Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Pesquisa BN | Dossiê Cidade Marina – a miragem de Oscar Niemeyer para o sertão mineiro

 

O dossiê digital "Cidade Marina - A miragem de Oscar Niemeyer para o sertão mineiro" visa apresentar uma visita guiada a um dos projetos urbanísticos mais audaciosos elaborados por Oscar Niemeyer (1907-2012). Nascido de uma pesquisa elaborada pelo pesquisador-bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Fundação Biblioteca Nacional, Gabriel Oliveira, o trabalho trata de um projeto que ficou nas raias da utopia. Lançada oficialmente meses antes do início da construção de Brasília, em meados da década de 1950, a ideia de construção da cidade Marina visava estabelecer um conjunto urbano abrangente e sustentável a partir de uma colônia agropecuária localizada no noroeste de Minas Gerais, com o objetivo de fixar um centro integrado a um grande cinturão de produção agrícola para atender à capital federal e sua região de influência. Apesar de não ter saído do papel devido a disputas de terras e entraves políticos, o conceito de Marina acompanhava a pulsão criadora de Niemeyer e o paradigma de desenvolvimento que vigorava na época.

Leia o dossiê completo: http://bndigital.bn.gov.br/dossies/cidade-marina/


Fonte: https://www.gov.br

Propostas para coibir ataques em escolas e creches do país serão analisadas pelo Congresso Nacional

 Foto: Reprodução/internet

O Congresso Nacional deve analisar nos próximos meses projetos que têm o objetivo de coibir e prevenir ataques violentos em estabelecimentos de ensino do país.

Entre março e abril deste ano, pelo menos nove propostas foram apresentadas sobre o tema na Câmara dos Deputados. Outras medidas podem avançar no Senado.

Entre os projetos, estão iniciativas para instalação de detectores de metais, aumento de pena para homicídios em instituições de ensino e medidas de combate ao ódio nas redes sociais.

Em um intervalo de nove dias, o Brasil assistiu a dois atentados a unidades de ensino básico. No último dia 27 de março, a Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, foi alvo de um adolescente. A professora Elisabete Tenreiro foi morta, e outras quatro pessoas ficaram feridas.

Nesta quarta-feira (5), um homem invadiu uma creche particular em Blumenau (SC) e matou quatro crianças.

O governo federal anunciou, ainda na quarta, a criação de um grupo de trabalho interministerial para discutir a adoção de iniciativas para coibir ataques contra escolas. O coordenador será o ministro da Educação, Camilo Santana.

Parlamentares aliados ao governo e à oposição avaliaram ao g1 que o Congresso também pode tomar medidas para barrar o avanço desse tipo de crime.

Detectores de metais e batalhões especializados

Coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, popularmente conhecida como “bancada da bala”, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) defende o avanço de um projeto que obriga a instalação de aparelhos detectores de metais nas entradas de unidades de ensino do país. Além da proposta de Fraga, outras cinco com textos semelhantes foram apresentadas à Câmara.

Fonte: g1

Com POTIGUAR NOTÍCIAS

MEC autoriza novos cursos de medicina em regiões com falta de profissionais

 Foto: Reprodução/internet

Portaria do Ministério da Educação publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial da União autoriza a abertura de novas vagas de cursos de medicina em regiões do país onde faltam médicos. De acordo com o texto, a abertura de vagas de medicina deve ser feita por meio de chamamentos públicos que priorizem regiões com menor relação de vagas e médicos por habitante.

A publicação define ainda que esses chamamentos devem considerar a relevância e a necessidade social da oferta de cursos de medicina e a existência de equipamentos públicos adequados, suficientes e de qualidade.

Os chamamentos públicos relativos à estrutura de serviços conexos à saúde e à formação médica deverão considerar os seguintes critérios:

- integração ao sistema de saúde regional por meio do estabelecimento de parcerias entre a instituição proponente e unidades hospitalares que possibilitem campo de prática durante a formação médica;

- vagas a serem preenchidas com base em objetivos de inclusão social;

- integração a unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS);

- oferta de formação médica especializada em residência médica.

Em ambas as modalidades, os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de medicina deverão utilizar instrumentos de avaliação definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“O fluxo, os procedimentos, o padrão decisório e o calendário para protocolo dos pedidos de aumento de vagas dos cursos de medicina ofertados por instituições vinculadas ao sistema federal de educação superior serão estabelecidos por meio de ato Ministério da Educação, ouvida a Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde, de que trata o Decreto nº 11.440, de 2023, no prazo de 120 dias, a partir da publicação desta portaria”.

Proibição

A abertura de vagas de medicina no Brasil estava proibida desde abril de 2018, quando uma portaria do Ministério da Educação com validade de cinco anos foi publicada como forma de controlar a qualidade dos novos cursos no país.

A suspensão da medida foi antecipada na quarta-feira (5) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que afirmou que a proibição teve efeito contrário ao pretendido, já que acabou sendo superada por meio e decisões judiciais.

“Houve uma portaria de moratória, em 2018, com o objetivo de suspender a ampliação de vagas e cursos de medicina no Brasil. O que aconteceu de 2018 pra cá? Foi o período que mais se criou vaga de medicina no Brasil. Saímos praticamente de 109 mil vagas das [faculdades] privadas para 158 mil. Foi um aumento de quase 50 mil vagas. E temos 225 processos judiciais para serem definidos”.

Fonte: Agência Brasil

“SAMBA DE PARTIDO ALTO – Criando versos de improviso no Samba” com o partideiro, sambista, compositor e pesquisador LEO FÉ

Evento presencial em Conservatório de MPB, Curitiba – PR

Apresentação:

Leo Fé, atual campeão nacional do Festival de Samba de Partido Alto, pretende proporcionar aos participantes o fundamento, a vivência e prática de se criar versos de improviso dentro das modalidades da cultura do Samba de Partido Alto.

Conteúdos programáticos da atividade:

– Introdução à história e à cultura do Samba de Partido Alto: origem, conceito, modalidades, variações e linguagem

– Repertório e personalidades do Partido Alto

– Fundamentos práticos de uma roda de samba de partido alto

– Atividades práticas para criar versos de improviso no samba

Conheça o trabalho de Leo Fé através do Instagram: @leofepartideiro

Carga horária: 3h horas/atividade

Dia e horário da atividade: 13 de maio de 2023 – sábado – das 09h30 às 12h30

Local:  Conservatório de MPB de Curitiba – Auditório Nhô Belarmino

Material didático: caneta e caderno para anotações

Nº de vagas oferecidas – mínimo de 15 alunos, máximo 30 alunos

Público-alvo: músicos, estudantes de música, interessados em cultura popular brasileira, principalmente o samba.

Pré-requisitos: nenhum

Valor: R$ 40,00

Inscrições: aqui mesmo na plataforma Sympla

Período das inscrições: até 11 de maio

Endereço: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba -PR – Fone: 3321-3208

Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – fones 3321-3318/ 99183-9383

LEO FÉ

Sambista, partideiro, compositor, músico e pesquisador, Leo Fé é um grande defensor da cultura popular da cidade de Curitiba, sendo um dos fundadores do Samba do Compositor Paranaense e do bloco de samba Boca Negra. Como compositor é um dos mais atuantes da cidade tendo suas músicas executadas e gravadas por um grande número de artistas locais como Grupo Combinado Silva Só, Grupo Serenô, Grupo Caxangá, Grupo Braseiro, Samba de Saia, Samba de Santa Bárbara, Cida Airam, Janine Mathias, Orquestra de Gafieira Sapato Furado, Daniel Monteles, Rubia Divino, Jay Ferreira, Bloco Afro Pretinhosidade, Tambores do Paraná, entre outros. Filho de pai sambista, cresceu aprendendo com grandes bambas curitibanos como Maé da Cuíca, afilhado no samba de Gogó de Ouro, Nego Celso, Pelé do Pandeiro, Mãe Orminda, Ciro Morais, entre outros. Coordenador do documentário “A Hora do Samba” sobre o Samba do Compositor Paranaense em 2018. No disco em homenagem ao Maé da Cuíca intitulado “O Bamba da Vila”, gravado em 2013, fez parte da equipe de gravação como co-produtor, músico e cantor. Foi um dos entrevistados do livro “Vidas que falam: ancestralidade africana na diáspora paranaense” de Ana Vanali, Ivo Queiroz, Mônica Helena lançado pela UFPR em 2018.  Fez parte do corpo de jurados no 1º Festival Circuito Rio de Rodas de Samba (Concurso Nacional de Samba on line) em homenagem ao sambista Nelson Sargento em 2020.  Vencedor do 2º Festival Nacional de Samba de Partido Alto realizado pelo Museu do Samba na Mangueira – Rio de Janeiro. Atuou como comentarista do desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Curitiba 2023 pelo programa do Youtube “O Ritmo”.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Nordeste tem previsão de chuvas intensas neste feriado prolongado, alerta Inmet

 Foto: Reprodução/internet

 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas volumosas em grande parte do litoral leste do Nordeste. 

O fluxo do vento, especialmente em baixos níveis da atmosfera, com a presença de instabilidades vindas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, vai contribuir para manter o tempo instável e chuvoso no leste da região.

O padrão atmosférico descrito acima também vai favorecer a continuidade de pancadas de chuva no interior do Nordeste, principalmente, a partir do próximo sábado (8). Áreas do centro-norte do Maranhão; norte do Piauí; litoral, sertão central e sul do Ceará, e alto sertão da Paraíba devem ser afetadas. 

Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que, a partir da madrugada desta quarta, aglomerados de nuvens deverão chegar ao setor leste, provocando pancadas de chuva e possibilidade de rajadas de vento, principalmente, do Rio Grande do Norte ao estado de Alagoas.

Já nos litorais de Sergipe e Bahia, as chuvas também deverão ser mais volumosas, neste caso, devido à presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) em altos níveis da atmosfera. 

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos e das análises realizadas pelos meteorologistas, é necessário acompanhar as atualizações da previsão do tempo, assim como os avisos meteorológicos especiais nos próximos dias.

Tempo no RN 

Já o site de previsões meteorológicas Climatempo, informa que Natal terá sol com muitas nuvens e períodos de nublado com chuva a qualquer hora. A temperatura mínima será de 24ºC e máxima de 29ºC.
 
Em Mossoró, na região Oeste, a previsão também é de chuvas, principalmente nos períodos de tarde e noite. A temperatura vai variar entre 24ºC e 33ºC. Já em Caicó, a temperatura vai chegar aos 32ºC, também com a previsão de chuvas, principalmente, no período da noite.
 
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 17 deles, principalmente no Oeste e Costa Branca, terão chuvas ainda mais intensas. O Inmet alertou que as precipitações podem acumular entre 30 e 60 mm/h ou chegar aos 100 mm/dia, além de haver a previsão de ventos intensos (60-100 km/h). As cidades sob o alerta laranja são Açu, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
 
No restante do estado, o alerta é amarelo, mas também com previsão de chuvas de até 50mm por dia e ventos que podem chegar a 60km/h.
 

Fonte: Inmet e Tribuna do Norte

Com POTIGUAR NOTÍCAS