Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 10 de julho de 2020

CARTA CAPITAL - Jovem negro preso por 10g de maconha morre em presídio por coronavírus

Jovem negro preso por 10g de maconha morre em presídio por coronavírus
Lucas Morais da Trindade foi preso em flagrante em 2018 por porte de drogas. 
Em primeira instância, o jovem foi condenado a 5 anos e 4 meses de reclusão. A defesa do mineiro então entrou com três recursos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), mas todos foram negados.
A decisão do TJMG vai contra uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre prisões durante a pandemia. O texto sugere, entre outras coisas, a reavaliação de prisões provisórias e preventivas que resultem de crimes menos graves, além de indicar que novas ordens de prisão devem respeitar a “máxima excepcionalidade”.
Segundo a Sejusp, no sábado, Lucas desmaiou na cela e foi encaminhado desacordado para atendimento no hospital Padre Júlio Maria, onde morreu.
Inicialmente, disseram aos familiares que a causa era infarto, mas no atestado de óbito veio o resultado positivo para a covid-19.
Segundo o CNJ, de maio para junho, houve um aumento de 800% nos casos de covid-19 nos presídios. O advogado de Lucas, Felipe de Oliveira Peixoto, informou que o recurso do jovem seria julgado pelo TJMJ no dia 30 deste mês. A família estuda processar o Estado pelo ocorrido.
Parentes de detentos que cumprem pena no sistema penitenciário de Manhumirim cobram transparência sobre o estado de saúde dos presos, depois da morte de Lucas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o presídio de Manhumirim tem 159 presos confirmados com a doença.
Fonte: Carta Capital

10 de Julho – Dia Nacional da Pizza

Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza .
Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.
Na seqüência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
A fama de Nápoles correu o mundo e, assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port’Alba. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, estava Alexandre Dumas, que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza. Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi “um pulo”, pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.
Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

RECEITAS MARAVILHOSAS

MASSA BÁSICA DE PIZZA

Ingredientes:

1 tablete de fermento biológico
2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
sal, óleo, leite (opcional)
Preparo:
Coloque o fermento em uma tigela, junte ½ xícara de chá de água morna e mexa para dissolver bem o fermento. Coloque a farinha de trigo peneirando-a sobre uma superfície, faça um buraco no meio e tempere com um pouco de sal. Acrescente o fermento e misture com um garfo ou com as mãos. Não pare de mexer juntando aos poucos ½ xícara (chá) de água morna. Feito isso, trabalhe a massa até ela ficar consistente e elástica. Faça uma cruz na superfície, cubra com um pano e deixe descansar por mais ou menos umas 2 ou 3 horas, dependendo da temperatura ambiente. Após esse tempo, coloque a massa, de preferência, sobre uma pedra polvilhada de farinha de trigo, amassando-a ligeiramente com o rolo de macarrão. Unte uma assadeira com manteiga ou azeite e abra a massa, empurrando-a bem para que não fique um bolo (grossa demais).

Observação: Está porção dá para umas 4 pessoas. Leva uns 15 minutos para fazer, e 3 horas descansando. Por isso, faça com bastante antecedência.

MASSA FINA E CROCANTE

Ingredientes:

(Quantidade para cerca de 6 discos de pizza fina de 30 cm ou 8 de 25cm)
4 xícaras de farinha de trigo
8 a 10 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo vegetal
1 ovo
45 g de fermento biológico
250ml de cerveja*
sal a gosto
*a cerveja pode ser substituída por água, e o ovo pode ser suprimido, embora dê uma boa liga à massa.

Modo de fazer:

Esquente a cerveja (ou a água) a mais ou menos 36 graus (para saber ao certo, sinta se está na temperatura do corpo); Junte o fermento à cerveja, até que se dissolva completamente (antes de adicionar o fermento, tire um pouco do gás da cerveja, para evitar que transborde); Coloque a farinha de trigo numa tigela grande*, junte o sal e misture bem; Abra um buraco no meio farinha e despeje a mistura do fermento com a cerveja dentro, cobrindo com a farinha. Deixe descansar assim por uns minutos; Adicione o ovo batido e o azeite de oliva, misture bem até que forme uma massa bem homogênea. Quando a massa começar a se soltar da tigela, tire-a de dentro, e passe a amassá-la em cima de uma pedra mármore, de preferência, até que esteja completamente lisa e homogênea; Unte uma tigela grande com óleo ou azeite, coloque a massa dentro e cubra com filme plástico para não secar, deixando uma folga para a massa crescer; Coloque a tigela dentro de um saco plástico e feche-o completamente. Ponha para repousar em algum lugar abafado, como dentro de um forno frio e desligado, por exemplo. Deixe descansar de 4 a 6 horas.
Opcional: Após a massa descansar por volta de uma hora e meia, retire-a de dentro da tigela e volte a amassá-la até que se reduza ao tamanho original. Coloque em seguida na tigela, conforma mencionado acima, e deixe descansar de 4 a 6 horas.

MASSA DE PIZZA

Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 pizzas de 30 cm de diâmetro
Ingredientes:
– 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento biológico
– 1 xícara (chá) de água morna
Modo de Preparo:
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e misture o azeite. Dissolva o fermento na água morna e incorpore à farinha, misturando bem com uma colher de pau e uma espátula de plástico. Depois trabalhe com as mãos, até obter uma massa um pouco pegajosa. Forme uma bola com a massa, cubra com um guardanapo e deixe repousar em lugar quente por 30 minutos até crescer. Trabalhe um pouco a massa com as mãos, levemente enfarinhadas, e forme uma bola. Divida-a ao meio e amasse ligeiramente cada metade, obtendo dois círculos espessos.

PIZZA AOS TRÊS QUEIJOS
Ingredientes: (para duas pizzas)
Esponja:
50 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 copo de leite integral
Outros Ingredientes da Massa:
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de óleo
500 g de farinha de trigo
sal
Molho:
600 g de tomate (sem pele) moídos a grosso modo
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
orégano e cheiro verde picado
Cobertura:
400 g de queijo mussarela ralada no ralo grosso
300 g de requeijão
50 g de queijo parmesão ralado
azeite e azeitonas pretas
Preparo:
Dissolva o fermento com o açúcar. Junte o leite e a farinha. Misture bem. Cubra com um pano e deixe a esponja dobrar de volume. Adicione o ovo, o óleo, o sal e a farinha peneirada. Misture, passe para a mesa polvilhada e amasse bem. Deixe crescer novamente em uma vasilha coberta. Separe a massa em duas partes, forre as formas com uma massa leve para assar em forno pré-aquecido. retire do forno, espalhe o molho e cubra com os queijos. Regue com azeite e volte ao forno. Coloque as azeitonas somente quando pronta.

PIZZA DE HOT DOG
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
150 gr de mussarela ou requeijão
5 salsichas grandes sem tempero
1 lata de molho de tomate temperado para pizza
pimenta do reino (opcional)
Preparo:
Prepare a massa de pizza colocando-a sobre uma superfície polvilhada com farinha e abra-a ligeiramente com o rolo. Feito isto, coloque numa assadeira untada com azeite ou óleo. Distribua por cima o molho de tomate como uma colcha, espalhando-o bem de acordo com o gosto de cada um. Pode-se jogar uma pitadinha de orégano. Coloque a mussarela ou requeijão, distribuindo-a de maneira a cobrir a superfície e o molho. Tire a pele das salsichas e corte-as em fatias no sentido do comprimento. Coloque as salsichas sobre a mussarela.

Por fim, leve ao forno pré-aquecido (220 graus) e deixe assar por uns 20 minutos. Depois, abaixe um pouco a temperatura do forno para uns 180 graus e deixe por mais 10 minutos. Nunca deixe de olhar a pizza, porque os tempos dependem da espessura da massa que você fez. Estes tempos são para massa média. Sirva quente.

PIZZA DE BANANA
Ingredientes:

Banana, açúcar e canela.
Porção: 3 a 4 pessoas.
Abra a massa com um rolo, depois coloque as fatias de banana bem espalhadas até preencher todos os espaços.
Em seguida acrescente o açúcar e a canela. Leve ao forno pré-aquecido (220 graus) e deixe assar por mais ou menos 15 minutos, sempre observando para não queimar as bananas.

PIZZA MARGHERITA
Ingredientes:
Massa:

1/2 litro de água morna
900 g de farinha de trigo
20 g de sal
20 g de fermento biológico
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Molho:

1 kg de tomate maduro
1 colher de sal
1 colher de chá de orégano
Recheio:

600 g de queijo mussarela de búfala
folhas de manjericão

Modo de Preparo:

Divida a água morna em duas partes, dissolva o fermento em uma das metades e o sal e azeite na outra. Coloque a farinha em uma tigela e acrescente a água com o fermento. Misture bem e acrescente a água com o sal e azeite. Amasse e sove a massa por cerca de 15 minutos, até que esteja bem lisa e não grude mais nas mãos. Coloque novamente na tigela e cubra com um pano, deixe a massa fermentar por 1 hora ou até dobrar de volume. Amasse novamente por mais 5 minutos e divida a massa em 6 partes iguais com cerca de 250 g cada. Coloque sobre um plano de trabalho e cubra com um pano, deixe a massa crescer novamente por mais 1 hora ou até dobrar de volume. Enfarinhe bem um plano de trabalho e abra os discos de massa com cerca de 3 mm de espessura. Cobrir com o molho.

Molho: Lave bem os tomates e retire a pele e as sementes. Pique finamente os tomates ou passe-os numa peneira grossa. Acrescente o sal e orégano. Utilize como solicitado na receita. Rale grosseiramente a mussarela. Abra a massa e coloque em uma fôrma para pizza. Cubra com o molho e leve ao forno pré-aquecido em fogo forte por 12 minutos. Retire. Cubra com a mussarela ralada e leve novamente ao forno para a mussarela derreter. Quando a massa estiver dourada, retire do forno e salpique com folhas de manjericão.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA