Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

RÁDIO AGRESTE FM - 107.5 - Programa 30 MINUTOS COM CULTURA - Iniciativa - CPC-RN

 Por Eduardo Vasconcelos - CPC-RN


Fiquem ligados! TODOS OS SÁBADOS NAS ONDAS DA RÁDIO AGRESTE FM 107.5 - NOVA CRUZ-RN, Programa "30 MINUTOS COM CULTURA". Das 19 horas ás 19:30! 

Informando, divulgando e defendendo a CULTURA POTIGUAR e identificando NOVOS TALENTOS! FIQUEM LIGADOS!

Radialistas, Eduardo Vasconcelos e Cláudio Lima.

Metalúrgicos do ABC exibem ‘Marighella’ com a presença de Lula

 

Cartaz Marighella
As atividades começam às 17h na quadra do sindicato, na Rua João Basso, 231, em São Bernardo do Campo
Foto: divulgação

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC exibirá nesta sexta-feira (3) o filme Marighella, que retrata os últimos anos do ativista, tido como “inimigo número 1” da ditadura civil-militar (1964-1985). A exibição do filme, dirigido por Wagner Moura, terá na plateia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Fernando Haddad, a neta do ex-combatente Maria Marighella, que atua no filme, parte do elenco e outras lideranças políticas.

As atividades começam às 17h, em São Bernardo do Campo. O evento será aberto ao público, entretanto, os lugares são limitados de acordo com a capacidade do local e também em respeito aos protocolos sanitários contra a covid-19. A exibição se realiza na antevéspera do aniversário de Carlos Marighella, nascido em 5 de dezembro de 1911, em Salvador.

“Não existe democracia ou construção da cidadania sem conhecer a história; sem reverenciar aqueles que lutaram pela democracia e pelos direitos hoje conquistados pela classe trabalhadora e pela sociedade”, afirma o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

“Marighella representa um desses companheiros que se insurgiram contra a ditadura. Contra o golpe militar, contra aqueles que queriam impedir que, de fato, vivêssemos uma democracia. Contra interesses que não eram do cidadão comum ou dos que pretendiam construir sua vida sob a proteção de um Estado que lhe garantisse esses direitos”, completa.

Wagnão, ao chamar os interessados para o evento, defende que a democracia é um valor humano e deve ser defendido de todas as formas. “É por isso que exibiremos o filme, porque ele retrata o período em que pessoas corajosas se insurgiram para defender os direitos que temos hoje. É nesse sentido que convidamos companheiros e companheiras que queiram reverenciar não só este companheiro, mas todos os anônimos, inclusive muitos metalúrgicos e metalúrgicas que lutaram pelo direto de estarmos aqui falando e escrevendo livremente, pela democracia plena que vai muito além de poder escolher um representante.”

Censura

O longa passou por duras provas para conseguir ser exibido no país. A data de estreia estava programada para o dia 20 de novembro de 2019, Dia da Consciência Negra. No momento, o Brasil atravessava o primeiro ano de mandato do governo Bolsonaro, defensor da ditadura.

Contudo, o filme chegou às salas apenas neste ano, após uma sequência de tentativas de boicotes e censura. A interferência de Bolsonaro na Agência Nacional do Cinema (Ancine) aconteceu sob ameaças de fechamento do órgão.

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO - DCM

Dia Nacional do Samba

 

Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro no Brasil.

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade em que o samba se torna ainda mais popular, virando o ritmo oficial da festa.

O samba é apreciado pelos brasileiros em todas as regiões do Brasil, porém, tradicionalmente, o ritmo se tornou “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia, principalmente.

Origem do Dia do Samba

De acordo com a lenda popular, o Dia do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música “Na Baixa do Sapateiro”, uma ode à Salvador, capital da Bahia.

Ary Barroso também é conhecido por ser o autor de uma das músicas brasileiras mais populares de sempre: “Aquarela do Brasil”, composta em 1939 e regravada por inúmeros artistas, inclusive Carmen Miranda, Elis Regina, Caetano Velono, Frank Sinatra, entre outros.

O vereador baiano Luís Monteiro da Costa foi quem instituiu a data, marcando o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, em 1940.

Desde então, o Dia do Samba é comemorado principalmente em Salvador e no Rio de Janeiro, onde organizam-se festas e shows em homenagem ao ritmo.

Atualmente, existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, o Samba enredo, o Samba pagode, o Samba carnavalesco, o Samba de gafieira e etc.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA