Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 4 de outubro de 2020

Papa Francisco cita Vinícius de Moraes em encíclica com críticas ao neoliberalismo - Por REVISTA FÓRUM

Foto: Vatican Media

O Papa Francisco, que é argentino, citou o poeta brasileiro Vinícius de Moraes, neste domingo (4), em encíclica sobre a fraternidade.

Em um momento do texto, ao falar de como diferentes culturas devem conviver, Francisco fez referência à canção Samba da Bênção: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”.

O Papa falava sobre incentivar a cultura do encontro, em que todos podem aprender algo e na qual ninguém é inútil. “Isto implica incluir as periferias. Quem vive nelas tem outro ponto de vista, vê aspetos da realidade que não se descobrem a partir dos centros de poder onde se tomam as decisões mais determinantes.”

A encíclica Todos Irmãos, cujo nome foi tirado de um texto de São Francisco de Assis escrito no século 13, dizia que a pandemia de Covid-19 é a última crise a provar que as forças de mercado sozinhas não produziram os benefícios sociais que seus proponentes prometeram.

Nela, o Papa falou sobre assuntos como imigração, a distância entre ricos e pobres, injustiças econômicas e sociais, desequilíbrios na atenção à saúde e o aumento da polarização política em muitos países.

Na encíclica, o Papa fez duras críticas ao neoliberalismo: “O mercado, por si só, não resolve tudo, embora às vezes nos queiram fazer crer neste dogma de fé neoliberal. Trata-se dum pensamento pobre, repetitivo, que propõe sempre as mesmas receitas perante qualquer desafio que surja”.

Fonte: Revista Fórum

‘O impasse da civilização’: Boaventura de Sousa Santos e José Geraldo de Sousa Junior falam à TV 247 neste domingo - POR BRASIL 247

Boaventura de Souza Santos e José Geraldo de Souza Junior (Foto: Divulgação)

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos e o jurista José Geraldo de Sousa Junior estarão na TV 247 neste domingo, 4, às 12h, numa entrevista ao vivo com o jornalista Gustavo Conde. O tema será o ‘impasse da civilização’, as dores do tempo presente subscritas na pandemia, na intolerância e na ascensão da extrema-direita.

247 - A TV 247 entrevista, neste domingo, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e o jurista José Geraldo de Sousa Junior. Aos dois pensadores serão apresentadas as dores presentes do mundo: pandemia, questões correlatas no campo jurídico e sociológico e respectivos desdobramentos na esfera da ética, do neoliberalismo e do socialismo.

Segundo o jornalista Gustavo Conde, que mediará o debate, “o mundo chegou a um impasse: o (falso) dilema entre garantir a vida,a dignidade e os direitos humanos de todos os cidadãos e a corrida desenfreada pelo lucro e pelas formas de dominação clássicas subscritas nas práticas capitalistas. O dilema é falso porque não poderíamos ter dúvidas com relação a esta questão. Ocorre que os modos clássicos de produção de sentido via linguagem humana estão em crise neste momento histórico - para não dizer, em colapso.”

O também linguista destaca: “as formas de controle do sentido se intensificaram com o advento das redes sociais e do imaginário digital, o que estabelece uma nova rodada de desafios técnicos do ponto de vista do combate político-filosófico.” 

E complementa: “essas e outras angústias serão propostas em uma conversa a três regada a afeto e companheirismo - valores um tanto desprezados pelas práticas jornalísticas de turno - e também subscrita na felicidade ver dois grandes pensadores do presente que são amigos pessoais e traçaram uma história intelectual juntos, em permanente ‘interlocução filosófica’.”

Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça.

De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

José Geraldo de Sousa Junior é professor titular da Universidade de Brasília, onde foi reitor de 2008 a 2012. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1973), mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (1981) e doutorado em Direito (Direito, Estado e Constituição) pela Faculdade de Direito da UnB (2008). 

Atua na Faculdade de Direito (graduação e pós-graduação) e no CEAM- Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. Ensina, faz extensão e pesquisa na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito. É coordenador do projeto “O Direito Achado na Rua”, concepção teórica, desenvolvida a partir das ideias de Roberto Lyra Filho, que tem por objetivo pensar o Direito derivado da ação dos movimentos sociais a partir de uma perspectiva que o entende como uma “legítima organização social da liberdade". 

Fonte: BRASIL 247

Acervo do Poeta e Diplomata Vinicius de Moraes será digitalizado

A Fundação Casa de Rui Barbosa formalizou parceria com a VM Cultural com a finalidade de digitalização de todo acervo de titularidade do Poeta e Diplomata Vinicius de Moraes.

O trabalho será realizado sem custos ao erário público e deve ter a duração aproximada de 12 meses até sua conclusão.

Ao todo serão digitalizados mais de 10 mil documentos pertencentes ao acervo.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

AMIGOS DA CASA DE CULTURA DE NOVA CRUZ/RN PARTICIPAM DE MUTIRÃO EM PROL DA MESMA! CONFIRAM MATÉRIA COMPLETA!

 
Foto memorável desde já!
Quem AMA CUIDA!
Faxina nas alas de ensaios e apresentações culturais
Banheiros feminino e masculino limpos e higienizado
Hora da faxina!
Colocando lâmpadas LED doadas pelos amantes da Cultura (Rede Mais, Supermercado Catolé e GilRaf Material de Construção
Quem ama CUIDA ao olhar da criança que estava o tempo todo "supervisionando!"
"A LUZ DA ESPERANÇA CULTURAL!"
Após o mutirão, Eduardo checa tudo!
Eduardo Vasconcelos registrando tudo!
Banheiros (F/M) limpos!
1º ANDAR nos conformes!
Hoje (4/10), fizemos um "rápido" mutirão em prol da Casa de Cultura "Lauro Arruda Câmara" - Nova Cruz/RN com a presença dos membros do Grupo de Capoeira CORDÃO DE OURO - Nova Cruz, sob a coordenação do professor, DERLEI.

Logo no inicio, Eduardo Vasconcelos falou das normas para iniciar o mutirão, seguindo as orientações da OMS, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual de Educação e da Fundação José Augusto, ou seja: Uso de mascara, álcool gel e álcool 70, além da distância.

Mas antes o presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN e Agente de Cultura, Eduardo Vasconcelos manteve contatos com representantes de supermercados, REDE MAIS E CATOLÉ, além de GilRafa Material de Construções , conseguiu a doação de 14 (catorze) lâmpadas LDs, além do apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, através de seu secretário, José RONALDO Primo (Ronaldo Glaydson), que nos repassou material de higiene, para que hoje fosse concretizado este mutirão solidário!

Antes do mutirão, Eduardo Vasconcelos reuniu-se rapidamente com o grupo, agradecendo a vinda do grupo e aproveitou para falar sobre a IV Noite das homenagens, que o CPC/RN, que ocorrerá dia 30 de dezembro, o qual fará 11 ANOS, de LUTAS, CONQUISTAS e RECONHECIMENTO pela SOCIEDADE POTIGUAR!

No final, Eduardo Vasconcelos voltou a agradecer a todos e em seguida ofereceu um lanche aos presentes.