Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Dia do Patrimônio Histórico 17 de agosto

 

A data passou a ser celebrada em 1998, quando faria 100 anos o historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), fundador do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937.

É patrimônio cultural e ambiental o conjunto de elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e científicos para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e os referenciais do modo de vida e identidade social.

Ações sistemáticas a fim de preservar o patrimônio histórico tiveram início no século XIX e ganharam força após as guerras mundiais, diante da necessidade de se restaurar os monumentos destruídos nos confrontos.

Atualmente, há diretrizes para a conservação, manutenção e restauro do patrimônio histórico mundial, expressas nas Cartas Patrimoniais – coleção dos principais documentos e recomendações de encontros ocorridos em diversas partes do mundo, desde 1931.

Fonte: Iphan

Com: brasilcultura.com.br

No RN, eleição para deputado federal é a mais concorrida: 23 candidatos por vaga

 Foto: Reprodução.

A corrida para outubro começou e o eleitor potiguar já tem possibilidade de conhecer todas as suas opções de voto, disponíveis no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE.  No total, o eleitor do Rio Grande do Norte vai escolher entre 517 candidatos para os cargos de governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual. No total, 31 tentam a reeleição para o mesmo cargo. A eleição mais concorrida é a que vai escolher os oito representantes do RN na Câmara Federal: 23 por vaga. 


Para o governo do Rio Grande do Norte, são nove candidatos, um recorde. Fátima Bezerra é candidata à reeleição.
 
Já para a Assembleia Legislativa, são 314 para 24 vagas: 13,08 por cadeira. Entre os candidatos, 23 estão na disputa de reeleição. O único que não tentará a renovação de mandato é Kelps que, de licença na ALRN, concorre a Deputado Federal.
 
Estão na disputa pelas oito vagas na Câmara Federal 184 candidatos. Isso representa 23 por vaga, sendo a mais concorrida nesse cenário. Destes, 6 tentam a reeleição. Da atual bancada, Walter Alves, candidato vice de Fátima Bezerra, e Rafael Mota, candidato ao Senado, não tentarão um novo mandato na Câmara.
 
Já no Senado, a disputa é apenas por uma vaga para ocupar o cargo por 8 anos, com 10 candidatos, média de 1,25 por vaga. Em 2022, o Senado renovará apenas 1/3 de suas cadeiras.
 
Resumo de Cargos:
9 para Governador
9 para Vice-governador
10 para Senador - (10 para 1º Suplente e 10 para 2º Suplente)
184 para Deputado Federal
314 para Deputado Estadual

Por: Jessyanne Bezerra (estagiária sob supervisão de Renato Moraes)

Fonte: Potiguar Notícias