Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 27 de maio de 2022

PRÓXIMO SÁBADO (28), APARTIR DAS 19 HORAS NAS ONDAS DA RÁDIO AGRESTE FM - 107.5 - NOVA CRUZ-RN " PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA - INICIATIVA DO CPC-RN

 

Todos os sábados a partir das 19 horas nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - " PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - O FEN\ÔNIMO DA CULTURA POTIGUAR! Notícias exclusivas sobre cultura!

Sob as coordenações de Eduardo Vasconcelos, presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN e de Cláudio Pereira de Lima, tesoureiro.

Pontos centrais do programa são ás atividades do CPC-RN, notícias e eventos de artistas e grupos de danças de um modo geral, bem como entrevistas com poetas/poetisas, escritores, grupos de danças, entre outros/as atividades culturais.

Lembrando que este ano o CPC-RN estará completando 13 anos anos de histórias, lutas e conquistas...identificando novos talentos.

Previsão de mais uma noite das homenagens poderá acontecer em dezembro deste ano, provavelmente dia 30 de dezembro, local será divulgado após confirmação. O evento tem como objetivos e finalidades de agraciar artistas, grupos de dança, poetas/poetisas, escritores/as, entre outras áreas culturais. 

Mais adiante divulgaremos mais informações. Uma coisa é certa! Teremos no mínimo 05 (cinco) eventos, pois faremos 4 (quatro) noites das homenagens em cidades polos, incluindo Natal e a 5ª e última noite das homenagens será em NOVA CRUZ! Cidade polo do CPC-RN. Aguardem por mais informações.

Eduardo Vasconcelos lembra que próximo dia 31 de maio estará em audiência com o SEEC-RN, professor, GETÚLIO MARQUES FERREIRA.

Concluiu, Eduardo Vasconcelos - Presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, cujos assuntos serão em torno de parcerias, ações e estrutura, bem como a luta pela sua sede própria, finalizou, Eduardo Vasconcelos - CPC-RN.

Bolsonaro e Eduardo Paes atacam a educação

Logo após o país completar 58 anos do famigerado golpe de 1964 a justiça dos ricos através do Ministério de Trabalho do governo de Jair Bolsonaro desfecha mais um ataque aos trabalhadores em educação no Município do Rio de Janeiro. Tal medida de tentar caçar a representação sindical dos profissionais da educação da capital fluminense chega no momento que o prefeito Eduardo Paes prepara mais ataques a educação e aos trabalhadores cariocas utilizando o Plano Municipal de Educação.

Este tipo de ataque favorecendo Paes não é o primeiro que o sindicato já sofreu. O Ministério do Trabalho demorou décadas para reconhecer o Sepe-RJ como legítimo representante dos trabalhadores em educação. Um sindicato fundado pelos trabalhadores em 1.977 só foi reconhecido pelo governo dos ricos no início do século XXI, mesmo sendo reconhecido por todos os governos e prefeituras fluminense.

Durante a gestão de Eduardo Paes iniciada em 2008 e que sobreviveu a dois mandatos houve uma situação similar. Também surgiu um sindicato cartorial, sem nenhuma representação real entre os educadores cariocas, e que tentou surrupiar a representação formal do Sepe-RJ. A poderosa greve de 2013 sepultou o falso sindicato.

Então já vimos esse enredo de uma tragédia que é a gestão da prefeitura para alunos, pais, responsáveis e trabalhadores da educação municipal. Enquanto aprofunda o arrocho salarial da categoria e ataca a organização da classe, Paes busca desmontar ainda mais o ensino público municipal para beneficiar seus amigos tubarões da educação privada.

Nós, do Coletivo de Educadores Reviravolta, conclamamos a todos as trabalhadoras e trabalhadores das escolas municipais a se colocarem ombro a ombro na defesa do Sindicato Estadual do Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, o Sepe-RJ. Nos dirigimos aos filiados e aos não filiados para a resistência a mais esse ataque a democracia que os ricos ainda nos permite. Como a sete anos vamos defender nossos direitos, salários, carreira, a educação pública e o sindicato.

Solicitamos também ao conjunto das entidades e movimentos dos trabalhadores participem dessa Campanha de Defesa do Sepe-RJ. Pedimos que todas as centrais, sindicatos e associações de classe enviem cartas e moções exigindo do Ministério do Trabalho e Previdência a manutenção da carta sindical de um sindicato que existe há 45 anos. É reconhecido pelos trabalhadores de todas as categorias do Estado do Rio de Janeiro. Opinamos que essa é uma das medidas que podem ajudar na manutenção da liberdade e autonomia sindical frente aos ataques e persistentes políticas de desmonte e privatização da educação pública carioca.

Fonte: https://cspconlutasrj.wordpress.com

Cultura Brasileira

Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira.

A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

O indivíduo branco, que participou da formação da cultura brasileira, fazia parte de vários grupos que chegaram ao país durante a época colonial.

Além dos portugueses, vieram os espanhóis, de 1580 a 1640, durante a União Ibérica (período o qual Portugal ficou sob o domínio da Espanha).

Durante a ocupação holandesa no nordeste, de 1630 a 1654, vieram flamengos ou holandeses, que ficaram no país, mesmo depois da retomada da área pelos portugueses. Na colônia, aportaram ainda os franceses, ingleses e italianos.

Entretanto, foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história.

Foram eles, os colonizadores, os responsáveis pela formação inicial da população brasileira. Isso decorreu do processo de miscigenação com índios e negros africanos, de 1500 a 1808. Durante três séculos, os portugueses eram os únicos europeus que podiam entrar livremente no Brasil.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA