Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Lei Aldir Blanc - https://sigajandira.com/leialdirblanc

Deputado(a) Federal Jandira Feghali - Portal da Câmara dos Deputados
Imagem do Google - Deputada Federal - JANDIRA FEGHALI - PCdoB-RJ
O mandato da deputada federal e relatora da Lei Aldir Blanc, Jandira Feghali, acaba de lançar um guia* fácil com *todas as informações básicas* sobre o texto em vigor. Tudo de fácil acesso, resumido e didático. SEM ENROLAÇÃO. Como o recurso vai chegar na mão dos trabalhadores da Cultura, quanto será para Estados e os 5,5 mil municípios e muito mais!
🤳🏾 *ACESSE O GUIA!* https://sigajandira.com/leialdirblanc/
💥 *Divulgue para mais pessoas do setor!* 💥

Documentário Não Toque em Meu Companheiro estreia nas plataformas de streaming

Documentário Não Toque em Meu Companheiro
Filme da cineasta Maria Augusta Ramos em parceria com a Fenae trata de solidariedade entre empregados Caixa em protesto à demissão injusta de 110 trabalhadores em 1991.

O documentário "Não toque em Meu companheiro", da diretora Maria Augusta Ramos, fará sua estreia nas plataformas de streaming NetNow, Oi Play, FilmeFilme e Looke na próxima quarta-feira, 15 de julho. Coordenado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), o filme conta a história de solidariedade e de mobilização de trabalhadores da Caixa. A produção é da NOFOCO Filmes e licenciado pelo Canal Brasil.
A história dos 110 trabalhadores da Caixa demitidos injustamente após uma greve da categoria em 1991 é reconstruída no longa metragem com relatos de trabalhadores da época. A obra mostra como os empregados do banco se uniram para pagar o salário dos demitidos por mais de um ano e ainda lutaram pela readmissão de todos.
Para o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, o filme retrata cenas de esperança e solidariedade que reforçam o poder da união de trabalhadores. “Neste momento de crise em que trabalhadores estão sendo atacados é fundamental resgatar histórias como a que uniu os empregados da Caixa em 1991. O filme mostra que se nos unirmos, venceremos todos os obstáculos que virão pela frente, conseguiremos continuar a luta pela Caixa 100% pública”, comenta.
O filme proporcionou vários reencontros. Um dos personagens, Jair Pedro Ferreira, ex-presidente da Fenae e atual diretor de Formação da Entidade, reforçou a importância do resgate da história de luta por direitos dos trabalhadores. “Registrar e contar esses acontecimentos, rever as pessoas, ouvir sobre o que cada um viveu e reafirmar a rede de solidariedade entre trabalhadores de um mesmo banco, o único 100% público do país, são trechos importantes captados pelo documentário”, destaca.
"Não toque em Meu companheiro" traça ainda um paralelo entre o período Collor, com medidas severas de redução do Estado, e o atual governo, que inaugura um novo ciclo neoliberal no país. O documentário propõe também uma reflexão sobre as relações atuais no mundo do trabalho.
A cineasta Maria Augusta recorda que foi apresentada a essa história incrível de solidariedade dos trabalhadores da Caixa em 1991 por meio de Jair Pedro Ferreira da Fenae. "Acho que é fundamental contar essa história nesse momento pelo qual estamos passando no Brasil e no mundo, no tocante às relações de trabalho e nesse cenário de crescente redução de direitos”, avalia.
Confira o trailer:
A FENAE -- A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) reúne as 27 Associações estaduais (Apcefs) e atua coletivamente na defesa dos direitos dos trabalhadores, incentivando práticas sociais, esportivas e culturais há quase 50 anos. Com o objetivo de oferecer maior integração e unidade ao movimento associativo dos empregados da Caixa, Fenae atua na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.
CINEASTA MARIA RAMOS ー Diretora de cinema reconhecida internacionalmente, tem filmes premiados em diversos festivais. Como a obra “O Processo” (2018), que mostra os bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e estreou no Berlinale (Festival Internacional de Filmes de Berlim), onde foi ovacionado e com gritos de "Fora, Temer". O longa recebeu o Prêmio de Melhor Filme no festival suíço Visions du Reel, no DocumentaMadrid e no IndieLisboa.
Maria Ramos também foi premiada pelos filmes “Desi”(2000), "Justiça"(2004), “Juízo”(2007), “Morro dos Prazeres”(2013) e “Futuro Junho” (2015). Em 2014, recebeu a Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pelo conjunto da obra.
 Ficha Técnica: 
* Direção/Roteiro : Maria Augusta Ramos
* Diretor de Fotografia : Diogo Lajst e José Eduardo Eduardo Pereira
* Som : Fernando Akira, Lucas Maffini e Eder Boldieri                                
* Edição : Eva Randolph
* Edição de Som : Rodrigo Maia Sacic
* Mixagem : Gustavo Loureiro
* Direção de Produção e pesquisa: Zeca Ferreira
* Produtora : Maria Augusta Ramos
* Produção : NOFOCO Filmes
* Coprodução : FENAE

Brasil / 2020 / 74min. /2K
Fonte: BRASIL 247

Dia do Panificador

O Dia do Panificador é comemorado anualmente em 8 de julho.
Também conhecido como Dia do Padeiro, esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a produzir uma delícia popular milenar: o pão!
O panificador é o profissional que fabrica os pães, a partir das mais variadas receitas. A panificação é uma atividade bastante antiga, fazendo com que seja difícil precisar o ano ou local onde a produção de pães surgiu.
padeiro
Alguns historiadores acreditam que os primeiros pães foram feitos há mais de 12 mil anos na Mesopotâmia, na atual região do Iraque.
O pão é feito com os mais diversos grãos como trigo, centeio, milho, cevada, etc. Pode ou não levar fermento e sempre cai bem em qualquer refeição.
No Brasil, para ser um panificador, é preciso fazer um curso técnico de panificação e confeitaria e colocar a mão na massa.
Lenda do Dia do Panificador
O Dia do Panificador foi criado em homenagem à Santa Isabel de Portugal, conhecida popularmente como a “padroeira dos padeiros”.
De acordo com a lenda, durante o século XIV, Portugal enfrentava uma intensa crise e as pessoas passavam muita fome. Para ajudar os menos afortunados, a rainha de Portugal, Isabel de Aragão, distribuía anonimamente pães para os pobres.
Certo dia, quando a rainha se preparava para distribuir os pães, o rei D. Dinis I interceptou-a e exigiu que ela mostrasse o que escondia no seu avental.
A rainha respondeu que levava rosas, mas o rei não acreditou e pediu para que Isabel revelasse o conteúdo misterioso. Ao abrir o avental, várias rosas caíram ao chão e os súditos presentes (que iam receber os pães) começaram a gritar: “Milagre! Milagre”.
Homenagem ao Dia do Panificador
As suas mãos carregam o dom de moldar o sabor, o aroma e a textura de delicias milenares! Parabéns e Feliz Dia do Panificador!
A felicidade do meu café da manhã está em suas mãos! Feliz Dia do Panificador!.
Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Seleção busca revelar talentos de roteiristas estreantes no Brasil

Concurso da Organização dos Estados Ibero-americanos, em parceria com a Secretaria do Audiovisual, vai premiar obras inéditas e qualificar seus autores
Roteiristas estreantes de todo o país terão a chance de conquistar visibilidade e se qualificar para atuar no mercado audiovisual. A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) lançou nesta quarta-feira (01.07) o edital do Concurso Novos Roteiros Originais – Edição Brasil, que vai premiar um total de 45 histórias de filmes de longa e curta metragem e séries que ainda não tenham sido filmados ou exibidos profissionalmente. (Acesse aqui o edital)
A seleção, organizada em parceria junto à Secretaria do Audiovisual (SAv), órgão da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), é aberta a pessoas físicas maiores de 18 anos de idade. Os vencedores receberão uma ajuda financeira de até R$ 15 mil, conforme a categoria, de forma a proporcionar o aperfeiçoamento e a adaptação dos trabalhos com vistas à possível produção das obras.
“O objetivo é revelar novos talentos que nunca tiveram a chance de ver seu roteiro produzido e apresentado em festivais, além de fomentar o mercado audiovisual brasileiro com novas ideias, contribuindo para a democratização do setor”, explica o chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou. Os selecionados vão ser treinados por Script Doctors (profissionais que aperfeiçoam roteiros), além de participar de conferências com grandes roteiristas.
O ICAB promoverá, ainda, um encontro dos 45 vencedores junto aos principais players do mercado, como canais e plataformas de conteúdos em operação no Brasil, emissoras de televisão aberta e fechada, produtoras e distribuidoras, visando à aproximação dos novos roteiristas com o ramo audiovisual. As inscrições, totalmente gratuitas, seguem até 31 de agosto deste ano, e a escolha dos roteiros caberá a uma comissão formada por, no mínimo, dois especialistas.
Serão aceitos apenas roteiros em Língua Portuguesa, e a organização rejeitará trabalhos adaptados de outras fontes ou formatos, como livros, peças de teatro, músicas, novelas e histórias em quadrinhos, mesmo que autorizados pelo detentor dos direitos. Os resultados da seleção vão ser publicados nos sites do ICAB, da OEI e da SAv, e a entrega dos prêmios ocorrerá em solenidade a ser definida posteriormente. Mais informações no site do concurso (Acesse aqui).
APOIO – O concurso é financiado pela OEI, por meio do Programa de Fortalecimento do Processo de Divulgação e Internacionalização da Produção Audiovisual Brasileira na Ibero-América, criado em 2018 com o objetivo de lançar iniciativas inovadoras no setor. A entidade sustenta que o fomento à cultura, além de potencializar o diálogo e a convivência democrática, contribui para o desenvolvimento de arranjos econômicos criativos locais.
Edição: Rafael Brais
Fonte: Fonte: Portal BRASIL CULTURA