Postagem em destaque

IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL NO COMBATE À COVID-19

O que é isolamento social Nos últimos meses, o isolamento social ganhou uma importância inédita, devido ao combate à COVID-19. O termo ...

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Festa de Iemanjá da Praia das Pedrinhas terá o apoio da Secretaria de Estado de Cultura

download
Rio de Janeiro – Liderança religiosa da região Leste Fluminense, Mãe Marcia de Oxum esteve no gabinete do Secretário de Estado de Cultura interino Leandro Monteiro, para apresentar a ele o projeto da Festa de Iemanjá de 2018, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, dia 4 de fevereiro.
Evento que acontece há sete anos, a homenagem ao orixá considerado rainha do mar se destaca não só pela beleza da festa religiosa em si, mas também pela sua preocupação ecológica e com a manutenção da praia limpa. As oferendas são feitas em papel, tecido e material orgânico: os barquinhos são de papel e goma; os apetrechos, de papel e tecido; as vasilhas, de papel; e a ornamentação é feita com conchas, de modo a facilitar a decomposição na natureza.
A ialorixá Mãe Marcia preside o Ebge Ile Iya Omidaye Ase Obalayo, em São Gonçalo, onde o projeto Matrizes que Fazem se desenvolve por meio de ações de preservação da ancestralidade africana. No local está instalada uma biblioteca de 1.200 livros de temas afrobrasileiros e funcionam oficinas de canto, dança afro, contação de histórias, teatro, aulas de percussão e capoeira.
Em sua 8ª edição, o Presente de Iemanjá em São Gonçalo Ecologicamente Correto irá contar, em 2018, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura.
Fonte: Brasil Cultura