Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Movimentos culturais da América Latina aprovam moção de apoio a Lula

O documento, lançado durante Congresso no Peru, destaca a importância do governo Lula para o setor da cultura e seu intercâmbio com os países vizinhos; confira.

Representantes da cultura de 21 países da América Latina reunidos durante o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que acontece de 8 a 16 de outubro, no Peru, aprovaram em plenária geral, uma moção de apoio ao ex-presidente Lula (PT) e em defesa da democracia. O documento cita a necessidade da eleição da chapa da Coligação Brasil da Esperança, diante das ameaças à democracia e em defesa da valorização do setor cultural.

Alexandre Santini, secretário de Cultura de Niterói (RJ) e representante do Brasil, afirmou que “é fundamental, um reconhecimento à importância que as políticas culturais do governo Lula, no caso do Cultura Viva e dos Pontos de Cultura”.

O gestor cultural também explicou que a moção foi proposta pela delegação brasileira. “Estamos aqui no Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, no Peru, com uma delegação de 17 pessoas do Brasil e 21 países representados. A delegação brasileira se reuniu e propôs a moção de apoio, que foi aprovada por aclamação na Assembleia Geral do Congresso. Foi um momento muito bonito, muito emocionante, porque a gente recebeu o apoio e a solidariedade de todos os presentes”, disse.

A moção de apoio a Lula também foi celebrada por Maria Eugênia Garcia, representante da delegação cubana e uma das lideranças do Movimento Cultura Viva Comunitária. “Estamos muito satisfeitos com o apoio a Lula, que é uma das figuras mais importantes do mundo”, disse. “Sendo presidente do Brasil, fortalecerá a América Latina e a cultura desse país irmão.”, fortaleceu.

Leia abaixo a íntegra da carta:

O movimento continental de Cultura Viva Comunitária, em encontro realizado do dia 8 a 16 de outubro de 2022, no 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária no Peru, se dirige ao povo brasileiro, que vive um dos momentos mais graves de sua história, sob o comando de um governo de extrema direita, que ameaça os direitos humanos (civis, políticos, culturais e ambientais), a natureza e até mesmo a vida.

Neste momento está em jogo toda a construção democrática do país, desde o fim da ditadura militar, até as garantias fundamentais da Constituição de 88.

1. Considerando que essas ameaças à democracia no Brasil têm consequências imediatas para todos os países do continente;

2. Considerando que a construção dos Pontos de Cultura no Brasil nos governos de Lula foram referências e inspiração para a construção de políticas de base comunitária e em diversos países da América Latina;

3. Considerando que é necessário expressar o apoio e solidariedade latino-americana do movimento de Cultura Viva Comunitária ao povo do Brasil neste momento chave de decisão de rumo e perspectiva histórica.

As e os congressistas aqui presentes, de delegações de 21 países, afirmam seu apoio à eleição de Luiz Inácio LULA da Silva à Presidência do Brasil, como parte de um caminho de reencontro do povo brasileiro consigo mesmo, com sua tradição democrática e um horizonte de construção de um país mais solidário, socialmente justo, com respeito à cultura, à natureza e à dignidade de nossos povos.

Vamos Brasil! Sem medo de ser feliz! Lula presidente!

Em San Juan de Lurigancho, 10 de outubro de 2022

Assembleia Geral do V Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária

Fonte:  Portal BRASIL CULTURA

Balé Teatro Guaíra encerra Festival de Dança de Londrina com “V.I.C.A.” e “Tempestade”

 

Essa é a primeira edição presencial do festival depois da pandemia. O evento completa, em 2022, 20 anos de realização.

Dois dos grandes sucessos do Balé Teatro Guaíra (BTG) serão apresentadas no encerramento do tradicional Festival de Dança de Londrina neste domingo, 16 de outubro. “Tempestade”, de Mário Nascimento e composição musical de Fábio Cardia, e “V.I.C.A.”, com coreografia de Liliane de Grammont e composição musical de Ed Cortes, estarão nos palcos do Teatro Ouro Verde. Essa é a primeira edição presencial do festival depois da pandemia. O evento completa, em 2022, 20 anos de realização.

A montagem “Tempestade” é a estreia da temporada e tem coreografia de Mário Nascimento. O trabalho inédito baseia-se nas características de uma tempestade – intensidade, instabilidade, extremos – e as transforma em movimentos contemporâneos no palco. Além disso, o espetáculo também tem como diferencial uma trilha sonora original criada por Fábio Cardia, parceiro de longa data de Nascimento e criador de obras para o cinema, teatro, televisão e dança.

“V.I.C.A”, por sua vez, estreou em 2021 e foi o primeiro trabalho presencial do BTG após as restrições causadas pela Covid-19. O acrônimo significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, características já parte do mundo pós-moderno, mas exacerbadas com a pandemia. No palco, os bailarinos apresentam uma coreografia contemporânea que traz elementos do erudito ao funk, explorando a relação e o toque entre os bailarinos – algo que havia ficado “suspenso” em função das relações virtuais impostas pelo coronavírus.

Os trabalhos contemporâneos foram desenvolvidos por dois importantes coreógrafos da atualidade. Liliane de Grammont foi bailarina do Theatro Municipal de São Paulo, tem formação pela Juilliard School, em Nova York, e criou o espetáculo “Casa de Vidro”, lançado em 2020 durante a pandemia, para discutir o fim da violência contra a mulher. Já Mário Nascimento é diretor do Corpo de Dança do Amazonas e já trabalhou com as principais companhias de dança do Brasil, como Cisne Negro e Balé da Cidade.

Serviço:

Balé Teatro Guaíra apresenta “V.I.C.A.” e “Tempestade”

Dia: 16 de outubro, domingo

Horário: 20 horas

Local: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85) – Londrina

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: Livre

Ingressos no Sympla

FONTE: Portal BRASIL CULTURA