Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 10 de maio de 2020

Homenagem para mãe guerreira - "Minha Mãe MARGARIDA, MARIA e NIZIA BARBOSA!" -


 EU E MAMI - MARGARIDA
Eu e minha amada, NIZIA BARBOSA

Seu corpo é armadura,
seu amor a arma mais poderosa
e a sua vitória conseguida através
da felicidade dos seus filhos,
da harmonia e paz da sua família.

Você é mulher, é mãe, é guerreira!
Você carrega no peito um coração
onde cabe um mundo de lutas,
de amor sem limites,
de vitórias sem troféus.

Feliz dia das Mães!
A você que é mãe e guerreira,
que luta, sofre e festeja na quietude
do silêncio, esta homenagem sentida.


"Hoje (10) como todos os dias é DIA DAS MÃES! Mas hoje tem um significado especial de acordo com os meus sentimentos mais aguçados!

Estou super feliz pelo fato de 03 grandes mães do meu lado e sempre no pensamento, são elas: Margarida Félix de Vasconcelos (Minha linda mãe), Nizia Maria Barbosa (Minha esposa e linda mãe de meus filhos, HEITOR e HELOIZA) e mais uma guerreira, Maria Alexandre Barbosa (minha sogra), 03 GRANDES MULHERES, GUERREIRAS E DETERMINADAS!

Portanto para mim todo DIA É SIM, DIA DAS MÃES!

Que DEUS as iluminem SEMPRE!

A elas tenho gratidão, amor e felicidade por te-las ao meu lado e no meu constante pesamento. 

Uma singela homenagem as minhas três MARGARIDAS!

Eduardo Vasconcelos
Filho, Esposo e Genro

Chico César clama por humanidade mais liberta

Cantor e compositor, CHICO CESAR
O Brasil é (e sempre foi) uma pandemia para negros, índios, pobres em geral e seus descendentes. Temos de reinventar o Brasil. De refundá-lo”… Chico César é direto, sem meias palavras quando fala da situação dos excluídos. O cantor e compositor, autor de raridades poéticas como as canções.  À primeira vista e Mama África, em entrevista exclusiva ao Correio, não acredita em grandes mudanças nas relações sociais depois que o fantasma da Covid-19 se afastar no horizonte. Pede mudanças estruturantes na política cultural e critica os efeitos do capitalismo sobre o homem moderno. “O resultado é uma distopia profunda, pois um grande número de pessoas vai buscar respostas na negação da política e no fundamentalismo religioso”, acrescenta.

Por que arte e cultura perderam espaço no mundo contemporâneo para a ignorância e o ódio?
Não concordo que arte e cultura tenham perdido espaço. Tenho até a impressão de que nunca se consumiu tantos produtos culturais e que isso tem crescido com uma imensa oferta, através da rede mundial de computadores. Acho que a educação e a comunicação têm falhado na missão de preparar o ser humano e a sociedade para as complexidades contemporâneas. A política também não tem trazido boas respostas. O resultado é uma distopia profunda, pois um grande número de pessoas vai buscar respostas na negação da política e no fundamentalismo religioso. Falta à social-democracia uma resposta contundente dos valores democráticos em si e do reconhecimento de que o capitalismo ou tem a injustiça social em seu próprio DNA ou deu errado em todos os lugares do mundo.
A tecnologia revelou o lado ruim do homem? Ou ela contribuiu para que se formassem pessoas egoístas?
A tecnologia é fruto das relações humanas, da busca do homem pelo conhecimento. O que contribui para a formação de pessoas egoístas é o capitalismo.
Em meio a essa infodemia (turbilhão de notícias falsas, que disseminam ódio) há redes de afeto e solidariedade, muitas usam a música como ferramenta de mudança. É esse o caminho?
O caminho é a Justiça e o Legislativo enquadrarem todos os criminosos que estão instrumentalizando o Executivo na defesa do interesse escuso de milícias e do imperialismo americano, claramente em queda.
Como você vislumbra o Brasil e o mundo depois da pandemia? Sairemos melhores dessa?
Será o Brasil de sempre: injusto, desde o nascedouro com direito a pequenas alegrias. Um carnavalzinho aqui, uma parada gay acolá. Na essência não muda. O Brasil é (e sempre foi) uma pandemia para negros, índios, pobres em geral e seus descendentes. Temos de reinventar o Brasil. De refundá-lo.
A cultura popular, como o festejo de São João, sofreu um baque. Artistas não conseguem garantir o ganha-pão, isolados e passando por momentos difíceis. O que fazer? Como o Estado e as pessoas podem contribuir para atenuar tanta dificuldade?
Não acho que a festa de São João ainda seja cultura popular. Faz tempo que não é. É um grande negócio. Outro. Talvez seja num lugar ou noutro. Os grandes negociantes e manipuladores dessa privatização da coisa pública sempre darão um jeito de ganhar seu dinheirinho para depois passear na Disney. Fundo Nacional de Cultura com Sistema Nacional de Cultura, com pacto federativo, que é bom ninguém quer pensar. Esse Estado? Não acredito em nada dele. A sociedade pode e está fazendo. Solidária agora. Quem sabe, depois cada um poderá voltar a correr atrás do seu…
Na canção Se essa praga morresse, você pergunta: “Será que o ser que do escuro sairá / É ciência ou religião?” Eu te pergunto: será luz ou escuridão?
O conflito antigo entre os dois, o lusco-fusco de sempre.
E seus projetos musicais? Como você está? Acha que o ócio é criativo ou prejudicial? Como você se conforta?
Eu crio sempre. Nunca tive ócio. Trabalho desde os 8 anos de idade e minha mente não para. As vicissitudes sempre foram alimento pra mim. Mas também sei viver sem elas. Acabando a pandemia retomo à estrada com o show O amor é um ato revolucionário e também começo a turnê de meu duo com Geraldo Azevedo.
Catolé do Rocha, onde você nasceu e tive a alegria de conhecer, é uma cidade no interior da Paraíba igual a milhares no Brasil, sem infraestrutura adequada para combater a covid-19. Num país em que o governante considera a tragédia do século uma gripezinha, como enfrentar tanta dor?
Desobedecer as orientações do governo federal é fundamental para buscar salvação. É preciso ouvir as autoridades mundiais na área de saúde e a orientação lúcida de alguns governadores e prefeitos: fiquemos em casa.
Você, que trabalhou como secretário de Cultura do estado, como fazer com que o poder público, eleito pelo voto popular (parlamentares e governador), entenda a importância da cultura e da arte no cotidiano das pessoas, no combate ao medo e à ignorância?
É necessário criar sistemas de cultura, que não possam ser mudados de acordo com a vontade do mandatário de plantão. Precisamos de políticas estruturantes. Isso agora me parece impossível.
FONTE: Portal BRASIL CULTURA

Nota de pesar a Abraham Palatnik - FJA/RN

Mostra sobre arte cinética de Abraham Palatnik entra em cartaz
Arte de Abraham Palatnik - Google (Fundação Iberê Camargo)
Fundação Iberê Camargo apresenta retrospectiva de Abraham Palatnik ...
Calamidade financeira atingiu área cultural “no coração”, afirma ...
Crispiniano Neto, poeta e atual presidente da Fundação José Augusto - FJA

A Fundação José Augusto expressa profundo pesar pela morte neste sábado (9), do artista plástico Abraham Palatnik, aos 92 anos, vítima da Covid 19.

Nascido em Natal em 1928 ,Palatnik foi um dos pioneiros a trabalhar com a arte cinética, vertente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças, o nome de Palatnik é reconhecido mundialmente. Tem obras expostas em instituições internacionais, como o Museum of Fine Arts, em Houston, e o MoMA, em Nova York. Palatnik é considerado internacionalmente um dos pioneiros da arte cinética.


O Rio Grande do Norte perde um artista de expressão mundial.

Fonte: FJA - (Crispiniano Neto)