Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Entenda por que a meia-entrada é um direito importante, não só para o cinema

O Ministério da Economia do governo Bolsonaro se manifestou pela extinção da meia-entrada nos cinemas, dá para acreditar? O direito que é uma conquista não só para estudantes, mas para outros grupos vulneráveis da sociedade, agora está ameaçado. Só que sua importância vai muito além de pagar menos no ingresso.

A Lei da meia-entrada (12.933/2013) garante o direito para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos. A estimativa da Ancine é que 96,6 milhões de brasileiros se enquadrem nos termos da legislação federal – quase metade da população segundo o IBGE, de 211 milhões de habitantes. 

Há ainda as leis estaduais e municipais que estendem o direito para outros grupos como no estado de São Paulo, onde professores também podem usar a meia-entrada. Lembrando que dados de 2016, mostram que 46% da população ainda não tem acesso ao cinema.

Ou seja, esse é um mecanismo social importante para o acesso à cultura que agora está na mira de Paulo Guedes e Bolsonaro. Lembrando que as entidades estudantis estiveram na defesa pela aprovação da lei, justamente pela ausência de políticas que permitam a inclusão da juventude, sobretudo de baixa renda, nesses espaços.

Por que a meia-entrada é importante?

O direito ao meio pagamento do ingresso é garantido não somente no cinema, mas em teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.

A meia-entrada tem uma importância social enorme, já que é a responsável por permitir que milhares de jovens possam complementar sua formação para além da sala de aula. Sem a lei e esse direito, os valores dos ingressos poderiam impedir que estudantes mais pobres pudessem frequentar espaços essenciais para seu desenvolvimento.

A concessão da meia entrada fica assegurada para 40% do total de ingressos dos eventos, permitindo que os produtores culturais tenham um melhor planejamento dos eventos, mantendo a arrecadação prevista mesmo cobrando mais barato dos estudantes e outro grupos contemplados pela lei.

Defender a meia-entrada é defender o acesso da juventude à cultura. Apoie a defesa desse direito nas redes sociais e acompanhe nossa luta.

Fonte: UBES

Na GloboPlay, Caetano Veloso critica governo Bolsonaro e web aplaude

Caetano Veloso

Caetano Veloso (Foto: Reprodução/GloboPlay)

“O Brasil não tem ministro da saúde, e tem um ministro do meio ambiente que não está preocupado com o meio ambiente", disse o cantor em live na GloboPlay

247 - Em live transmitida pela GloboPlay nesta sexta-feira (7), o cantor Caetano Veloso criticou o governo Jair Bolsonaro pelo caos que se instaurou no País com a pandemia de coronavírus. Na internet, o público aplaudiu a manifestação do artista.

Caetano destacou que o Brasil passa pela pandemia sem um ministro da Saúde e apontou o descaso do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, com sua própria pasta. 

“O Brasil não tem ministro da saúde, e tem um ministro do meio ambiente que não está preocupado com o meio ambiente. É uma situação muito grave que estamos enfrentando”, disse Caetano Veloso.

Fonte: Brasil 247

Morre Chica Xavier, atriz de ‘Sinhá Moça’ e ‘Renascer’.

A atriz Chica Xavier, que ficou conhecida por papéis em novelas como “Sinhá Moça” e “Renascer”, morreu na madrugada de sábado (08) aos 88 anos. Ela estava internada no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer no pulmão. A notícia foi confirmada ao UOL pela comunicação da Rede Globo. Ela deixa o marido, o ator Clementino Kelé, com quem é casada desde 1956, três filhos (Christina, Izabela e Clementino Junior) e três netos (Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan).

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Adaptada pelo Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, em 10/08/2020.

História do Dia dos Pais

Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.

No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças?

  • Origem da comemoração nos Estados Unidos

O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart.

Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

  • Origem da comemoração no Brasil

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

  • O caso particular de outros países

Há o caso de outros países nos quais o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. É caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria.

Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.
Por Me. Cláudio Fernandes.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA