmio de R$500, o curso completo de soft skills e inovação e um desconto de 5% para contratação de serviço na plataforma Freelas.

A edição também terá um debate virtual e três oficinas gratuitas: “A diversidade como chave para a escrita de roteiros originais”, “Como e porque montar equipes inclusivas” e “Representação dos corpos femininos na mídia”. A mostra está sendo realizada com recursos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através do Prêmio Fomento a Todas as Artes.

Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, em 2020 foram assassinadas 175 pessoas transexuais no Brasil O número representa aumento de 29% em relação às 124 mortes registradas em 2019. O ano de 2019 foi o segundo mais violento da década para transexuais, com um número de assassinatos menor apenas que os verificados em 2017, quando ocorreram 179 casos. O Brasil tem uma média de um assassinato de transexual a cada 48 horas.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA